Acessórios

Como escolher os acessórios para noivas?

O universo dos acessórios para noivas é vasto! Descubra como não se perder.

Como já deve saber, o vestido de noiva é a grande estrela de qualquer casamento.

Contudo, essa peça não é capaz de brilhar apenas por si mesma! Ela faz parte de um conjunto, que precisa estar em harmonia para que o visual esteja simplesmente deslumbrante, daquele jeitinho que você imaginou tantas e tantas veze, sabe?

Tudo precisa conversar entre si: acessórios, maquiagem e até mesmo o traje do noivo! Sim! Tudo acaba se interligando durante os preparativos, não é?

Quando falamos de acessórios para noivas, não basta decidir que quer usar véu, tiara, brinco, colar e pulseira, tudo de uma vez só. Para chegar à composição ideal, é preciso saber combinar tudo, e muito bem!

Veja algumas regras que a ajudarão na composição do seu look noiva!

Lembre-se de que menos é mais

Sem dúvida, são os acessórios que darão aquele toque único ao visual!

Mas isso não significa que é preciso usar véu, tiara, brinco, colar e pulseira! Ao invés de atrair as atenções para você, é mais provável que a combinação desses itens se transforme numa grande fonte de distração para os presentes.

Busque equilíbrio! Por exemplo, se faz questão de usar cabelos soltos, não precisa investir em brincos muito grandes. Por outro lado, se a ideia é prender os fios num penteado simples, é provável que peças maiores ajudem a deixar a produção mais interessante.

Analise seu vestido

A escolha de acessórios também precisa levar o vestido em consideração. Portanto, liste as principais características do modelo que escolheu e pense em como pode potencializá-las antes de partir para as compras. Só tome cuidado com um detalhe: isso não significa que tudo tenha que combinar à perfeição!

Se seu vestido não deve em nada para o de Kate Middletonque tinha mangas e decote bem trabalhados, lembra? –, talvez não precise de colares e pulseiras para ser destacado. No entanto, se preferiu seguir uma linha mais simples na escolha do modelo, um colar imponente, uma tiara romântica ou um cinto detalhado são super bem-vindos.

Dê uma atenção especial ao véu

Entre os diferentes acessórios para noivas, certamente, o véu é o mais icônico! Do voilette ao catedral, não faltam opções para combinar com seu vestido e deixar você em dúvidas sobre o que usar. Para eliminar opções sem muito drama, fique apenas entre aquelas que tenham exatamente a cor do traje escolhido para o grande dia.

Também é importante considerar seu biotipo. Os véus compridos ajudam a alongar a silhueta de noivas baixas. Já os médios dividem as mulheres em duas e, por isso, ficam melhores nas altas. Os curtinhos combinam com todos os tamanhos, e ainda podem deixar a produção diferente do convencional. Os voilettes têm uma vibe retrô que é simplesmente incrível, perfeito para noivas que gostam do estilo vintage!

Noiva pode usar colar?

Cuidado com a cor dos metais

Talvez nunca tenha reparado, mas as cores dos metais mais usados na fabricação de acessórios combinam com determinados tons dos tecidos mais empregados na confecção de vestidos de noiva. Basicamente, funciona assim:

  • Branco: prata ou platina;
  • Off-white: ouro amarelo, ouro rosa e prata;
  • Marfim: ouro amarelo;
  • Champanhe: ouro amarelo ou prata polida;
  • Rosado: ouro rosa.

Se o vestido escolhido já conta com algum detalhe metalizado, inspire-se nele quando visitar lojas de acessórios para noivas. Evite misturar acabamentos em prata com jóias de ouro amarelo, por exemplo. O resultado não fica muito legal. Mas, como toda regra tem exceção, veja está noiva abaixo, para um look totalmente despojado e boho, os acessórios dourados ficaram perfeitos.

Fuja do óbvio na escolha de acessórios 

Quem disse que precisa usar véu para se sentir incrível no seu grande dia? Noivas que gostam de fugir do tradicional podem abusar de outros acessórios para demonstrar sua personalidade! Prova disso é que existem diversos modelos de tiaras, presilhas e pentes que não precisam da ajuda de nada além do seu cabelo para ser maravilhosos.

Brincos e colares chamativos também podem ser facilmente substituídos. Atualmente, uma opção que faz a cabeça das noivas mais criativas é o cinto ou faixa. Essa é uma boa forma de marcar a região da cintura sem ter que recorrer a uma costureira, e garantir que ninguém terá um look exatamente igual ao seu. Que tal buscar inspirações no Pinterest?

Priorize o conforto

É impossível falar de acessórios para noivas sem mencionar sapatos, certo? Afinal, nenhuma composição está completa sem a escolha do par perfeito, e não teria porque ser diferente com a do casamento. Mas antes de optar por aquele modelo que deixaria Cinderela morrendo de inveja, verifique se ele é suficientemente confortável para ser usado ao longo de toda a festa!

Para ter uma boa ideia do conforto do sapato em questão, vá às compras no final do dia, quando os pés costumam estar mais inchados. Avalie características como o tamanho do salto, as tiras (se for o caso) e o material. Se o modelo parecer promissor e você resolver levá-lo para casa, aproveite as semanas que antecedem o casamento para amaciá-lo.

Na dúvida, respeite o seu estilo

A melhor dica é respeitar o próprio estilo. Se não tem o costume de usar jóias no dia a dia, talvez não se sinta confortável com peças muito elaboradas, e isso acaba se refletindo em seu semblante. Não se esqueça de que todos os olhares e câmeras costumam se voltar para a noiva!

Por outro lado, uma noiva plenamente satisfeita com as próprias escolhas se sente confiante para brilhar no dia mais importante de sua vida. Uma lição importante é que não há um só aspecto em cerimônias que dê certo se não refletir os noivos de maneira genuína – da definição do orçamento até a escolha dos sapatos.

Gostou das dicas? Então aproveite para seguir o blog nas redes sociais e ficar por dentro das novidades: Facebook, Pinterest, YouTube e Instagram. Até a próxima!

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!