Acessórios

Como o homem deve escolher o anel de noivado?

Como o noivo pode se tornar um detetive para escolher o anel de noivado perfeito?

Amiga, lamento, mas o post de hoje não é para você! Calma! Você até pode tirar proveito dele: a minha sugestão é que, sutilmente, ou escancaradamente mesmo, compartilhe com seu namorado. Sabe por quê? Porque vou dar dicas de como escolher o anel de noivado e, assim, fazer uma linda surpresa.

A conversa agora é com o homem apaixonado que está pensando em surpreender sua namorada com um pedido de casamento. Você tem, pelo menos, ideia de que tipo de anel ou aliança comprar? Não! Tudo bem, vou lhe dar dicas preciosas sobre como escolher o anel de noivado perfeito. Com elas e mais uma porção de muito amor e algum dinheiro, você vai acertar em cheio na escolha.

Eu sei que há muita pressão na hora de escolher o anel ou aliança que agrade e, ainda, aliar a uma forma de pedido que impressione e derreta o coração dela. Afinal, ela vai se lembrar desse momento para sempre. A aliança deve ser escolhida com o pensamento de que vai ser usada para o resto da vida, assim como o desejo de estarem juntos.

Mas, antes de partir para as dicas, vou esclarecer uma dúvida que pode ser sua, também.

Qual a diferença entre aliança de compromisso, anel de noivado e aliança de noivado?

São tantas as opções que, realmente, confunde. Vamos entender um pouco sobre cada um?

Aliança de compromisso

O namoro ainda está no começo, mas vocês já estão certos de que é um relacionamento sério, pra valer, e querem demonstrar isso com algum símbolo. É aí que a aliança de compromisso entra em cena.

A aliança de compromisso costuma ser mais discreta, em prata, ouro branco ou aço, dependendo do tamanho do bolso de quem compra. Sem muitos detalhes decorativos, é interessante que seja em tom prateado, para não ser confundida com a aliança de noivado ou casamento. Pode ser usada tanto na mão direita, quanto na esquerda, fica a critério do casal.

Anel de noivado

Aqui no Brasil não é tão comum a tradição do anel de noivado. Na maioria das vezes, se usa a aliança, que, depois, no casamento, muda de mão.

Mas é uma opção linda quando se quer dar um passo a mais no relacionamento, indicando que deseja se casar com a amada. Certamente, toda mulher fica encantada diante da oferta de um anel de noivado, ainda mais se for acompanhado de um romântico pedido de casamento.

Não há uma regra para o modelo ou tamanho do anel de noivado. Ele pode tanto ser de diamante, quanto de outras pedras, um solitário (aquele anel com uma pedra só) ou com diversas pedrinhas. O que vale é o gosto pessoal e o bolso.

Só um toque: cuidado se for comprar uma aliança de brilhantes ou pedras. Ela deve servir exatamente no dedo da pretendida, pois esse tipo de aliança não pode ser ajustada.

O anel de noivado também pode ser colocado na mão que a noiva quiser, e não precisa ser usado todo o tempo como uma aliança. Depois do casamento, ela escolhe se quer usá-lo junto com a aliança.

Neste caso, o noivo não usa aliança.

Aliança de noivado

Normalmente, a aliança escolhida para o noivado é a mesma que vai permanecer no casamento. Por isso é importante que você conheça muito bem o gosto da futura noiva, para não correr o risco de errar.

É aqui que entram minhas dicas sobre como escolher o anel de noivado. Só para deixar claro, quando falar em anel de noivado, pode ser tanto o anel como a aliança, ok?

Como escolher o anel de noivado?

  1. Ouvidos atentos

Fique ligado quando ela vê modelos de aliança no Facebook, em algum site, na mão da amiga ou mesmo quando te leva para dar aquela voltinha em frente à vitrine da joalheria. Com certeza, ela vai deixar escapar algum comentário.

É aí que você deve “captar” a mensagem. Aproveite para prestar bastante atenção quando ela contar algum caso de pedido de casamento ou algo relacionado.

  1. De olho no que ela olha

Se ela tem conta no Instagram ou Pinterest e, ao mesmo tempo, está pensando em casar, certamente deve estar olhando anéis e alianças, curtindo modelos semelhantes ou talvez até salvando fotos de algum em especial. Fique de olho no que ela está selecionando. Isso será uma pista “elementar, meu caro Watson”.

  1. Pesquisa de opinião

Se você quer saber algo sobre alguém, a melhor maneira é perguntar para quem é muito próximo à pessoa. Sendo assim, se quiser saber o que sua namorada deseja, converse com as melhores amigas dela, a mãe, as irmãs.

Muito provavelmente ela já deve ter comentado com alguma delas sobre o que desejaria ganhar para marcar o noivado. E elas, sabendo da sua intenção, com certeza irão colaborar, e talvez até se ofereçam para ajudar a escolher.

  1. Pergunte para ela

Você pode perguntar diretamente à ela. Essa, certamente, é a maneira mais fácil, mas a menos surpreendente. Apesar disso, ela pode não te responder e deixar a seu critério, dizer que a escolha pode ser sua.

Não confie nesta resposta, porque ela, certamente, não quer ser direta para não lhe deixar enlouquecido com a escolha dela.

Deixe esta alternativa por último. Além de não ser a mais romântica, vai criar uma expectativa enorme na moça. Ela não vai nem dormir mais imaginando quando você fará o pedido.

Outro ponto: lembre-se de que ela vai usar o anel ou aliança para o resto da vida. Então, precisa ser o que ela quer e não o que você acha que ela vai gostar. Concentre seu coração na busca e aprenda como escolher o anel de noivado. Faça tudo com muito amor e carinho e essa será uma lembrança feliz para toda a vida.

E o homem, precisa usar aliança de noivado?

Muitos homens não gostam de usar aliança ou qualquer tipo de anel. Outros até nem podem usá-lo devido à profissão que exercem, para evitar algum acidente.

Fica, então, a critério do homem se ele quer ou não usar aliança, mas, claro, toda parceira gosta e quer ver na mão do seu amado o símbolo do seu amor.

Não há necessidade das alianças de ambos serem iguais, mas é interessante escolher modelos semelhantes ou que se complementam. Alguns detalhes podem diferenciar a aliança feminina da masculina, como a aplicação de pedras ou desenho, mas é importante formar um conjunto harmonioso. Isso também é um sinal de união completa.

Acho que, agora, você já tem um manual sobre como escolher o anel de noivado, não é mesmo? Então, é só partir para a missão. Boa sorte! Que você acerte na escolha, seja romântico no pedido e feliz no casamento.

Não seja tímido. Se gostou do manual sobre como escolher o anel de noivado, compartilhe este artigo com seus colegas que estão na mesma situação, combinado? Até a próxima. 

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!