fbpx
terço de noiva
Acessórios

Como usar o terço de noiva?

O terço de noiva é um acessório religioso que tem a função de abençoar a noiva e seu casamento. Veja maneiras de usá-lo no seu grande dia!

Os acessórios escolhidos pela noiva são tão importantes quanto seu vestido. Afinal, eles ajudam a expressar a personalidade dela e materializar o conceito escolhido para o casamento.

Nesse contexto, o terço é um dos acessórios mais usados por noivas tradicionais em casamentos com estilo clássico. Se você é uma delas, conheça o significado do acessório e aprenda como usá-lo no grande dia!

O significado do terço de noiva

O terço de noiva é uma expressão de religiosidade para as mulheres católicas. Basicamente, aquelas que optam por carrega-lo até o altar pedem a bênção da Santíssima Trindade para ter uma união perfeita.

Esse acessório também pode ter um significado familiar para algumas noivas. Nesse caso, elas levam peças que pertencem a parentes como uma forma de homenageá-los nesse momento tão especial.

Os modelos de terço mais tradicionais são produzidos com pérolas e levam imagens dos santos de devoção da noiva. Mas é claro que é possível inovar, usando outros materiais e/ou a foto de pessoas amadas que já se foram.

Acessórios para noivas

terço de noiva buquê

Terço de noiva como usar

O ideal é que o terço de noiva combine com o vestido e os demais acessórios, porém, isso tende a ser um pouco mais complicado se a peça foi herdada de parentes ou emprestadas de amigas, por exemplo.

Nesse caso, a noiva pode desenvolver todo o seu visual a partir da peça ou pensar nela como um elemento de contraste, de modo que ela se destaque totalmente no grande dia.

Também é importante pensar na apresentação do terço:

Sozinho

Usar o terço de noiva sozinho não é a opção mais comum em casamentos. Mesmo assim, pode ser uma escolha interessante para as noivas que são verdadeiramente devotas.

À mostra com o buquê

O mais comum é que o terço de noiva seja enrolado na mão que segura o buquê. Mas para tanto, é importante que o modelo de buquê escolhido não tenha formato de cascata.

Escondido com o buquê

Essa é a opção para noivas que encaram a fé como algo extremamente pessoal. Ao esconder o terço no meio do buquê, elas demonstram preocupação apenas com sua relação com Deus e evitam a vaidade provocada pelas aparências.

Durante a cerimônia, a noiva pode continuar segurando o terço para usá-lo nas orações, entregá-lo para que outra mulher segure – mãe, sogra ou madrinha – ou deixá-lo ao lado do buquê no genuflexório.

terço de noiva buquê

O que fazer com o acessório depois?

De acordo com a tradição, depois da cerimônia, a noiva deve oferecer o terço para uma pessoa que considera importante em sua vida, como um gesto de carinho, gratidão e bênção.

No entanto, também é possível guardar o terço de noiva para gerações futuras. Quem sabe sua filha ou neta acaba subindo ao altar daqui uns anos com o mesmo acessório que você? Seria emocionante!

Caso você goste da ideia de ficar com o terço e compartilhar sua fé com os convidados ao mesmo tempo, uma ideia é produzir versões menores dele para entregar junto com as lembrancinhas do casamento.

O terço de noiva é um dos acessórios que você quer usar no grande dia? Então, conte pra gente como você pretende combiná-lo com o seu vestido e buquê, e até a próxima. 

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay