fbpx
aliança de noiva que mão usar
Acessórios

Em qual mão se usa aliança de noivado?

Tradições importadas costumam ser fontes de dúvidas. Você sabe, por exemplo, em qual mão se usa aliança de noivado?

A aliança de noivado é outra tradição norte-americana que pegou no Brasil. Atualmente, muitos homens investem nessa joia para pedir mulheres em casamento por aqui.

Porém, como qualquer costume importado, esse tende a gerar muitas dúvidas entre os apaixonados de plantão. Então, por se tratar de um momento único na história de um casal, é preciso se preparar ao máximo para que tudo dê certo!

Esse post é para você que pensa em pedir sua amada em casamento ou deseja dar aquele ultimato no boy. Nele, eu dou várias informações importantes, como em qual mão se usa aliança de noivado, por exemplo.

Que tal conferir?

Dicas para planejar uma festa de noivado simples

A história da joia

A aliança de noivado mais antiga que conhecemos foi produzida no século XV. No ano de 1477, o Arquiduque Maximiliano da Áustria usou um anel cravejado de diamantes para pedir a mão da Duquesa Maria da Borgonha em casamento.

Seu gesto fez com que esse tipo de anel se tornasse moda entre a realeza. Contudo, o preço elevado das matérias-primas impedia que a joia se tornasse acessível para outras classes sociais.

Ao longo dos séculos, rubis e safiras foram incorporados às alianças de noivado. Os diamantes só voltaram à moda na década de 1930, por conta de uma poderosa campanha de marketing da mineradora De Beers.

A diferença para a aliança de casamento

Podemos dizer que as duas alianças marcam momentos distintos da relação. Basicamente, a aliança de noivado representa o desejo do homem em se casar com a mulher presenteada com essa joia.

Caso ela compartilhe dessa vontade, os dois viram noivos e passam a organizar os preparativos para o casamento. Portanto, a joia simboliza o compromisso que o casal assume de subir ao altar.

Por sua vez, a aliança de casamento é a joia que selará de vez essa união. Quando os noivos finalmente resolvem subir ao altar, eles a usam como forma de demonstrar que aceitam dividir suas vidas um com o outro.

Em qual mão se usa aliança de noivado?

No Brasil, o mais comum é que os noivos usem as alianças de casamento antes e depois da união. A diferença é que, no noivado, elas ficam na mão direita e, no casamento, na mão esquerda.

Já a aliança de noivado costuma ir direto para a mão esquerda da mulher que foi pedida em casamento. É só reparar em filmes e séries norte-americanos que tenham cenas desse tipo!

Portanto, se essa for a única joia que a mulher usará durante o noivado, ela deve mantê-la na mão esquerda e passá-la para a direita apenas no grande dia, quando receberá a aliança de casamento.

que mão usa aliança de noivado

O que o noivo usa durante o noivado?

Na tradição brasileira, os homens que apostam em pares de alianças de casamento para fazer o pedido usam uma das joias no anelar da mão direita, exatamente como as mulheres.

Porém, de acordo com os costumes norte-americanos, os homens que pedem as mulheres em casamento com alianças de noivado ficam sem usar qualquer tipo de joia até o dia do enlace.

Esse é um aspecto da tradição gringa que ainda é pouco aceito por aqui. Portanto, é bem comum ver casais que unem a aliança de noivado e a aliança de casamento, criando uma nova moda.

Como usar aliança de noivado e casamento ao mesmo tempo?

Ao lingo do noivado, a noiva pode usar a aliança de casamento na mão direita e a aliança de noivado na esquerda, seguindo as tradições dos dois países. Por sua vez, o noivo pode usar o anel de casamento na mão direita.

Algumas noivas também tomam a liberdade de usar a aliança de casamento na mão direita e prendê-la com a ajuda do anel de noivado, como se ele fosse uma espécie de acessório.

Depois do grande dia, ela deve manter a aliança de casamento na mão esquerda e a de noivado na direita. No entanto, algumas mulheres preferem manter as duas joias na mão esquerda, de forma que elas se complementem.

Se ainda tiver alguma dúvida, escreva para mim nos comentários, combinado? Até a próxima!

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay