Acessórios

10 Ideias de porta alianças de casamento

Há diversos modelos de porta alianças que você pode usar para levá-las ao altar e até pra decoração de sua casa após a cerimônia. Acompanhe!

Pode parecer só um detalhe, uma frescura, mas cá entre nós, o porta alianças de casamento tem o seu valor, não é mesmo? Afinal, onde as alianças serão conduzidas até o altar? No bolso do paletó do noivo? Nem pensar!

Portanto, noivinha de plantão, fique esperta e escolha um porta alianças cheio de charme, que combine com a cerimônia do seu casamento. E, se for possível, porque não, prefira um que sirva como decoração em sua casa depois.

A singeleza, a criatividade e a beleza das alianças colocadas em um porta alianças, além de render lindas fotos, são detalhes que trazem beleza e dão um destaque todo especial à importância das alianças.

No momento de escolher o porta alianças de casamento, você precisa pensar em duas coisas:

Quem vai levar as alianças?

Além do modelo, você precisa se preocupar, também, com quem irá levar as alianças. Se for uma daminha muito pequena, o modelo deve ser adaptado para ela, evitando que caia, se solte ou mesmo que as alianças se percam.

No caso de amigas adultas, avós ou uma dama maiorzinha, essa preocupação já não é tão grande: elas têm mais equilíbrio para conduzir o porta alianças.

Ultimamente, até o cachorro do casal tem aparecido levando as alianças. Se for este o caso, escolha um porta alianças em que elas fiquem bem guardadas e certifique-se de prender bem à coleira.

Quando escolher o porta alianças?

Não deixe este detalhe para o último momento. Mas também não precisa colocar entre suas principais prioridades. Se quiser que combine com a decoração, aproveite para fazer a escolha no momento em que está decidindo as flores, cores e outros detalhes do grande dia. Do contrário, pode deixar mais para o final do período de organização do casamento, perto da data. Mas não pode esquecer, viu? Então, anote na sua agenda e reserve um tempinho para este detalhe mais que especial.

Pode usar qualquer coisa para levar as alianças? Aí depende. Este objeto deve ter algum significado especial ou motivo para ser escolhido. Não é legal usar qualquer coisa, sem valor algum. Acompanhe comigo algumas possibilidades!

10 Ideias para porta alianças de casamento

1. Almofadas

Talvez seja o modelo mais tradicional e mais utilizado. As almofadinhas oferecem um leque enorme de possibilidades, podem ter muitos detalhes, cores, fitas, pedras, pérolas. São feitas em vários tecidos e formatos e você pode soltar sua imaginação!

As almofadas podem ser bordadas com os nomes dos noivos, com o calendário ou data do casamento, frases românticas, divertidas ou bonequinhos representando os noivos. Por exemplo, aplicar pérolas na almofada ou decorá-la com um bonito pingente dá um toque bem clássico e deixa o acessório muito bonito.

A filha de uma amiga da minha mãe, ao se casar, colocou uma pequena pirâmide de cristal em cima da almofadinha. E ela mesma levou ao altar, no lugar do buquê de flores. A peça tinha um significado grande para os noivos e ficou muito charmoso.

O modelo almofada proporciona um pouco mais de segurança para quem leva as alianças, porque possui uma fita que passa por baixo e encaixa na mão deixando-a firme. Ele é indicado para damas maiorzinhas que conseguem segurar a almofada com mais equilíbrio.

2. Caixas

Há uma infinidade de opções, desde caixas bonitas de relógio, passando por caixas de vidro e até de madeira. Trata-se de uma opção moderna e diferente para carregar as alianças, e, seja lá de que material for, a caixinha pode ser usada depois, por exemplo, como um porta anéis.

Caixinhas de madeira rústica recheadas com plantas, flores ou musgo são uma excelente alternativa para um casamento no campo, por exemplo. Elas ainda podem ser entalhadas, com o nome ou iniciais dos noivos ou com corações – também ficam muito fofas e originais,

Caixas antigas, com pátina ou em madeira escura, podem dar um toque de época em um casamento vintage.

As caixinhas transparentes podem levar, além das alianças, uma infinidade de pequenos objetos que sejam significativos para os noivos. Forrada com tule, renda ou algum outro tecido nobre, elas dão um toque diferente e decorativo.

3. Cerâmica e porcelana

Seu porta alianças de casamento pode ser um pratinho, um coração ou ter outros formatos feitos em cerâmica ou mesmo de porcelana. O ideal é que tenha uns furinhos, onde se possa passar uma fita que amarre as alianças, evitando o risco de elas escorregarem e caírem.

Um aspecto interessante: caso tenha alguma habilidade artesanal, você mesma criar o seu porta alianças de cerâmica, dando a ele o formato e o estilo que quiser. Que tal colocar frases no fundo ou desenhos para um toque bem pessoal e original?

Essa opção é bacana quando não há damas ou pajens no casamento, ou seja, ninguém vai levar as alianças. Aí você pode utilizar um pratinho bem bonito para deixar as alianças sobre o altar, aguardando até o momento da troca.

Este modelo tem ainda a vantagem de poder ser usado como peça de decoração na nova casa. Você pode colocá-la na parede, em um balcão e toda vez que olhar para ela, seu coração se encherá de emoção e lembranças felizes.

4. Bolas

São semelhantes a um pingente. Uma bola é presa a uma fita e fica pendurada na mão de quem vai levar as alianças, parecendo uma bolsinha. Pode ser de acrílico, tecido, bordada com pérolas ou até bem estilizada. Vai da sua escolha e estilo do seu casamento.

Esse formato é bom para o caso de crianças bem pequenas conduzirem as alianças, pois ficará bem preso na mãozinha, sem cair.

5. Cestinhos

Também são uma opção bastante utilizada, principalmente em casamentos mais formais e quando uma menininha é escolhida para levar o porta alianças. Já faz parte do imaginário das meninas: um vestido de princesa e uma cestinha para carregar.

Após a cerimônia, você pode encher a cestinha da daminha com doces. Ela ficará feliz com o mimo.

6. Buquê de Flores

É uma opção muito bonita e cheirosa. Você pode fazer um buquê menor, combinando com o seu e prender as alianças nas flores ou no caule. Essa é uma alternativa muito romântica e pode ser levada por damas de honra de qualquer idade.

7. Brinquedos

Associar a graça das crianças que são daminhas e pajens aos brinquedos que elas mesmas gostam é uma tendência, sabia? Aí você também pode cair na brincadeira. Tente bonecas, ursos, carrinhos ou caminhões puxados por uma cordinha (desde que em bom estado, claro!). Fica bem criativo e lúdico. Só lembre-se de adequar o brinquedo ao tamanho e idade da criança, para não ficar algo forçado.

8. Livros

Alguns noivos gostam de usar livros para levar as alianças, principalmente a Bíblia. Pode ser uma opção bem bacana, principalmente se o casal for cristão e bem ativo na igreja. Livros estilizados, com a capa entalhada ou algum outro detalhe chamativo, também podem ser uma opção criativa e cheia de significado.

Para casamentos temáticos, a possibilidade de usar a criatividade aumenta ainda mais. Casamentos ao ar livre, então, dispõem de uma série de elementos que podem ser usados como porta alianças.

Dia desses, assisti a um vídeo americano que mostrou um casamento no qual a noiva estava com um modelo branco, mas seguindo o desenho do vestido da princesa Bela. As alianças estavam dentro do livro “A Bela e a Fera”. Você pode até não gostar da escolha do tema, mas que tinha tudo a ver, isso tinha!

9. Conchas e elementos marinhos

Esses itens combinam demais com casamentos na praia. O porta alianças de casamento pode ser uma concha ou ter apenas o formato de uma. O mesmo vale para a estrela do mar ou algum elemento que remeta ao ambiente onde o casamento está sendo realizado.

10. Ninho de passarinho, caixas rústicas, galhos de árvores

Esses elementos têm tudo a ver com casamento no campo e são uma ideia muito original e criativa para levar as alianças. Tome o cuidado de preparar esses materiais com antecedência para evitar transtornos de última hora, como alguma sujeira, o ninho começar a desmontar ou o galho apresentar farpas que possam machucar alguém. Talvez o melhor seja usar um ninho falso.

Como você pode ver até agora, o porta alianças de casamento é, sim, um item necessário e que dá a oportunidade de brincar e de usar a criatividade na hora da escolha. Pense no que pode se adequar ao seu estilo e libere a imaginação para criar o seu porta alianças de casamento. E não esqueça que, se for algo que tenha significado especial para os noivos, melhor ainda!

E você? Já foi em alguma cerimônia que tinha um porta alianças de casamento bem original? Comente aqui e até a próxima. 

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!