fbpx
chapéus para festa de casamento
Acessórios

Qual a diferença entre voilette, casquete e fascinator?

O universo das grinaldas é amplo! Por exemplo, você sabe a diferença entre voilette, casquete e fascinator? Confira!

O universo das grinaldas pode ser mais amplo do que parece à primeira vista. Mas muitas noivas que resolvem se aventurar por ele costumam ter a mesma dúvida: qual é a diferença entre voilette, casquete e fascinator?

Sim, existem diferenças técnicas entre esses três modelos de acessórios! Acompanhe esse post para descobrir quais são elas e saber como escolher a melhor opção para o seu casamento.

Saiba mais sobre voilette, casquete e fascinator

Voilette

“Voilette” é uma palavra de origem francesa que faz referência aos pequenos véus que cobrem o rosto parcial ou totalmente. Esse acessório costuma ser confeccionado em tecidos transparentes, como o tule e a renda.

Amplamente utilizado na primeira metade do século XX, o voilette foi criado para ser uma versão moderna do tradicional véu e proteger os rostos das mulheres de agentes como o sol.

Normalmente, esse acessório é empregado junto com outro – como chapéu, casquete ou fascinator, por exemplo – ou é preso diretamente no penteado. Embora não seja uma regra, ele é bastante usado de lado.

O voilette é amplamente utilizado por noivas que planejam casamentos em estilo vintage ou que escolheram vestidos simples e querem caprichar nos acessórios. O resultado é misterioso, dramático e charmoso.

Voilette-noiva-vintage
Voilette

Casquete

Basicamente, o casquete é uma versão reduzida dos tão conhecidos chapéus. Caracteriza-se por ser estruturado, ter formato arredondado e dispensar abas, além de ser um dos acessórios mais usados por Kate Middleton e Meghan Markle!

O casquete foi inspirado nos acessórios militares da Segunda Guerra Mundial. Por não uma função prática – como proteger o rosto do sol, por exemplo –, é mais utilizado à noite, embora essa não seja uma regra.

Normalmente, ele é preso aos cabelos com a ajuda de uma presilha ou de um arco, e, assim como o voilette, costuma ser ajustado de lado, o que deixa a produção ainda mais interessante.

O casquete é outra opção para noivas que organizam casamentos em estilo retrô e que querem compor um look um pouco mais sóbrio para subir ao altar. Combine o acessório com um vestido tomara que caia, colares, pulseiras e anéis.

casquete-para-noiva
Casquete

Fascinator

Em resumo, fascinators são acessórios para os cabelos produzidos com plumas, flores e pedrarias. Essa diversidade de materiais faz com que eles apareçam nos mais diferentes formatos, tamanhos e cores.

Os fascinators ficaram particularmente famosos nos últimos anos por conta dos casamentos reais e de filmes, como Sex and the City. Embora costumem ter apenas função estética, podem ser usados em eventos noturnos e diurnos.

A única forma de garantir que um fascinator fique fixo é apelar para grampos. Por conta da ampla variedade de acessórios disponível no mercado, ele pode ser empregado tanto em penteados soltos quanto em presos.

A diversidade do fascinator faz com que ele seja uma opção a se considerar em casamentos de todos os tipos e para noivas de todos os estilos. Basta encontrar uma peça que combine com a proposta do evento e as suas intenções!

kate-middleton-fascinator-madrinha-de-casamento
Fascinator

Como escolher o acessório para o seu casamento?

Mesmo que as diferenças entre voilette, casquete e fascinator sejam claras, é bem provável que você encontre peças que combinem características de dois, ou mesmo de todos esses tipos de acessórios. Então, como escolher?

É essencial que o vestido de noiva e o acessório escolhido tenham equilíbrio. Então, se você se vestir de maneira simples, talvez possa investir em uma peça de cabeça bem espalhafatosa, no melhor estilo Carrie Bradshaw!

Se o seu casamento for durante o dia, considere os voilettes e os fascinators excêntricos; se o seu grande dia acontecer de noite, fique entre os casquetes e os fascinators discretos.

Não há qualquer estilo de casamento que proíba o uso desses acessórios logo de cara. Mesmo um evento do tipo clássico pode ficar ainda mais elegante com o ar “quarentista” que essas peças tendem a exalar.

O formato do rosto da noiva também pode ajudar na escolha desses acessórios. Quem tem o rosto redondo deve evitar peças redondas e presas para o lado. Mulheres com as feições finas têm um pouco mais de liberdade para variar.

Conseguiu entender as diferenças entre voilette, casquete e fascinator? Caso ainda tenha alguma dúvida a respeito desses acessórios, deixe um comentário nesse post que eu terei o maior prazer em ajudar. Até a próxima!

2 comentários

Cliquei aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay