fbpx
primeiro ano de casados
For fun!

4 dicas para sobreviver ao primeiro ano de casamento

O primeiro ano de casamento requer paciência e adaptação, e eu preparei algumas dicas para te ajudar a sobreviver essa fase de mudança.

Você gosta de ficar acordada até tarde, mas ele dorme cedo. Você gosta de tudo limpo e organizado, mas ele espalha tudo pela casa e usa o pano de prato para limpar! Se você é recém-casada e está passando por situações que evidenciam falhas e pequenos defeitinhos no boy, que até então eram desconhecidos, calminha aí! O primeiro ano de casamento pode ser um desafio.

Esse período vai muito além da lua de mel e representa todos aqueles ajustes que vocês precisarão fazer para viver como um casal e construir uma base forte e sólida para todos os anos que virão!

Mas, e como fazer isso? Hoje, vou dividir algumas dicas para sobreviver ao primeiro ano de casamento. Que tal saber como se preparar para encarar essa jornada?

1. Entenda que o casamento é uma parceria

Vocês podem ter passado anos namorando, mas, depois do primeiro ano de casamento, você ainda vai descobrir características dele que ainda não conhecia! E, quando as diferenças começam a aparecer, elas trazem companhia: os desentendimentos e as brigas.

Nos primeiros 12 meses de convivência, acontece um “choque de realidade”, e você se dá conta de que nem tudo será como você sonhou. O primeiro ano de casamento é conhecido como “ano do cimento úmido”, pois todos aqueles hábitos que vão permanecer na vida do casal são criados e passam a fazer parte da identidade de cada um.

A vida sob o mesmo teto começa com uma fase de adaptação. Para que tudo ocorra bem, é preciso saber negociar e entender que o casamento é uma parceria. Por isso, é necessário estabelecer um plano de convivência, estar pronto para ceder em alguns momentos e assumir papeis que tornarão a rotina muito mais harmoniosa e prazerosa para os dois – afinal, melhor amar do que brigar, né, amiga?

2. Conheça a importância de reconhecer erros

Durante o namoro, é muito mais fácil “mascarar” algumas coisinhas, já que não dormimos ou acordamos juntos todos os dias – o mau humor matinal passa despercebido e, depois das brigas, cada um vai para a sua casa pensar no que fez.

O primeiro ano de casamento é uma fase de descobertas e que requer muitos ajustes na relação. Para sobreviver a esse período, é fundamental que vocês aprendam a lidar com desentendimentos e que reconheçam a importância de resolver os problemas antes de dormir (para que eles não se tornem maiores e mais complicados).

Com o tempo, vocês verão a importância de pedir desculpas sinceras por algo que fizeram de errado, e, também, que é fundamental saber perdoar sem ficar remoendo ou relembrando do assunto toda hora.

3. Tenha tempo para curtir o seu parceiro no primeiro ano de casamento

Dividir o mesmo teto não significa que vocês estejam passando bons momentos juntos. Para fugir da rotina que começa a se formar no primeiro ano de casamento, é preciso liberar espaço na agenda para que vocês possam curtir a companhia um do outro.

Cineminha na terça, jantar romântico na quinta e aquela maratona de séries no sábado com muita pipoca e namoro no sofá é importante para manter o clima leve e aumentar a intimidade.

4. Aprendam a gerir o dinheiro

A questão financeira costuma assustar e ser a origem de muitas discussões no primeiro ano de casamento. Para ficar livre dessa dor de cabeça, esse assunto não deve ser um tabu – definam um orçamento e saibam como gerir os salários e as despesas.

Passado o turbilhão de emoções do casamento e após a poeira da lua de mel baixar, é preciso encarar a realidade: nem todos os dias serão ensolarados, terão flores, sorrisos e um belo café da manhã digno de comercial de margarina!

No primeiro ano de casamento, vocês estarão construindo a dinâmica como casal e terão que passar por algumas situações que não são tão boas assim. Outras, porém, serão maravilhosas! Lembrem-se sempre disso e se esforcem ao máximo: juntos, vocês vão não apenas sobreviver, mas também construir momentos e lembranças maravilhosas juntos!

E aí, você acha que vai sobreviver ao primeiro ano de casamento? Tem alguma dica para compartilhar com aquelas noivinhas nervosas que estão sofrendo só de pensar no desafio? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay