real papel das madrinhas de casamento
For fun!

Madrinhas de casamento: a missão!

Isso não é apenas diversão! Entenda o real papel das madrinhas de casamento: verdadeiros anjos da guarda da noiva.

Verdade seja dita: algumas coisas são fundamentais em um casório. O boy (é claro!), o vestido ma-ra-vi-lho-so e aquelas pessoas que socorrem a noiva em diversos momentos e impedem que ela pire por completo: as madrinhas de casamento!

Esse time de mulheres é escolhido a dedo, considerando afinidade, emoções compartilhadas e por estar sempre próximo.

As madrinhas de casamento são o segredo para que o grande dia ocorra bem, afinal, elas costumam organizar o chá de panela (ou de lingerie), dão pitacos fundamentais na decoração e participam das decisões mais difíceis, como o penteado e o sapato!

Num primeiro momento, tudo ocorre como em um conto de fadas: “Era uma vez uma linda noivinha que tinha amigas adoráveis, proativas e dispostas que ajudaram no casamento. E todos foram felizes para sempre”! Só que nem sempre é assim, não é mesmo?

meme madrinhas de casamento

Nos filmes, as madrinhas de casamento topam vestir roupas pra lá de duvidosas, correm atrás de todos os detalhes e fazem de tudo para estar deslumbrantes no altar sem reclamar de nada! Ficção à parte, na vida real, isso não acontece desse jeito.

Mulheres são vaidosas. Fato. Quando algumas madrinhas pensam no destaque que terão no altar, com todos os olhares e câmeras, pode ser que uma vontade de se destacar comece a despertar. E, logo, aquela cor de vestido que a noiva pensou que fosse agradar a todas começa a aparecer tão apagadinha… Aí começa a enxurrada de palpites: “Por que você não deixa cada uma escolher o modelo?”, “Ai, ficaria muito mais legal se fosse assim…”

12 Tipos de madrinhas de casamento

E quando você menos percebe, essas questões que pareciam tão simples no início começam a dar uma dor de cabeça danada. Especialmente se adicionarmos um fator que mexe no bolso (literalmente!) de todos: o dinheiro. Seja por tradição, pedido ou bom senso, as madrinhas de casamento assumem algumas responsabilidades financeiras do casório. E esse assunto é sempre polêmico, e pode até ser responsável por abalar uma amizade de anos.

Mas, fique tranquila, hoje vou falar sobre até que ponto você pode decidir o que as madrinhas de casamento irão vestir e dar algumas dicas de quem paga o quê. Vamos lá?

Vestido: o que as madrinhas de casamento não têm coragem de dizer?

Um casamento é um evento mágico, que desperta muita coisa boa. Mas algumas tradições e comportamentos mais rígidos podem colocar as madrinhas em situações desconfortáveis.

Antes de decidir a cor, o estilo e o local onde comprar o vestido (ou que ele pode ser alugado), a noiva precisa refletir com muito carinho para ver se essas escolhas não acabarão prejudicando alguém.

Quando as madrinhas aceitam o convite, elas já sabem que as despesas do look sairão dos seus bolsos. Mas é claro que, se a noiva escolher algo muito especial, como uma renda importada ou um tecido caríssimo, ela deve assumir parte ou o total do custo. Afinal, não tá fácil pra ninguém!

Em se tratando dos vestidos das madrinhas de casamento, não existe uma regra universal. Normalmente, a noiva escolhe uma cor ou monta uma paleta de cores que harmonizam entre si, e permite que cada uma escolha o modelo que melhor vista as suas curvas!

Claro que é o seu grande dia e você quer que tudo seja perfeito. Meu conselho é deixar as madrinhas mais livres para que elas se sintam bonitas e confortáveis. Afinal, você escolheu cada uma exatamente pelas diferenças que as tornam únicas!

O casamento é um evento para celebrar o amor e comemorar com pessoas que moram no seu coração. Por isso, fique longe das dores de cabeça e converse com as madrinhas de casamento, certamente, elas terão ótimas ideias!

Afinal, qual é o papel das madrinhas?

noiva no banheiro e madrinhas ajudando

Vou contar um segredinho… A função das madrinhas vai muito além das brincadeiras do chá de panela ou da escolha do local da despedida de solteira. As madrinhas de casamento são como as “mães” do relacionamento, sempre presentes e disponíveis para ajudar e aconselhar o casal.

Elas são fundamentais para que a noiva não fique piradinha, por isso, acabam assumindo diversas atividades e dividindo escolhas difíceis.

Organizar o chá de panela, cuidar de pequenos preparativos do casamento e dar ideias de decoração são alguns exemplos de tarefas. Já no dia do casamento, elas são responsáveis por segurar qualquer barra que possa aparecer!

Será que as madrinhas de casamento podem discutir com a noiva se não concordam com algo? Ou o casamento é da noiva e ela faz o que quer?

Mas é claro que sim, né, amores? Pode parecer loucura o que eu vou dizer, mas a verdade é que outras pessoas, além da noiva, têm opiniões e gostos! (Que bafo!)

meme minha opinião

Toda noiva quer garantir que tudo ocorra bem e que o evento seja um sucesso. Mas isso não dá o direito de sair atropelando as pessoas com pedidos sem sentido e exigências nada a ver! Ser “noivazilla” não está com nada!

As madrinhas de casamento devem ter a liberdade de falar caso não concordem com algo. Somente assim, todas poderão discutir as melhores alternativas.

Vamos aos negócios: quem paga o quê?

Organizar um casamento é uma tarefa pra lá de trabalhosa – e cara! Muitas vezes, os valores acabam sendo mais altos do que o casal pode pagar.

Antigamente, existiam muitas regras a respeito de quem pagava o quê. Hoje, já não é mais assim, afinal, tratando-se de dinheiro, é preciso ser prático e consciente.

Algumas madrinhas de casamento fazem questão de pagar todas as despesas do chá de panela. Mas que tal dividir essa conta?

Combinar os vestidos das madrinhas é uma boa ideia?

meme picando dinheiro

Uma boa ideia é a noiva se encarregar das comidinhas e dos drinks, e as madrinhas ficarem responsáveis pela decoração, pelos mimos e pelas brincadeiras. Assim, é possível preparar uma festa legal e sem pesar para ninguém.

As madrinhas pagam seus vestidos, maquiagem, cabelo e gastos de viagem e acomodação. A noiva deve ter juízo e deixar as extravagâncias de lado ou ajudar a custeá-las.

É feio dizer não? Será que a madrinha pode recusar o convite?

Claro que pode, afinal, “não sou obrigada”! Pode ser que a pessoa já tenha um evento marcado ou algum motivo particular para recusar o convite.

É evidente que a noiva não vai curtir logo de cara, porém ela vai acabar entendendo. Mas não seja deselegante!

meme deselegante

Caso precise recusar, avise com antecedência para que os noivos possam se programar e escolher outra pessoa.

As madrinhas de casamento são convidas super importantes! Elas são pessoas que acompanham o casal, compartilham alegrias, angústias e conquistas.

Por esse motivo, a noiva deve tratá-las com carinho e respeito. E esse cuidado deve começar desde o convite, que pode ser feito em um jantar, uma conversa sincera ou com a entrega de algum mimo cuidadosamente escolhido.

Viu só como dá para simplificar? Basta ter bom senso e uma dose de empatia! Todos devem se sentir confortáveis para opinar de forma que, juntos, possam tomar as decisões que farão com que o casamento seja um verdadeiro sucesso!

E então, gostou das sugestões para deixar o relacionamento com as madrinhas de casamento ainda melhor? Você tem alguma outra dica para compartilhar com outras noivinhas e madrinhas que estão sofrendo com essa dificuldade?

Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!