Chás e lista de presentes Destaques

Como fazer um chá de cozinha simples?

Tudo o que você precisa para fazer um chá de cozinha simples está aqui! Um guia infalível de como preparar, decorar, organizar, o que servir e quando fazer seu chá de cozinha.

Em meio aos preparativos do casamento, um chá de cozinha simples é um momento de descontração e diversão da noiva com suas amigas e familiares. É um momento de alegria, recheado de gostosuras e brincadeiras e, também, a ocasião para a noiva aproveitar e pedir itens que estão faltando para a cozinha de sua nova casa.

O chá de cozinha, ou chá de panela, surgiu nos Estados Unidos com o nome de “Kitchen Shower” e logo a ideia se espalhou. Aqui no Brasil, ele se tornou uma tradição e é sinônimo de um encontro entre as mulheres importantes para a noiva antes do grande dia.

Normalmente, o chá de cozinha simples é organizado por uma das madrinhas ou melhor amiga, que abre a casa e cuida de toda a organização, desde convites até as brincadeiras.

Como fazer um chá de lingerie?

decoração para chá de cozinha simples

Passo a passo para um chá de cozinha simples

Aqui vai um guia completo para você, noiva ou amiga, sobre como fazer um chá de cozinha simples, mas divertido. Acompanhe!

Preparação

O chá de cozinha, geralmente, acontece um mês antes do casamento, mas os preparativos devem começar bem antes. Existem muitos detalhes para serem vistos, como local, convidadas, lista de presentes, comidas e brincadeiras.

Comece a planejar uns dois ou três meses antes da data, mas não cuide desta tarefa sozinha. Divida a responsabilidade para uma das madrinhas ou amiga. Pode ter certeza que elas terão prazer em fazer parte dessa etapa para o grande dia.

Local da festa

Esta é uma das primeiras decisões a serem tomadas para um chá de cozinha simples. Você vai precisar conhecer o tamanho do espaço para saber quantas pessoas pode convidar.

Pode ser a sua casa, a de uma amiga, o salão de festas do prédio da madrinha ou um salão de eventos. O fundamental é que seja um espaço onde vocês possam ficar à vontade e se divertir.

O espaço deve ser aconchegante e estar preparado para a ocasião. Portanto, crie uma decoração para o evento. Se você quer algo vibrante, opte por cores fortes, já se a noiva for do tipo mais romântica, os tons pastéis caem muito bem. Enfeite com itens que remetam ao romantismo da data, ou, se o que você quer é um apelo mais sensual, vá por este caminho, também, na decoração.

Providencie itens divertidos para serem usados pelas convidadas: acessórios, fantasias, plaquinhas e chapéus. Eles aumentam ainda mais a interação das participantes.

Decoração para chá de cozinha

O essencial aqui é uma mesa bonita, que será o local aonde você tirará a maioria das suas fotos. Aposte em uma mesa com bolo, docinhos e salgadinhos bem decorada, com algumas comidinhas em suportes para ficarem mais altos, e assim deixarem a mesa com mais volume. Colocar alguns porta retratos do casal, xícaras (já que é chá) e arranjos com flores não tem erro! Os cupcakes ajudam muito nessas horas, eles sempre são coloridos e bonitos!

Na parede de fundo dessa mesa decorada, ou em outro local, você pode colocar um backdrop divertido.

Caso você escolha um tema para a festa, como queijos e vinhos, spa, mexicano, flamingos ou unicórnios ficará mais fácil para decorar, é só seguir a linha de sua preferência. Se for picnic é mais simples ainda…já que tudo estará no chão!

Aqui tem algumas fotos com ideias bem delicadas de arranjos para chá de cozinha.

Convite

Nessa hora, a tentação é de convidar todas as amigas e conhecidas. Mas você precisa resistir e convidar as mais próximas, as madrinhas, amigas mais chegadas e familiares. Dica: convide gente divertida, nada de mau humor na sua festa – vai por mim!

O convite não precisa ser grande, mas deve ser original e despertar a curiosidade e a vontade das meninas em participar. Precisa conter as informações importantes e já constar o presente que a pessoa deve levar, ou informar em que loja está a lista.

Distribua os convites com antecedência para que as pessoas possam reservar a data e comprar o presente. A entrega pode ser feita pessoalmente ou até enviada por e-mail, para facilitar.

decoração para chá de cozinha

Lista de presentes

Hoje, elaborar a lista de presentes ficou mais fácil, já que existem muitas lojas que prestam este tipo de serviço. A noiva vai lá, escolhe os itens e depois informa a loja para as convidadas que vão escolher um presente entre as opções já separadas pela noiva.

Prepare a lista de presentes com atenção e cuidado, verificando tudo o que você precisa para a sua casa nova. Inclua itens baratos e alguns mais caros: lembre-se que os presentes mais sofisticados ficam para a lista de casamento.

Se a noiva já tiver sua casa montada, ao invés de chá de cozinha simples, pode fazer um chá de lingerie, por exemplo. Aí é só mudar o tema da festa.

Cardápio

O que servir vai muito do estilo da noiva. Existe até chá de panela com churrasco ou pizza, mas o mais comum ainda é o buffet de salgadinhos, sanduíches e doces. Dê preferência para itens que possam ser comidos sem talheres e em pé – isso facilita bastante a organização.

Cardápio para um chá de cozinha e lingerie.

Nesta festa, é costume pedir que as convidadas levem um prato para compor o cardápio. Portanto, se for este o caso, não fique constrangida: todas sabem que você deve está gastando bastante com o casamento.

Lembrancinha

A lembrancinha é uma maneira simpática de agradecer a presença, mesmo em um chá de panela simples. Ela pode ser no estilo da festa, como uma colher de pau customizada ou um imã de geladeira. Docinhos também são boa opção de lembrancinha.

decoração para chá de cozinha

Brincadeiras

Esta é a parte mais divertida, mesmo em um chá de cozinha simples, mas pode ser a mais polêmica, também. Por isso, cuidado na escolha das brincadeiras. Oriente quem vai organizá-las a respeito do estilo das convidadas. Assim ninguém sairá constrangida ou ofendida.

As brincadeiras não devem ser voltadas somente à noiva, mas envolver as convidadas, também, mas não prepare muitas para não ficar cansativo. Quatro ou cinco é um bom número. Procure servir o buffet antes de iniciar as brincadeiras, assim, ninguém vai ficar querendo que acabe logo porque está com fome.

Aqui vão algumas dicas de brincadeira para um chá de cozinha simples, mas muito divertido:

  • Entrevista com o noivo: previamente, deve ser gravada uma entrevista com o noivo respondendo a várias perguntas a respeito dele e do relacionamento do casal. No dia do chá, a noiva tem que responder as perguntas da mesma forma que o noivo, e, se errar, paga prenda.

  • O que tem na bolsa: prepare uma lista com itens que costumam ter na bolsa das mulheres e outros inusitados. Ao ler a lista, as convidadas devem encontrar os itens em suas bolsas. A que tiver mais deles recebe um brinde.

  • Histórias de amizade: as convidadas devem escrever em um papel uma história que aconteceu entre elas e a noiva, sem se identificar. A noiva deverá ler a história e identificar a quem pertence: se errar, cumpre uma tarefa divertida, se acertar, a convidada paga uma prenda.

  • Pedaço de fita: essa brincadeira é engraçada e, ao mesmo tempo, emocionante, por isso, pode ser feita por último. Cada convidada, ao chegar, recebe um pedaço de fita ou barbante que ela mesma escolhe o tamanho. Depois, na hora da brincadeira, deverá dar um depoimento sobre a noiva, contar uma história, fazer uma declaração, enfim, falar o que lhe vem à cabeça a respeito da amizade enquanto enrola a fita ou barbante no dedo.

Com essas dicas para fazer um chá de cozinha simples, com certeza, seu evento se tornará inesquecível: um momento de alegria junto às pessoas que você mais gosta.

Comente aqui alguma experiência engraçada que você já viveu em um chá de cozinha e, se tiver alguma dúvida, escreva pra mim pelos comentários. Até a próxima. 

 

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!
GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!