fbpx
Chás e lista de presentes

Guia completo: aprenda a fazer um chá de panela inesquecível!

O dia do seu chá de panela está chegando e você não sabe como organizar o evento? Vem comigo, que eu te ensino a arrasar nesse dia!

Assim que damos início aos preparativos para o casamento, precisamos pensar em outros eventos que antecedem a cerimônia. Esse é o caso do noivado e do famosíssimo chá de panela, também conhecido como chá de cozinha — uma espécie de reunião, entre a noiva, familiares e amigos mais íntimos, com o objetivo de celebrar a chegada do grande dia.

 

Organizada pelas madrinhas ou pela própria noiva, essa “festinha” carrega uma atmosfera beeem divertida e despojada. Além disso, é o momento em que os convidados presenteiam o casal com mimos para a casa — que vão desde um aparelho de jantar mega sofisticado até talheres e copos.

E aí, animada para esse dia tão especial? Para que tudo saia como planejado, trouxe aqui algumas dicas que te ajudrão a organizar um chá de panela para ninguém colocar defeito. Vem descobrir comigo!

Chá de panela: comece criando uma lista de presentes

Ainda que o chá de panela seja um evento exclusivo para a noiva — e convidados —, é importante que você elabore uma lista de presentes com o seu futuro esposo. Afinal, os mimos ganhados no dia da festinha serão utilizados pelo casal e, nada mais correto, do que convidar o seu companheiro para participar desse planejamento.

A lista de presentes deve conter tudo o que vocês desejam ganhar para completar a decoração da casa. Mas, nada de se empolgar muito, viu? É preciso ter bom senso e escolher presentes acessíveis para todos os bolsos. Uma maneira bem simples e prática, é elencar os produtos de acordo com o valor, do mais caro para o mais barato.

Lembre-se também de especificar a cor, o tamanho e os modelos dos itens — e não deixar que nenhuma outra pessoa realize essa tarefa. Assim, você garante montar uma cozinha todinha padronizada e evita receber itens que serão deixados de lado.

Não sabe quais produtos pedir na sua lista de presente? Eu te ajudo! A seguir, selecionei os itens mais pedidos e que serão super úteis no dia a dia do seu novo lar. Espia:

  • jogo de xícaras;

  • jogo de panelas;

  • jogo de sobremesa;

  • jogo de copos;

  • porta condimentos;

  • forma de bolo, de torta, de pizza ou de pudim;

  • panos de limpeza;

  • leiteira;

  • bule de café;

  • jarra para água ou suco;

  • abridor de latas;

  • tupperware;

  • avental;

  • luvas;

  • escorredor de pia;

  • rolo para abrir massa;

  • cafeteira;

  • liquidificador;

  • sanduicheira;

  • fruteira,

  • tapetinhos e por aí vai!

Foto: thefashiontofollow.com

Lista de presente online

Para facilitar o acesso dos convidados à sua listinha de presente, que tal usar e abusar da tecnologia? É isso aí, noivinha: por meio da internet, é possível reunir os itens que você e o seu amor desejam — deixando todos bem acessíveis para que os convidados escolham os seus preferidos.

E o mais legal? São vários sites e lojas que disponibilizam essa opção para os pombinhos de plantão. Veja alguns deles:

Foto: lenzo.com.au

Quem convidar?

O chá de panela é um evento mais descontraído — e você pode convidar quem quiser para o encontrinho. Porém, é preciso tomar alguns cuidados antes de sair por aí chamando todos os seus conhecidos.

O primeiro, é ter em mente que essa festinha não é tão grande quanto um casório. Logo, a quantidade de convidados deve ser bem menor, contando apenas com os seus parentes e amigos próximos, além das madrinhas.

E isso vale para os convidados do noivo também, viu? Se você não quer passar por situações embaraçosas, não deixe de convidar a sogrinha, cunhadas e amigas que sejam presente na vida de vocês.

O convite ideal

Assim como em um casamento, o convite do chá de panela é super importante. É por meio do material que os convidados terão o primeiro contato com o evento e conseguirão ter uma ideia de como a reunião vai acontecer.

E não vá pensando que o convite deve ser apenas belo e não conter as informações mais importantes sobre o chá de panela, hein? É fundamental citar o endereço da festa, o horário e outros dados relevantes.

Já o design do papel, não precisa ser grande demais — mas sim, transbordar estilo e originalidade. Por ser um evento informal, está liberado deixar a criatividade falar mais alto e considerar modelos diferentes, cores marcantes e, quem sabe, até uma ilustraçãozinha.

Dos ícones mais utilizados para as noivas que desejam estampar o convite, estão as panelinhas, utensílios de chá, colheres de pau e elementos florais. Um charme só!

Foto: etsy.me

Como decorar o espaço da festa?

Para elaborar a decoração do chá de panela, o primeiro fator a se pensar é no estilo que mais combina com o seu perfil. Você prefere algo mais tradicional e romântico? Ou a sua praia é um visual rústico, descolado e com um toque “cool”? Após definir essa informação, você já conseguirá se organizar e, até mesmo, escolher os itens e o local do encontrinho com mais facilidade.

São diversos os estilos de decoração que podem ser utilizados em um chá de cozinha. Os mais comuns deles são:

Divertido

Aqui, o ambiente da festa é todinho composto por cores intensas e elementos bem divertidos. Plaquinhas com frases engraçadas, adesivos, ilustrações, montagem de fotos e, até mesmo, bonequinhos de chocolate são excelentes opções para fazer a mulherada rir muito.

Rústico

O estilo rústico é ideal para as noivas apaixonadas pela natureza e que, inclusive, desejam realizar o encontro em uma fazenda ou casa de campo. Para montar o décor, aposte sem medo nos itens de palha, móveis de madeira, vasos de plantas e muita tapeçaria.

Romântico

O chá de cozinha com visual romântico é recomendado para as mulheres clássicas, delicadas e que valorizam a feminilidade. Na hora de organizar esse encontro, utilize bastante porcelana, arranjos de flores e invista em uma paleta de cores em tons pastéis. Lindo, lindo!

Foto: brit.co

O que servir para os convidados?

Bora falar do que todo mundo gosta? Comida! Para uma festa ou reunião seja, de fato, memorável, é preciso caprichar nos quitutes que serão servidos aos convidados. Em um chá de panela, o ideal é montar um cardápio simples, mas repleto de comidinhas saborosas e leves.

Os finger foods são uma excelente solução para esse caso. Traduzindo para o português, posso dizer que o termo diz respeito aos alimentos próprios para “comer com os dedos” e consumidos em pouquíssimas mordidas. Exemplos de pratos bons e que agradam todos os gostos? Temos!

  • canapés;

  • batatas com polvo no palito;

  • abobrinha com muçarela no palito;

  • mini hambúrguer;

  • empadinhas;

  • tortinhas recheadas.

Tudo isso, sem contar os docinhos: macaron, brigadeiro de colher, cocadinha e bolachas gourmet são excelentes. Dá até vontade!

Foto: prettymyparty.com

Diz aí, noivinha: agora ficou fácil montar um chá de panela dos sonhos, não é mesmo? Com essas dicas, não tem erro! Você e os seus convidados vão se divertir muito, tornando o momento ainda mais especial.

E para continuar acompanhando outros conteúdos exclusivos, assine agora mesmo o canal do Salve a Noiva no YouTube!

1 comentário

Cliquei aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Queria montar uma lista de presentes onde os convidados pudessem acessar e escolher o que desejam/podem dar. Quem pode dar mais, dá e quem não pode, dá algo mais em conta. Tem alguma sugestão de como posso fazer isso?

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay