Damas e Pajens

Tudo que você deve saber antes de escolher o penteado das daminhas!

Com um pouco de sensibilidade, escolher penteados para daminhas pode ser muito mais fácil do que se imagina.

Depois da chegada da noiva, o momento mais esperado de qualquer cerimônia de casamento é a entrada dos pajens, daminhas e floristas. Por isso, para que seja realmente um momento especial, é preciso que as crianças fiquem a vontade no papel que  estarão desempenhando e com a escolha do figurino.

Escolher as roupas, sapatos e penteados dos pequenos é missão para a noiva, claro! É preciso ter sensibilidade e jogo de cintura para acertar em cheio e evitar possíveis contratempos. Lembre-se de que as crianças não entendem completamente o que é um casamento, e muito menos do que significa o compromisso de participar!

Segue aqui algumas dicas de penteados para não errar na tarefa! Ao contrário do que muitas noivas imaginam, este pequeno detalhe do visual é importantíssimo para que as meninas cativem os convidados e fiquem felizes em fazer parte da cerimônia.

Como escolher penteados para daminhas?

Primeiro, converse com a mãe!

Em primeiro lugar, converse com as mães das daminhas. Assim você colhe informações importantes na hora de decidir… Não dá pra simplesmente impor o penteado, sem saber se a criança gosta daquele estilo ou não. Leve em consideração a preferencia delas, pois evita que elas se irritem minutos antes de entrar na igreja e arranquem todo o visual! Acontece.

Priorize sempre o conforto.

Priorizar o conforto é uma boa dica inclusive quando se trata dos adultos; imagine então quando se fala em crianças. Especialmente as menores, não demoram nada a se irritar com aqueles penteados mais esticados, que puxam os cabelos, e também com acessórios que machucam a cabeça.

Portanto, conforto em primeiro lugar!

Não tente transformá-las em adultas!

A graça está justamente no fato de que são crianças! Por isso, não tente transformar as daminhas numa versão mini da noiva. Geralmente essa tentativa deixa o resultado beirando ao bizarro e tira toda a naturalidade da criança. Deixe a pequena ser pequena, mesmo no dia de seu casamento!

Dicas de penteados para daminhas

Trança

É uma boa opção, desde que a daminha concorde. A trança é esteticamente bonita e, se bem feita, não fica desconfortável. Use a diversidade de trançados como uma vantagem para convencer a daminha a tentar usar este tipo de penteado.  Melhor ainda se a ideia for completar o visual com um belo acessório.

Dependendo da textura do cabelo e do tipo de trança escolhido, vale a pena fazer um teste antes, para descobrir por quanto tempo o visual permanecerá intacto. Procure um profissional e converse com as mães das daminhas, para que elas ajudem a orientar as filhas como se portar para não destruir o penteado antes do tempo. Se for uma criança muito agitada, talvez seja necessário pensar em estratégias para fixar a produção.

Meio preso

O meio preso é uma boa pedida, porque não incomoda a criança. Pode ser feito em casa e não é tão informal quanto deixar o cabelo todo solto. Além disso, pode ser incrementado com laços, fitas e flores. Quanto mais delicada a produção, melhor.

Se o visual ficar simples demais, é possível adotar alguns truques. Crie cachos grandes com babyliss, torça as mechas laterais, que serão unidas na parte de trás da cabeça ou faça uma trança a partir do encontro delas; são apenas algumas opções.

Que tal criar um mural no Pinterest só com referências de penteados para daminhas?

Coque

Definitivamente, coques são uma boa pedida para casamentos mais tradicionais! No entanto, também estão entre os penteados para daminhas que exigem mais cuidado por parte da noiva, dos pais das meninas e dos profissionais. Afinal, basta prender o cabelo com um pouco mais de firmeza para que as crianças se sintam incomodadas.

Se quiser investir nesse penteado sem correr o risco de causar dores de cabeça, abra mão de coques muito altos ou certinhos. Um coque baixo e frouxo deixa a daminha elegante na medida certa para a cerimônia e mantém o cabelo afastado do rosto para as brincadeiras que, com certeza, acontecerão durante a festa.

Acessórios que podem ser utilizados

Flores

Eis um acessório que nunca sai de moda! Além de belas, as flores potencializam duas características das meninas: naturalidade e leveza. Também podem ser facilmente aplicadas em diferentes tipos de penteados, das tranças aos coques. Hoje, uma alternativa muito popular é deixar os cabelos das daminhas soltos e enfeitá-los com tiaras de flores.

Tiaras

Atemporal, as tiaras são um bom acessório para daminhas mais novas por dois motivos: inspiram penteados mais simples e prendem as franjas para trás. Assim, as pequenas ficam mais confortáveis e você corre menos risco de não poder contar com elas na hora da cerimônia. Além das flores, pérolas, cristais e outras pedras são bem-vindas.

Presilhas

A grande vantagem das presilhas sobre outros tipos de acessórios é a versatilidade! Podem ser encontradas em diversos estilos, combinam com praticamente todos os penteados e ficam bem em meninas de diversas idades. Assim como as tiaras, ajudam a prender partes do cabelo que mais incomodam. Só é preciso tomar cuidado para escolher uma peça que não machuque.

Fitas

Outro acessório perfeito para daminhas mais novas, por conta de sua delicadeza. Uma simples fita de cetim deixa qualquer penteado mais romântico! Experimente-as com o cabelo meio preso ou em rabos de cavalo. Também é possível usá-las em tranças, coques ou como tiaras.

Laços

Assim como as tiaras, os laços são acessórios atemporais na elaboração de penteados para daminhas de casamento. E, exatamente como as fitas, podem transformar qualquer produção simples em algo mais interessante. Porém, é preciso tomar cuidado para não exagerar! Se o vestido da criança já tiver um laço, talvez seja bom pensar em outro enfeite para os cabelos.

Gostou das dicas? Compartilhe com as mães de suas daminhas e peça a opinião delas!

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!