casamento na praia noivos com óculos de sol
casamento ao ar livre

Casamento na praia: Expectativa vs Realidade

Casar na praia ao pôr do sol pode ser muito romântico, mas existem detalhes que ninguém te conta, e eles podem mudar bastante a sua organização do casamento.
C omo o nome já diz, aqui é a intenção é salvar as noivas, então lá vai a verdade sobre as festas ao ar livre!

Quando vemos fotos de festas de casamento na praia, tudo parece muito bonito – o pôr do sol, o mar, os vestidos leves e esvoaçantes, todo mundo feliz -; mas, fazendo uma reflexão, se pensarmos friamente, percebemos alguns itens que não são tão bonitos assim neste tipo de ambiente. Está pronta pra enfrentar a realidade sobre esse tipo de festa?

Expectativa: Os noivos trocam as alianças e fazem juras de amor, tudo muito romântico, ao som das ondas!

Realidade: Talvez o mar não esteja assim tão romântico no dia do casório. Se ele estiver muito agitado, o barulho pode ficar bem forte. Sabe quando dá aquela ventania na praia? Pois é. Isso pode acontecer no meio do seu “sim”. Não dá pra controlar a natureza…

Você pode se prevenir e alugar microfones, pra garantir que todos os convidados escutem a adequadamente a cerimônia, numa espécie de plano B, caso no dia esteja chovendo ou com um vento daqueles, fazendo o barulho ficar maior que o normal. Isso sem falar na areia que o vento desloca e pode pegar você e seus convidados pelo caminho…

 

noivos com cabelos ao vento

 

Expectativa: A possibilidade de ficar descalço durante toda a cerimônia, sentir a areia nos pés, naquele clima de paz e amor…

Realidade: A areia esquenta rapidinho num dia de sol quente. Isso pode causar um certo desconforto, dependendo da temperatura. Imagine caminhar até o altar, na maior elegância que a ocasião pede, com os pés queimando! Pense nos convidados!

Salto alto e areia não combinam. Isso significa que além do calor, ainda tem que adequar os trajes ao fato de que não poderão ser usados com salto alto.

 

Expectativa: Uma cerimônia íntima, cercada apenas por amigos e familiares próximos…

Realidade: A não ser que você seja alguma milionária (ou esteja casando com um…) e puder casar numa praia particular ou longe o suficiente para ser pouco habitada e frequentada, a praia é um lugar público, certo? Além dos seus convidados e fornecedores, certamente você será a atração da praia para os demais frequentadores. Agora, mico mesmo, é você não pensar nesta variável básica e acabar como na situação da foto abaixo… olha só o intruso!

Todos amam festas de casamento. Certamente seu casamento será assistido por uma turma de curiosos, passando pela praia e tentando ver a cerimônia.

A dica é escolher datas fora dos meses de férias ou feriados; pelo menos dá mais chances de não pegar a praia cheia…

casamento na praia com pessoas olhando

 

Expectativa: Festa de casamento na praia sai mais barato que um casamento tradicional.

Realidade: Por incrível que pareça, dependendo do lugar, pode sair até mais caro do que num espaço fechado. Você pode precisar de uma estrutura que não está constando em seu orçamento. Alguns casais chegam a pagar até estadasem hotel para os padrinhos.

Verifique se realmente essa festa será mesmo mais em conta que a tradicional.

 

Expectativa: Posso fazer meu casamento dos meus sonhos em qualquer praia de acesso público.

Realidade: Não é bem assim. Você não pode simplesmente montar seu altar numa praia qualquer e casar. Nem todas as praias têm acesso livre; por isso, você vai precisar consultar a prefeitura local.

Muito hotéis tem praias privativas, o que favorece na hora de planejar a estrutura e evitar curiosos. Se a prefeitura barrar seu casamento, esta pode ser uma saída.

 

fotógrafo turando fotos em um casamento na praia
Olha só a fotógrafa, se queimando na areia quente!

 

Um casamento ao ar livre pode ser lindo, claro. Porém, se você tem este sonho, preste atenção nas pegadinhas. Imagine todas as situações e previna-se.

Tenha em mente que casamentos na praia parecem mais fáceis e baratos do que realmente são. A paisagem colabora, claro, mas também tem seus pontos negativos. Há detalhes essenciais, que não podemos esquecer.

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!