ideias-casamento-no-quintal-1
casamento ao ar livre

Coisas que ninguém te conta sobre casamento em chácara ou casa.

Pensar em casar na chácara da família ou no quintal da sua casa (home wedding) é uma boa ideia para reduzir custos e deixar a festa mais intimista (se for com menos de 150 convidados, né). Porém, o que mais reparo é que as pessoas não se preocupam muito com a estrutura do local, e isto acaba se refletindo na recepção, no conforto dos convidados e nas fotos da festa, que serão sua unica lembrança do dia mais esperado da sua vida.

Decoração

Se optou por este tipo de festa, já pensou no local onde tirará fotos? Pois então pense. E aonde será a cerimônia? Se quiser fotos boas, pense em locais estratégicos para montar o local da cerimônia e arrume um cenário legal para que suas lembranças fiquem bonitas para a posteridade.

Uma maneira de garantir fotos melhores é cuidar da paisagem natural do local meses antes da festa, com a ajuda de um jardineiro ou paisagista, para que até a festa tudo fique lindo. Pode parecer bobagem, isto é fundamental e vai fazer toda a diferença no dia do casamento. Ainda sai mais barato que muito investimento em decoração, para “maquiar” o local, coisas como grama sem falhas, cerca viva preenchida como da foto abaixo, árvores saudáveis, etc.

Além da vegetação, tem os adicionais. Um decorador ajuda muito a perceber os demais detalhes, pois terá uma visão diferenciada de tudo que poderá ser feito para que o ambiente pareça aconchegante e preenchido. Ele dá as dicas de onde fazer um corredor decorado para a entrada da noiva, um espaço para o bar, e assim por diante. A pior coisa é gastar dinheiro em decor e depois ficar com aquela sensação de festa vazia.

Banheiros

Seu casamento não é um festival de música, então não poderá ter filas para usar o banheiro e, pior, o estado em que este banheiro ficará ao longo da festa. Chão molhado, falta de papel e cheiros não muito agradáveis não dá pra fazer parte da programação.

Numa festa com até 50 pessoas, você consegue administrar com apenas um banheiro feminino e um masculino. Acima disso a coisa já fica um pouco mais crítica, e de 120 convidados pra cima, precisa de pelo menos 3 banheiros para cada. Ah, e com gente escalada pra cuidar desses banheiros todos, tomando conta do papel e sabonete suficientes!

A boa noticia é que hoje você encontra banheiros químicos de luxo, que em nada lembram aqueles azuis tradicionais. Estes banheiros de luxo possuem ar condicionado, torneira automática, vaso tradicional e nada de pisos molhados e fedidos. Segue aí dois nomes de empresas que prestam esse serviço: WChic e BanheiroVip.

Cozinha

Será que a estrutura da sua cozinha é suficiente para uma equipe de buffet? Isso é realmente muito importante e deve ser verificado logo após a contratação da empresa. Fale com o responsável e leve-o até o local para ver a quantidade de geladeira. Questione se precisará de freezers e mesas a mais. Se o chef falar que não precisa, suspeite. Já imaginou o problemão se no dia não tiver espaço suficiente para armazenar carnes e bebidas? Seja prudente.

Iluminação

O quintal de uma casa é mais fácil de iluminar, se não for muito grande.

Agora, numa chácara já é mais difícil.  Caso planeje casar num local assim, talvez seja recomendável montar toda a estrutura ao ar livre, aproveitando a natureza.

Isso encarece o investimento em iluminação, que teria que ser muito maior pois as pessoas não podem ficar no escuro. Além do que, sem iluminação não dá pra tirar fotos bonitas. Esse é um investimento que pode ser um pouco caro mas faz toda a diferença na decoração.

Locação de materiais 

Por mais que tenha mesas e cadeiras suficientes, muitas coisas precisarão ser alugadas. Festa de casamento sempre é mais cara do que se imagina de início.

As cadeiras não podem ter exatamente no mesmo número de convidados, nem as mesas (pois precisa-se contabilizar ainda mesas para convidados, para o bolo e para o serviço de buffet). É necessário também pratos e copos extras, imaginando que uma pessoa não usa só um copo e bebe diferentes bebidas. Há ainda as toalhas de mesa, talheres e mais uma lista infinita de coisas.

Vizinhos

Dependendo da vizinhança, algum transtorno pode estar incluído na sua lista sem você saber.  Evite dissabores desnecessários com a vizinhança e avise com antecedência que você pretende se casar lá. Isto não se aplica no caso de chácaras que são usualmente alugadas para eventos, claro.

Imagine que além do som até altas horas (há condomínios que não toleram após ás 22 h; verifique!) haverá ainda muitos carros estacionados pela vizinhança. No final, ainda tem aqueles convidados alegrinhos, que saem falando alto e fazendo a maior algazarra pela rua. Inevitável, mas administrável.

Faça a politica da boa vizinhança e leve uns docinhos da festa para os vizinhos…

Convidados

Chato de pensar mas é verdade. Quantas vezes você não ouviu falar de pessoas que perderam paletó ou celulares numa festa de casamento?

Se fizer uma festa em casa, lembre-se de que haverá um grande número pessoas circulando lá. Talvez algumas delas você nem conheça. Mesmo que a festa seja na área externa, sempre tem gente que entra na casa, sem contar os fornecedores, que estão trabalhando. Então, por precaução, guarde objetos de valor em outro lugar, se possível, e tranque as portas de alguns cômodos mais importantes.

Estacionamento

Em chácaras, normalmente não temos este problema, mas se preferir deixar seus convidados mais confortáveis, principalmente se estiver chovendo, vale a pena contratar um serviço de valet.

Se o casamento for em casa, corre-se o risco de não ter onde estacionar tantos carros na rua. Infelizmente, com chuva ou sem chuva, nestes eventos sempre a grama fica destruída!

 

Preste atenção nos detalhes! Pequenas coisas que, somadas, fazem a diferença em todo o planejamento e execução.

A festa é dos noivos, mas quem mais usufruí são os convidados! Então, pense como eles. Se eles ficarem confortáveis e se divertirem, a sua festa será um sucesso com certeza!

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!