casamento ao ar livre

Guia básico do casamento na praia!

Casamentos na praia tem um charme extra pelo som do mar, a natureza e a areia nos pés. Mas se você deseja um casamento com os pés na areia, precisa ler esse guia para que tudo saia como planejado.

O primeiro passo para organizar um casamento na praia é decidir a data dessa festa, não pelo a que você mais gosta, mas uma que seja fora de temporada. Já pensou que praia lotada, com vendedores e curiosos pode ser chato para seu casamento? E aqueles carros com som alto passando na orla, será que rola?

Você sabia que pode casar na praia mesmo sendo fora de um hotel ou pousada? Alguns locais liberam cerimônias de casamento com um alvará dado pela prefeitura da cidade. Por isso antes de fechar vá até a prefeitura e se informe.

Depois desses detalhes liberador, siga estas dicas para te ajudar a garantir um casamento perfeito de frente para o mar!

Quanto custa um casamento na praia?

Casamento feito durante o pôr do sol no deck de frente para o mar

1. Cuidado com o tempo

O calor da tarde pode ser horrível à beira-mar, pense em seus convidados!

Nem todo mundo aguenta altas temperaturas, especialmente os mais velhos e as crianças. Para evitar o calor pense em uma cerimônia durante a manhã ou ao pôr do sol e disponha água, água de coco ou águas aromatizadas para refrescar. Caso você visite o local da cerimônia no mesmo horário de sua festa, e percebeu que o sol fica forte providencie um local com sombra ou uma cobertura.

Praia sempre tem pernilongos por isso é legal você deixar repelentes e protetores a disposição de seus convidados e até entregar uma Welcome bag aos padrinhos.

Lembre de verificar a maré, você não vai querer ver água invadindo sua festa!

casamento na praia tenda
casamento na praia elegante
casamento na praia 10
Com maré alta provavelmente este espaço sumiria!

2. Fotos

Encontre um fotógrafo que já tenha feito fotos na praia, isso evita de contratar um profissional que não esteja familiarizado com técnicas de iluminação do ambiente.

casamento na praia - noivo carregando noiva

3. Escolha um vestido de noiva adequado

Casamentos na praia não permitem usar um vestido de princesa e nem traje social para os convidados. Você e seu noivo devem usar uma roupa leve e que não transpirem demais.

Os noivos podem usar looks mais modernos como uma camisa e calça claras. E para os convidados ficarem relax é bom dar algumas dicas de trajes no site do seu casamento.

vestido de noiva casamento na praia

vestido casamento na praia

4. Cuidado com a alimentação

Utilize alimentos e costumes da região onde será a festa, assim tudo fica mais fácil e barato.

Ao escolher o menu lembre-se que altas temperaturas favorecem a rápida decomposição dos alimentos. Alguns podem estragar rapidamente, os doces podem azedar e a cobertura do bolo derreter. Já imaginou aquele docinho lindo com o chocolate mole ou aquele bem casado com o recheio estragado?

mesa dos convidados casamento na praia

bolo com estrelas do mar casamento na praia

5. Flores

Muitas flores são delicadas e precisam de cuidados. A luz solar direta e o calor acabam com muitas delas. As mais resistentes são as orquídeas, crisântemos e plumeria são resistentes e ficam bem em qualquer clima. Para não ter problemas procure um decorador de confiança para que ele te oriente qual o melhor para você.

flores casamento na praia

flores casamento na praia

flores casamento na praia

7. Tenha um plano B

A última coisa que você quer é acabar com seu casamento, mas às vezes a natureza não ajuda. Alugue uma tenda por precaução, assim em caso de chuva ou vento excessivo vocês estarão protegidos. Você também pode verificar no local onde vai casar se em caso de chuva eles tem como fazer o casamento em local fechado.

casamento na praia 13

iluminação casamento na praia

Aconselho pesquisar bem todos os valores, ver se o hotel ou pousada que você vai contratar tem toda a estrutura necessária para atender em condições normais e em possíveis contratempos como chuva. O ideal é fazer um orçamento com espaço + buffet + decoração para um ambiente na praia e outro para local fechado, assim consegue comparar preços e ver o que é melhor para o bolso.

Para algumas opções de espaços e preços para casamentos de frente para o mar, veja Aqui.

Lembre-se que você terá que ir várias vezes até a cidade escolhida pesquisar fornecedores, decidir coisas da festa e contratar assessoria. Será que você terá disponibilidade para ir ao local sempre ou contratar uma assessoria pra fazer isso? São pontos importantes a considerar.

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!
GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!