california-wedding-14-111415mc-720x1080
casamento rústico

Erros que podem ser cometidos num casamento rústico

Você sabia que o fato de um casamento ter decoração rústica, não quer dizer que ele será barato? Tudo dependerá do local escolhido, da quantidade de convidados e da decoração contratada.
Omaior erro dos casais é subestimar um casamento rústico, imaginando que pode ser mais barato que os tradicionais. Isso até pode ser verdade, desde que os noivos façam as escolhas certas.

Casamentos em estilo rústico são encantadores, mas assim como qualquer outro estilo de casamento, podem ter diversos valores. 

Não só o custo, mas também existem outros aspectos nos quais as pessoas enganam-se no planejamento.

Você deve ter em mente que este tipo de casamento possui  detalhes e materiais de madeira, grande quantidade de flores (maior que no casamento tradicional…), demandam locais abertos, como sítios, chácaras, e podem ainda pedir um cardápio mais regional.

Segue aqui alguns erros comuns quando se fala neste tipo de festa. Veja se não está caindo em alguma destas armadilhas!

 

Ruffled - photo by http://www.lindsaymaddenphotography.com/ - http://ruffledblog.com/family-style-destination-wedding-in-tuscany

Acreditar que rústico significa desorganizado

Bem, uma festa demanda bastante organização, seja ela em que estilo for, e o rústico não foge disso, claro!

Não pense que a mudança de ambiente implique em menos detalhes que um casamento tradicional! Não se engane pensando que gastando menos numa festa de casamento realizada numa chácara, por exemplo, é necessariamente uma festa rústica. Se não tomar cuidado, correrá o risco de parecer mal feito e seus convidados podem ter a impressão de desleixo.

Escolher o local errado.

Isso é bem importante! Muitos casais amam o estilo rústico, mas quando escolhem o local acabam optando por um que na verdade não é tão rústico assim… O encanto por um espaço de eventos pode fazer você acreditar que ali dá pra conferir um jeito mais despojado para a festa, só que não.

Preste atenção se não contou para o proprietário esta sua intenção e ele fez parecer que ali você consegue fazer o que pretende; principalmente no caso de ele oferecer um desconto no preço.

Lembre-se: eventos rústicos são realizados somente ao ar livre ou, no máximo, em locais que tenham revestimento aparente, que lembrem uma chácara ou um estilo industrial.

nova-iorque-casamento-13-071315mc

Pensar num plano B para chuva; mas esquecer completamente do vento!

Não é só chuva que pode atrapalhar sua festa; pense numa ventania daquelas! Claro que pode acontecer de sua decoração sair literalmente pelos ares!

Se o evento for ao ar livre, nunca se esqueça de que o vento pode ser uma força perigosa.

Converse com o decorador sobre o que fazer caso isso aconteça. Qual é o plano B do vento? Queremos que o casamento seja rústico, mas nem tanto, certo!

Garanta-se no caso de imprevistos!

 

Confundir o tema!

Veja bem! Rústico não significa “pobre”, “quebrado”, “sujo” ou “barato”. Percebe a diferença?

O rústico pode ser muito chique, muito elegante e sair mais caro do que uma festa comum. O que é rústico para uma pessoa, pode ser brega para outra; cada um com seus parâmetros…

Converse com seu futuro cônjuge e veja o que ele pensa como sendo “rustico”. O conceito pode variar bastante de pessoa para pessoa! Olha só a foto abaixo; o exagero no rústico pode fazer com que você se case literalmente no brejo!

hay bale lounge area | Kacie Lynch Photography | Glamour & Grace:
Rústico demais!

Esquecer de indicar o traje adequado no convite.

Isso pode dar uma certa confusão. Normalmente, o rústico indica um traje casual, até mesmo um jeans pode aparecer na mente de seus convidados como sendo um traje adequado para este tipo de ambiente.

Indique com exatidão o traje com que deseja que todos se apresentem em sua festa.

O tema da festa e o ambiente podem ser rústicos, mas você pode desejar que os convidados venham trajados socialmente. Sem problemas, desde que esteja bem especificado no convite.

Photography : Brandon Chesbro Read More on SMP: http://www.stylemepretty.com/2012/08/31/nashville-wedding-at-mcconnell-house-from-brandon-chesbro/

Deduzir que custará menos.

Como já mencionado anteriormente, casamentos em estilo rústico não significam, necessariamente, casamentos mais baratos. Para quem pensa desta forma, o orçamento pode ser uma surpresa.

Na verdade, um local rústico pode custar o mesmo (ou até mais!)  que um salão top de eventos. Existem locais lindos ao ar livre, principalmente em São Paulo, que custam mais de R$ 30.000 a locação.

Leve em conta o custo das flores, do bolo e do aluguel de equipamentos, que são praticamente o mesmo para qualquer tipo de casamento. Pode acontecer de um casamento rústico pedir uma decoração com maior quantidade de flores que o tradicional, por exemplo. Aí, pelo menos este item sairá mais caro.

Os móveis de madeira, por exemplo, são mais caros que os de metal.

casamento-rustico-elegante
Casamento num rancho, rústico. Porém, perceba que a decoração está elegante, ou seja, nada barata.

 Tudo natural demais.

Muito cuidado nessa hora! Acreditar que rústico é largado é um grande erro!

Ninguém vai curtir sua festa se escolher um local desconfortável.

bolo-de-casamento-rustico

Resumindo: assim como qualquer tipo de festa, um casamento rústico pode ter diversos valores e situações!

Toda festa de casamento é basicamente igual; demanda um bom planejamento e cuidados minuciosos, bem como um orçamento controlado.

As fotos acima são de casamentos reais:

Comente

Cliquei aqui para postar um comentário

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!