fbpx
casamento rústico

7 Passos para ter um casamento estilo rústico inteligente

Para planejar e decorar um casamento rústico, devemos seguir alguns passos importantes. O primeiro deles é gostar deste estilo, e não apostar nele apenas como uma ferramente de baixo custo.

Por mais que todos os anos tenham novas tendências para o mercado, o casamento estilo rústico não sai de moda.  Pode ser durante o dia, a noite, romântico, chic ou boho. Pode mudar o estilo, mas os itens básicos que compõem esse casamento não mudam.

Para organizar um casamento assim, você obviamente deve gostar do estilo rústico e também de elementos da natureza. É um erro imaginar que este casamento precisa só de DIY e só serve para casamentos simples e baratos. É um casamento que tem a ver com a personalidade do casal assim como qualquer outro. Por isso, quanto mais você estiver familiarizado com isso mais ideias terá para sua festa.

Vamos concordar com uma coisa: uma cerimônia ao pôr do sol, usando a natureza como decoração e uma música ambiente ao vivo, são a combinação romântica perfeita e emocionante para este tema.

30 Ideias para decorar seu casamento com folhagens

Como fazer uma cerimônia de casamento sem gastar com decoração?

cruz em madeira para cerimonia de casamento

Espaço

Um ambiente ao ar livre é a melhor opção. A natureza tem um papel importante neste estilo de casamento, que soma na decoração da festa. Locais como, chácara, sítio, rancho, e até uma beira de um lago são indicados para a cerimônia. Já imaginou as fotos que você terá com um casamento assim?

Dá para fazer um casamento rústico em um salão? Dá! Mas fica melhor se o local tiver um estilo mais natural, com paredes de flores e tijolo aparente. E pense que, as vezes, você pode pode desgastar bastante energia procurando o local ideal e pagando caro por ele, quando na verdade tem a disposição uma área que passa despercebida e poderia atender muito bem sua necessidade, como o quintal de casa, ou um espaço no condomínio.

Decoração casamento rústico

Madeira! É o material mais assertivo para compor este estilo. Não tem com fazer um casamento rústico sem ela!

Contrastar elementos naturais com ferro, cordas e tecidos é uma combinação que dá certo. Aa combinação desses materiais com a cor branca ou amarela é comum, mas você pode ousar com vermelho e laranja também, que são cores que destacam e trazem muita vida para a decoração. Elas deixam o ambiente mais quente.

Para um rústico chic, o uso de lustres de cristal e mobiliário antigo é outra combinação que fica perfeita. Também é possível apostar em materiais metálicos, como cobre, dourado ou prata. Para qualquer estilo de festa e horário, o uso destes elementos com flores suspensas, guirlandas ou iluminação podem ser usados.

lembrancinhas casamento estilo rústico

convite casamento estilo rustico

Flores

O melhor para um casamento rústico é usar flores da época e que resistam bem em ambientes ao ar livre, com influência de vento e calor. As flores da estação são as mais baratas e dependendo da cor, você pode combiná-las com as cores da decoração. Assim tudo fica harmônico. Se você não sabe a época de cada flor, descubra aqui.

Use flores em potinhos pendurados, folhagens, ervas e pimentas, ao invés de arranjos de mesa e suculentas para decorar, Aqui não precisa se preocupar com arranjos estruturados e grandes.

Se o orçamento não for tão apertado, pode até usar flores silvestres e frutas.  Quem quiser economizar, pode aproveitar as flores e folhas do local para a cerimônia.

Cardápio

Fuja do tradicional buffet com filé mignon e aposte em pratos regionais.  Pode iniciar com as tradicionais entradas de festa como: queijos, patês, torradinhas, conservas e até alguns salgados. Para o prato principal, as comidas locais é sucesso certo. Por isso, opções como churrasco, comida mineira ou caseira são sempre uma boa escolha.

Se não quiser servir comida, uma boa dica é montar mesas com entradas, tortas salgadas, lanches e uma outra mesa com massas, para encerrar. Seguindo essa linha, uma mesa com doces e bolos caseiros fecha a noite com chave de ouro.

25 Ideias para um casamento com churrasco

Trajes

Claro que tem algumas regrinhas quanto a isso, mas a escolha final é dos noivos. Um casamento durante o dia e rústico, que seria um evento informal, pede trajes mais leves e despojados. O vestido da noiva deve ser mais delicado e com pouco volume, para combinar com este tema. O noivo não precisa usar terno e pode apostar em um colete ou só a camisa social.

Pajens e daminhas devem seguir a mesma regra; roupas leves e confortáveis.

Trajes para noivos moderno

Noivos com terno sem gravata

decoração casamento rustico

decoração casamento rustico

Música

A música tem a ver com a personalidade dos noivos, então fica difícil estabelecer algum padrão.

Claro que o que mais combina um casamento rústico é uma boa música ao vivo, de preferência uma dupla sertaneja, grupo de jazz ou MPB… Mas, claro, se preferir um DJ, tudo bem também… Dá até para usar bolar uma combinação de dois estilos, por exemplo, MPB na cerimônia e DJ na festa, para animar os convidados e fazer a festa durar até altas horas da madrugada. Tudo vai de acordo com seu gosto e seu bolso, claro!

Impressos

Tenha o cuidado de providenciar que todo material impresso da sua festa de casamento siga fielmente o estilo da festa. Convites de casamento, save the date, tags e menus podem ser impressos em papéis reciclados ou com semente, que podem ser plantados pelo convidado após seu uso.

Porém, caso você ache o rústico um pouco exagerado, também pode usar o modelo tradicional, inserindo alguns elementos da natureza pra dar um charme e remeter ao estilo…

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay