Cerimônias

Tipos de cerimônia ecumênica para casamentos

Muitos noivos estão trocando as igrejas por uma cerimônia ecumênica pela praticidade de fazer toda a festa de casamento em um ambiente só. Além disso, as igrejas estão cada dia mais concorridas, o que torna mais difícil reservar a data que desejam.
Fazer uma cerimônia de casamento não religiosa não quer dizer que o casal não tem religião ou ligação com Deus. Existem muitos motivos para isso, como quando os noivos são de religiões diferentes ou o simples fato de achar uma cerimônia simbólica mais bonita.

Nesses casos, o evento é realizado por um juiz de paz, que pode ir até o local desejado para celebrar a união civil, ou por um celebrante. Existem celebrantes que apenas contam a história dos noivos, falam algumas palavras e encerram a cerimônia. Outros podem fazer cerimônias simbólicas com os familiares, falando algumas palavras, os noivos trocando juras de amor ou uma cerimônia celta. Essas cerimônias também podem usar alguns rituais para simbolizar a união dos noivos, como as que você verá agora.

Areia

A cerimônia é feita com a mistura de duas cores de areia em um único vaso, simbolizando a união do casal e de seus familiares. Alguns utilizam a areia branca para simbolizar Deus, que pode ser colocada pelos pais. Depois os noivos colocam a sua respectiva cor e está feita. O bonito é que este pote vira um item de decoração especial em sua nova casa.


Alguns casais fazem a mistura de uma bebida que gostam, como cerveja ou vinho.

Velas

Para simbolizar a união do casal são utilizadas três velas. São usadas duas menores, que representam a noiva e o noivo, e uma central, maior, que simboliza o casal. A noiva e o noivo pegam as velas ao mesmo tempo e acendem a vela central para representar sua união desde então.

cerimônia-de-casamento-das-velas

cerimônia não religiosa casamento

Árvore 

É perfeita para casamentos no campo e para os amantes da natureza! Podem ser de duas maneiras; na primeira, os noivos plantam uma muda de árvore e a regam. Na segunda, os pais dos noivos plantam uma semente, os padrinhos colocam o adubo e por último os noivos regam o vaso.

Após a cerimônia, o objetivo do casal é cuidar da planta para que ela cresça e fica cada dia mais forte, simbolizando o amor que sentem um pelo outro.

cerimonia-casamento-diferente

cerimonia de casamento ecumenica

Caixa com cartas de amor ou vinho

Cada noivo escreve uma carta de amor, um para o outro, falando dos pontos positivos do relacionamento. Esta carta deve ser colocada em uma caixa de madeira e pregada, para ser aberta somente em casos de emergência, como uma briga feia ou uma situação de divórcio.

Você pode fazer o mesmo com uma garrafa de vinho ou champanhe. Aqui a intenção é abrir em um momento de alegria como 10 anos de casamento, a compra de uma casa, e depois vocês podem “lacrar” outra bebida para abrir 10 anos depois.

813955256ae25ef02b3effc930bf42d0

Pintura

Mais uma maneira de eternizar o momento do casal em seu novo lar. Você vai precisar de uma tela em branco e duas cores de tinta. Os noivos devem jogar essa tinta na tela branca representando a união deles.

Um cordão de 3 fios é difícil de ser quebrado.

Corda com 3 nós

Também chamada de nó de Deus, as três cordas simbolizam o homem, a mulher e Deus. O significado é que as cordas de Deus não se quebram facilmente, e o mesmo acontece com o amor verdadeiro, mesmo diante das mais diversas crises que o casal poderá enfrentar. Como vira um item de decoração da casa, sempre que olhar para ele o casal se lembrará da mensagem.

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!