igreja pequena em casamento na praia
Cerimônias

Dicas de como escolher a decoração da igreja para seu casamento

Veja o que fazer antes de escolher a decoração da igreja para seu casamento.

O pedido foi feito, a data escolhida, e vocês estão convencidos de que é isso mesmo que querem. Então, agora, arregacem as mangas e comecem os preparativos para este, que será um dos momentos mais importantes, marcantes e felizes de suas vidas. Mas você já pensou na decoração da igreja?

Uma das primeiras providências é a escolha do local para a cerimônia e para a festa e, depois o buffet e o vestido da noiva e mais para frente você se lembra da decoração da igreja para seu casamento.

Como fazer uma cerimônia de casamento sem gastar com decoração?

decoração com flores brancas em cerimonia de casamento na igreja

Antecedência necessária

Fique atenta. Geralmente, é necessário reservar a igreja com bastante antecedência, principalmente se você quiser uma específica, que esteja na moda ou muito requisitada. Em algumas, é necessário fazer o agendamento até com um ano de antecedência.

Existem cuidados e normas que devem ser levados em conta antes de escolher a decoração da igreja, mas não se preocupe. Hoje vou dar todas as dicas para isso.

O que considerar na decoração da igreja para seu casamento?

O que pode e o que não pode nas igrejas? Normalmente, elas permitem decoração, sim. Algumas têm restrições a exageros e ousadias, outras preferem que a decoração seja feita por alguém que já esteja habituado com o espaço e conhece as regras da igreja. Você precisa verificar isso direitinho antes de contratar a decoração.

O ideal é conversar com o responsável pela igreja para saber o que vocês podem ou não usar. Verifiquem se já dispõe de algum material que estão habituados a utilizar e que possam ser aproveitados na sua decoração. Perguntem, também, sobre quais adornos que existem na decoração da igreja e que podem ser retirados caso vocês assim desejem.

Além da questão da decoração da igreja, pode haver outras regras a serem seguidas, como uma restrição quanto às músicas na cerimônia. Alguns locais só permitem que sejam tocadas músicas sacras. Vejam também, se, no caso de participação de algum coral, precisa necessariamente ser o da igreja ou outro que vocês queiram contratar.

Algumas igrejas restringem o costume de jogar arroz ou pétalas de flores nos noivos, para evitar a sujeira. Outras ainda exigem que os ombros da noiva sejam cobertos em sinal de respeito.

A igreja católica possui algumas normas bem especiais relacionadas a cerimônias de casamento, e é bom você saber o que não é permitido para evitar possíveis conflitos.

  • Cancelamentos: caso, por algum motivo, você tiver que cancelar o agendamento da cerimônia, saiba que é preciso ir pessoalmente comunicar o fato e o dinheiro já adiantado, normalmente, não é devolvido.

  • Padrinhos: algumas paróquias não permitem que os padrinhos entrem juntamente com os noivos, mas pedem para que estejam com antecedência de, no mínimo, 15 minutos, e que entrem aos pares e sentem nos primeiros bancos – ou fiquem próximos ao altar. O número de entradas e quantas vezes a porta pode ser aberta também possui regras em algumas igrejas.

  • Celebrante: caso você queira alguém especial para celebrar a cerimônia do seu casamento, deve solicitar autorização e entregar uma carta assinada pelo celebrante, contendo seus dados, com, no mínimo, 30 dias de antecedência à cerimônia.

  • Decoração da igreja para seu casamento: quando a igreja aceita decoração, esta não deve atrapalhar a visão do altar e não poderá modificar o ambiente. Os dados de quem fará a decoração devem ser informados à secretaria com, no mínimo, 30 dias de antecedência.

  • Não é permitido, pela igreja católica, a preparação da decoração dentro da igreja, o uso de velas e castiçais sem proteção, utilizar biombos, usar toalha diferente no altar, afixar enfeites ou outros materiais nos bancos e paredes, mudar a disposição dos bancos ou cadeiras e, por determinação dos bombeiros, soltar fogos na área interna ou próxima à igreja.

decoração com plumas em cerimonia na igreja

Mais de um casamento no mesmo dia

No caso de mais de um casamento no mesmo dia, o melhor é entrar em acordo com as noivas dos outros casamentos e dividir as despesas com a decoração da igreja – além de torcer para que o seu desejo de decoração e o delas sejam compatíveis.

Cuidado na escolha das flores para não causar incômodo

Algumas flores são lindas para usar em decoração da igreja, mas têm um perfume muito pronunciado. Este é o caso dos lírios e jasmins, por exemplo. O perfume forte pode causar enjoo, dor de cabeça e até alergia em convidados ou pior, na noiva. E ninguém quer alguém espirrando na hora da cerimônia, certo?

E viva os noivos!

Cuidado com a questão de jogar arroz nos noivos, ela pode ser um pouco delicada. Algumas igrejas não permitem por causa da sujeira e até pelo risco de causar acidentes. Já pensou a noiva ou algum convidado idoso escorregar no arroz? É muito fácil!

O arroz é uma tradição milenar e uma forma de desejar fertilidade aos noivos. Se você quiser a chuva de arroz e a igreja permitir, providencie saquinhos com o grão e distribua entre os padrinhos e familiares.

foto noiva dentro da igreja com vestido rendado manga longa

Qual o melhor horário para a cerimônia?

Algumas igrejas dispõem de horários específicos para a realização de casamentos. Às vezes, é necessário que seja depois do culto ou da missa. É importantíssimo você obter esta informação para que a equipe que fará a decoração da igreja saiba exatamente quanto tempo terá para terminar o trabalho.

Fique atenta, também, à duração do casamento. Algumas igrejas costumam realizar mais de um casamento no mesmo dia e, neste caso, é necessário respeitar a política de atrasos. Desta forma, evita-se um efeito dominó, que é quando o primeiro casamento atrasa e os demais saem prejudicados.

Se possível, tente agendar o seu casamento no primeiro horário ou, se tiver condições, reserve e pague dois horários. Assim, você poderá ficar despreocupada com a possibilidade de atrasos.

Além da realização de mais de um casamento no mesmo período, é bom se certificar, também, se haverá algum outro tipo de evento na igreja na mesma data. Isso pode influenciar no trabalho de decoração e nos materiais que serão utilizados.

Casamentos durante o dia e a noite possuem características diferentes, portanto, este aspecto também deve ser levado em conta no momento da escolha pelo horário. Eventos à noite exigem mais glamour e uma decoração mais sofisticada, já os casamentos durante o dia podem ter uma decoração charmosa, mas mais simples.

Flores, velas, luzes e tudo mais

Com o conhecimento de todas essas informações importantes antes de começar a organizar a decoração do seu casamento, você já pode começar os trabalhos diretamente relacionados a este item.

Ciente do que pode e o que não pode na igreja que você escolheu para casar, agora, é só procurar uma boa decoradora e partir para a escolha das flores, velas, luzes e tudo mais que você quiser que faça parte da decoração.

Lembre-se que, no caso da igreja, menos é mais. Muitas vezes, uma decoração simples, delicada e romântica tem um efeito visual melhor do que outra suntuosa. Vale lembrar, ainda, que muitas igrejas têm pinturas e detalhes bonitos que acabam ficando escondidos quando se exagera na decoração. No mais, é curtir esse momento e começar a ser feliz desde já.

Você conhece outro costume ou regra específica de alguma igreja quanto à decoração de casamento? Compartilhe com a gente e até a próxima. 

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!
GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!