cerimônia de casamento homoafetiva
Cerimônias

O que é diferente na cerimônia de casamento homoafetivo?

O que faz com que todo grande dia seja especial é o amor, e na cerimônia de casamento homoafetivo, apesar das diferenças, isso não é diferente.

Muito se fala nas mudanças legais em relação à cerimônia de casamento homoafetivo, mas você já parou para pensar sobre ele? Ainda bem que estamos construindo uma nova forma de pensamento e uma sociedade mais livre de preconceitos – que promove a igualdade e o bem-estar coletivo.

Afinal, do que adianta todo o discurso de evolução e modernidade, se não se há liberdade de expressão? Sim, os tempos estão mudando e a única regra para o casamento, cada vez mais, passa a ser o amor.

Para matar a sua curiosidade ou até ajudar você a planejar esse momento tão mágico, o post de hoje está cheio de alegria. Você vai saber tudo sobre essa forma de promover o amor e como o planejamento para a data pode ser organizado. Se liga nas dicas a seguir!

Como é a cerimônia de casamento homoafetivo no civil?

As leis que regem o casamento homoafetivo não são diferentes daquelas que determinam o casamento civil entre homem e mulher. A documentação, os trâmites e os direitos do casal também são os mesmos – ainda bem, né?

As opções de regime de bens – união total, parcial ou separação total podem ir de acordo com as decisões do casal.

cerimônia de casamento homoafetivo

Existe casamento no religioso?

Infelizmente, a igreja ainda não aceita a realização da cerimônia de casamento homoafetivo.

Mas não se deixem abalar, pois essa união será tão abençoada como aquelas celebradas na igreja. Convide um amigo, parente ou qualquer outra referência para dizer algumas palavras nesse momento e torná-lo ainda mais especial.

Que tal? Super original e emocionante! O que importa é que a alma de vocês esteja espiritualizada e o pensamento totalmente positivo.

Como é a cerimônia de casamento homoafetivo?

A cerimônia de casamento homoafetivo segue um protocolo bem bacana, sabia? Diferentemente dos casamentos ditos “tradicionais”, nesse, é possível brincar com mais liberdade e criatividade na construção do cerimonial – inclusive, deixando tudo mais dinâmico e menos cansativo para os convidados.

Como o casamento religioso não é realizado, geralmente se organiza uma celebração personalizada no próprio espaço onde será a festa. Dá pra usar a referência dos casamentos tradicionais e improvisar um altar, pode ter discurso dos noivos (ou noivas), entrada triunfal, muita música e alegria. Vocês que escolhem!

cerimônia de casamento homoafetivo mulheres

Quem convidar para a cerimônia de casamento homoafetivo?

Assim como em qualquer casamento, nesse devem estar presentes aquelas pessoas que são importantes e fizeram parte da história do casal. Esqueça protocolos e obrigações, afinal, se é um casamento livre de preconceitos, é, também, livre de exigências caretas – aquele tio que você não gosta ou aqueles colegas de trabalho intolerantes não precisam fazer parte desse momento tão incrível! Oras, é dia de comemorar o amor e com aquelas pessoas que sabem o que significa esse sentimento – sem hipocrisias!

Como escolher o traje dos noivos ou das noivas?

O casal terá toda a liberdade do mundo para escolher o look da data, principalmente considerando o estilo de cada um (ou uma). Mas o que fica bacana é esquecer aquela superstição tradicional dos casamentos heterossexuais, que diz que o noivo não pode ver o vestido da noiva antes do altar.

No casamento homoafetivo, não tem essa: o casal pode planejar seu modelitos para ficar combinando e em harmonia com o evento. Que tal? Dentre as ideias mais usadas estão ternos iguais, mas gravatas de cores diferentes, vestidos de modelos diferentes, mas com os mesmos tecidos ou uma mistura muito legal sem gênero, e que mescla saias com paletós. É tudo só love e muito estilo por aqui!

save the date gay

Como pode ser o convite da cerimônia?

O convite de casamento é uma prévia do que será o tão esperado dia, então, deve ser feito no capricho. Se estamos falando de um casamento fora dos padrões e que busca a liberdade de expressão, escolher um modelo de convite super arrojado é a opção que fecha melhor com sua proposta.

Claro, há casais que preferem algo mais discreto e elegantérrimo – tudo depende da personalidade.

Uma das maiores tendências, hoje, é o convite online, então, pode ser uma boa aposta: gravem um áudio, façam um vídeo ou escrevam uma mensagem convidando as pessoas para o evento de vocês. Ou, então, procurem uma gráfica de qualidade que possa confeccionar um modelo inovador de convite.

Vale a pena investir um tempinho nessa etapa: o convite será uma das lembranças mais queridas dos festejos dessa bela união!

Existem empresas especializadas em cerimônia de casamento homoafetivo?

A resposta é SIM! Esse mercado de festas e eventos está cada vez melhor, mais abrangente e integrativo – e os profissionais estão buscando especialidades muito bacanas em todos os nichos.

O casamento homoafetivo é um desses nichos que, atualmente, estão super em evidência. Por isso, se você está buscando ajuda para organizar esse momento especial, nada melhor do que contratar alguém que esteja por dentro de todas as novidades e possa te trazer muita inspiração para esse tipo de cerimônia.

Além de ser uma comodidade, essa é uma ideia bem interessante para montar um evento no capricho, afinal, esse casamento merece ser um charme e deixar muita gente maravilhada.

Aqui, o que vale é celebrar o amor. Aproveitem a data para lembrar do quão importante é buscar a alegria de viver junto daqueles que fazem diferença nas suas vidas, seja lá quais forem as preferências afetivas. Afinal, ser feliz é o que importa!

Por isso, organizem esse evento com todo o amor do mundo e aproveitem cada segundo! E não esqueçam de mandar uma mensagem aqui nos comentários compartilhando cada detalhe dessa união. Até a próxima!

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!