fbpx
casamento sem cerimonia religiosa
Cerimônias

Como organizar um casamento sem cerimônia religiosa?

Sabia que é possível ter uma festa de casamento sem cerimônia religiosa? Confira algumas dicas para organizar a sua sem neuras!

O casamento pode ser uma grande fonte dúvidas para casais que não são religiosos ou não frequentam igrejas. Muitos deles se sentem desconfortáveis em passar por cerimônias sem ser praticantes!

No entanto, é perfeitamente possível organizar um casamento sem cerimônia religiosa. Confira as minhas ideias para ir além da frieza da união civil e promover uma festa que tenha tudo a ver com os valores de vocês.

Seja casual

Casamentos tradicionais têm um nível de formalidade que você deve dispensar. Portanto, nada de chegar em uma limusine no cartório, elaborar um roteiro engessado para a festa ou exigir o uso de trajes super chiques.

O ideal é aproveitar esse momento da forma bem descontraída ao lado do seu amor e das pessoas que vocês consideram mais importantes em suas vidas. Esqueçam os protocolos que não fazem sentido!

Reduza a lista de convidados

Cartórios costumam realizar casamentos rápidos e ter espaços bem limitados. Se a ideia for assinar os documentos e partir para a comemoração, convidem apenas as pessoas que são realmente essenciais.

Essa lista inclui pais, irmãos, avós e amigos que estão com vocês no dia a dia. Nada de convidar a melhor amiga da infância ou o primo de segundo grau apenas por educação, combinado?

Pegue leve com a lista de presentes

O ideal é que a lista de presentes esteja de acordo com o tamanho da festa. Definitivamente, não é nada elegante organizar um casamento pequeno e exigir presentes grandiosos!

Crie uma relação com itens essenciais que vocês ainda não tenham em casa. Deixe a critério dos convidados – que devem ser pessoas mais íntimas – a decisão de oferecer presentes caros.

Inspire-se na história de vocês

Um casamento sem cerimônia religiosa pode ser tão emocionante quanto qualquer outro. Basta que os noivos estejam dispostos a celebrar o amor e evidenciem o que há de único em seu relacionamento!

Vocês podem aproveitar a ocasião para lembrar os momentos marcantes de sua história juntos. Tenha em mente que os convidados devem sair da festa com a sensação de que ela teve a cara dos dois.

recém casados no metro

Considere outras possibilidades

Até um casamento sem cerimônia religiosa tem um momento de reflexão. Vocês podem reservar alguns minutos para fazer uma troca de votos ou pedir para que o melhor amigo de vocês conduza um brinde.

Também existem atos simbólicos mais elaborados sem qualquer cunho religioso: arca dos padrinhos, árvore genealógica, bênção das águas, encontro de areias e filtro dos sonhos são apenas alguns exemplos.

Procure lugares diferentes para casamento sem cerimônia

Noivos que desejam fazer um casamento sem cerimônia e contam com uma lista de convidados reduzida podem pensar em lugares fora do comum para oficializar sua união. Quer ver alguns exemplos?

Ao invés de alugar uma casa de eventos, vocês podem recorrer a restaurantes, bares, boates, hotéis, salões de festa, residências particulares, praias e sítios. Basta que o lugar seja suficientemente bonito.

Cuide da decoração

Independentemente do tamanho de um casamento, a decoração é um aspecto essencial para deixar o espaço da celebração mais charmoso e convidativo. Então, capriche na hora de desenvolvê-la!

Arranjos com flores da estação do casório são mais bonitos, práticos e baratos. Se o evento for realmente pequeno, você também pode apostar em tutoriais do Pinterest para criar arranjos, centros de mesa e outros itens decorativos.

Invista em comes e bebes

O cardápio é outro aspecto que continua merecendo uma atenção especial sua. Afinal, você, seu amor e seus convidados merecem o que há de melhor, não é mesmo?

Mas isso não significa que é preciso contratar um serviço de buffet completo. Vocês podem recorrer a opções mais simples oferecidas por fornecedores de qualidade, como bolo e champanhe ou finger foods e drinques.

Registre o momento

Um casamento sem cerimônia religiosa também precisa de bons registros. Lembre-se que fotos e vídeos são os únicos detalhes desse dia que acompanharão vocês para sempre.

Evite a tentação de pedir para que alguma pessoa próxima registre o casamento no próprio celular e procure por profissionais especializados no tipo de comemoração que você pretende promover.

Viu como é possível organizar um casamento sem cerimônia religiosa? Aproveite para acompanhar o blog nas redes sociais e conferir outras dicas: Facebook, Intagram, YouTube e Pinterest. Até a próxima!

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay