fbpx
festa de casamento italiano tradição
Decoração

Como fazer uma festa de casamento estilo italiano?

Confira várias dicas para fazer uma festa de casamento estilo italiano

Os descendentes de italianos costumam adorar festas animadas e não poupam nos gastos e na quantidade de comida, incluindo uma grande variedade de pratos típicos da Itália… e pode pizza no casamento? É claro que sim! Todos vão adorar! E por que não fazer uma festa de casamento estilo italiano?

Mas como nem só de comer vivem os italianos, no post de hoje vou falar também sobre decoração, músicas, lembrancinhas e convite de casamento. Acompanhe várias ideias para uma festa de casamento estilo italiano!

Dicas para uma festa de casamento estilo italiano

Decoração

As cores de uma festa de casamento estilo italiano seguem as cores da bandeira desse país. Assim, os tons verde, vermelho e branco não podem faltar em seu casamento. Mas para fugir da aparência de cantina italiana, aposte em nuances de verde diferentes das usadas na bandeira.

Uma dica é usar um mesmo tom de verde, mas em duas nuances em tom sobre tom. Já o vermelho pode ser tão forte quanto a noiva desejar — inclusive no batom e nas flores do buquê.

Você já deve ter visto casamentos decorados com maças verde, certo? Que tal usar a mesma ideia com limões sicilianos? Solte sua imaginação e no final da festa, aproveite-os para levar para casa e fazer uma limonada ou um risoto…

Fonte: Pinterest

Comida

… E já que falamos em risoto de limão siciliano, esse é um prato fino e perfeito para servir em casamentos. As massas também não podem faltar e você pode fazer uma ilha gastronômica com várias delas, ou escolher apenas uma massa como outra opção ao risoto. O gnocchi e o raviole, por exemplo, agradam a todos, inclusive às crianças.

E para acompanhar as massas você pode oferecer vários molhos ou apostar em um único tipo, sendo o molho ao sugo (molho de tomate). Outras ótimas opções são os molhos: quatro queijos, pesto (com ervas e azeite) e o tradicional molho branco.

Fazer uma ilha com várias massas e molhos é excelente pedida para os casamentos no inverno, que aceitam muito bem as comidas quentes.

Já os casórios no verão podem ter uma ilha reservada para antepastos feitos com berinjela e abobrinha, queijos de vários tipos, presunto de parma (pode vir enrolado em cubos de melão) e saladas de folhas verdes com tomatinhos cereja.

E por falar em frutas, uma ilha gastronômica com elas vai bem em qualquer casamento. Em uma festa de casamento em estilo italiano opte pelas frutas que combinem com presunto de parma e queijos. São elas: melão, figo, pera, damasco e pêssegos.

E lá no começo eu citei as pizzas, certo? As mini pizzas são ótimas opções para servir como entrada ou no momento em que todos dançam na pista e sentem aquela fominha. A opção mais bacana é o sabor marguerita, que traz as cores e os sabores da Itália.

O bolo de casamento italiano tradicionalmente é montado na festa, por um chef, o que vira uma atração para seus convidados. Após o chef confeitar os noivos vão e fazem o corte.

Ao pensar na ilha das sobremesas do casamento inspirado na Itália duas opções não podem faltar, os irresistíveis gelatos italianos e o tiramissù. Mas ela ainda poderá ter mini cannolis, panna cotas e tortas variadas.

bolo de casamento italiano tradição
Chef montando o bolo de casamento na festa. Foto: Pinterest
bolo de casamento italiano tradição
Foto: Vogue

Outras dicas para casamentos estilo italiano

O seu convite poderá revelar que será uma festa de casamento estilo italiano. Assim, invista nos detalhes nas cores da Itália, como desenhos de ramos e flores vermelhas pequenas (estes convites têm uma pegada italiana). Fitilhos ou laços verdes podem envolver convites com envelopes em papel que imita renda, criando um charme especial.

E já pensou em levar as mais belas músicas italianas para o casório? Você pode começar com músicas românticas italianas e em vez da festa terminar em samba, pode ser ao som de La Tarantella.

Por fim, as lembrancinhas que também podem trazer o charme da Itália. O mais tradicional nesse país é entregar aos convidados um saquinho com confetes (amêndoas confeitadas). E devem conter 5 confetes, que simbolizam saúde, felicidade, riqueza, fertilidade e longevidade.

Outra opção mais moderna e a ver com a criatividade brasileira é fazer garrafinhas com azeite aromatizado e entregar aos convidados como uma boa maneira de terminar o casamento no estilo italiano, seguindo o tema comida, a maior riqueza cultural italiana.

Agora que você já sabe como fazer uma festa de casamento estilo italiano, continue lendo sobre essa inspiração apaixonante no post 5 ideias para incluir pizza na festa de casamento.

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay