Ruffled - photo by Michelle Chiu Photography http://ruffledblog
Decoração

Dicas para arrumar a mesa dos convidados

Depois da noiva e da mesa de doces, a mesa dos convidados e sua composição são uma das coisas mais fotografadas de uma festa de casamento.

Para que uma mesa seja bonita, ela precisa estar composta de texturas, materiais diferentes e iluminação. Isso se chama tablescape. Escolher o tipo de flor para o arranjo vai além da preferência pessoal, ao pensar no tipo de flor que gostaria, você já indica a linha de cores e tamanhos dos detalhes dessa mesa. Flores grandes já trazem muita informação; flores bem pequenas precisam de mais itens de decoração na mesa para assim se destacarem.

O importante é que a peça central não bloqueie a visão dos convidados, para que possam conversar tranquilamente com outras pessoas da mesa. Ah, e não se esqueça das cadeiras; elas devem complementar o estilo escolhido, sem entrar em conflito com a decoração da tablescape, deixando tudo harmônico. 

Misture texturas e materiais

A mistura de materiais adiciona profundidade na decoração. Você pode contrastar tecidos, toalhas e guardanapos em tons diferentes com peças metálicas ou em madeira. Quanto mais textura, melhor.

Se você colocar vasos, castiçais e talheres do mesmo material e mesma cor, tudo vai parecer plano e sem vida. Quando se fala em mistura de cor para contrastar, não precisa ser tons fortes. Você pode usar tons de branco, nudes, etc; como na foto abaixo.

Velas

As velas, além de conferirem um toque romântico, adicionam altura através dos candelabros e pontos de luz, com copos baixos. Quando colocadas em alturas diferentes, fazem com que o ambiente fique aconchegante, como na foto.

Altura

Ás vezes, vemos mesas simples que são lindas e outras não, que dão a sensação de que está faltando alguma coisa. Quando você brinca com a altura da decoração da mesa, vai criando volume aos olhos. A altura não precisa ser de arranjos gigantes com velas no mesmo tamanho, são apenas tamanhos diferentes. Isso dá um certo movimento.

Já vimos arranjos estilo guirlanda, que não possuem altura, mas ficam lindos, por serem itens volumosos.

Arrisque

Brinque usando cores fortes, toalhas de crochê, pedaços de madeira no lugar do sousplat e até substituindo as flores por folhagens e outras coisas. Na foto abaixo, no lugar dos pratos já tem a entrada da recepção, um pão com um patê.

Menos é mais

Engana-se quem pensa que, para uma mesa posta ser elegante ou chique, precisa estar carregada de itens. Já vi muitas decorações que tinham tantas coisas que ficava pesado só de olhar.

Se for fazer a tablescape de sua festa de casamento ou outra qualquer, faça um teste dias antes, veja se está bonita. Tire uma foto. Teste as peças, veja se melhora ou piora, mude a cor do guardanapo, etc. Vá testando até encontrar o ponto perfeito. 

 

Esta dicas são uteis para qualquer evento. Mesmo quando faz um jantarzinho em casa, pode-se montar uma mesa bonita! Todos gostam!

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!