fbpx
tipos de buquê para noivas
flores e buquês

Quais os tipos de buquê para noivas?

São muitos tipos de buquê para noivas que podem se adequar ao estilo pessoal de cada uma. E mais, ele não precisa ser com flores!

Junto de itens como véu, grinalda, sapato, penteado e maquiagem, o buquê ajuda a completar o visual da noiva. Por isso, precisa ser escolhido com cuidado para deixar a produção leve e combinar com a proposta do casamento.

Eu sei que essa escolha pode ser um pouco complicada, até porque são muitas opções, não é mesmo? Por isso, no post de hoje, vou falar um pouco mais sobre o buquê para noivas para que você possa escolher o tipo ideal para o grande dia. Vamos lá?

Alternativas para não jogar seu buquê de noiva!

Modelos de buquês de noiva romântico  

buquê de noiva sem flores

A história e o significado do buquê para noivas

A origem do buquê para noivas é bastante controversa. Em algumas culturas da antiguidade, as mulheres já carregavam arranjos no dia do casamento para atrair boas energias e espantar o mau-olhado, por exemplo. Só que eles eram bem diferentes dos que conhecemos hoje: costumavam ser montados com ervas, alho e especiarias! Dá para imaginar?

Existem algumas teorias a respeito da introdução das flores no buquê para noivas. Uma delas conta que, durante a Idade Média, as mulheres percorriam o trajeto até a igreja onde seria realizada a cerimônia de casamento a pé. No meio do caminho, acabavam recebendo tantas plantas que, finalmente, quando chegavam ao altar, tinham um buquê prontinho em mãos.

Outra teoria – bem menos romântica, por sinal – é que, como as pessoas da Era Moderna costumavam tomar apenas um banho por ano, o buquê de flores era usado para disfarçar os odores corporais no dia do casamento. Aliás, alguns dos exemplares escolhidos eram comestíveis e acabavam sendo servidos na comemoração.

O buquê para noivas só ganhou trejeitos românticos no século XIX, quando a Rainha Vitória estava à frente da Inglaterra. Como era considerado impróprio falar abertamente sobre sentimentos, os apaixonados vitorianos usavam a “linguagem das flores” para expressar suas emoções. Cada tipo tinha o seu significado e, assim, eles conseguiam transmitir mensagens sem usar palavras. Aí, sim, começamos a falar de romantismo, não é?

Atualmente, a linguagem das flores ainda é utilizada na montagem de buquês. No entanto, as noivas contemporâneas também levam alguns critérios estéticos em consideração, como o estilo da festa, a paleta de cores e o design do vestido. Portanto, é possível fazer uma escolha que combine 100% com o seu casamento, e o arranjo pode até ser produzido com outros materiais.

buquê de noiva com suculenta

As flores mais usadas

Precisa de inspiração para montar o seu buquê? Que tal conhecer as flores mais usadas em buquê para noivas no Brasil?

Copos-de-leite

Por conta de seu tamanho avantajado, o copo-de-leite tem um ar imponente que combina com casamentos modernos e noivas ousadas. Típica do mês de setembro, a flor bastante usada ao longo da primavera.

Significado: pureza e tranquilidade.

Cravos

Aos poucos, o cravo supera o estigma da associação com o luto e começa a aparecer nos buquês. Por ser encontrado o ano inteiro e ter grande resistência a intempéries, pode ser o melhor amigo de quem organiza um casamento!

Significado: amor puro, entrega e liberdade.

Gérberas

Altamente colorida, a gérbera também pode ser encontrada o ano inteiro, combina com cerimônias com uma pegada campestre. e inspira arranjos um pouco mais simples.

Significado: alegria, pureza e simplicidade.

buquê-de-noiva-romântico-simples

Gipsófilas

Particularmente, é uma das minhas flores favoritas. Mais conhecida como mosquitinho, a gipsófila já foi muito usada para acompanhar outras flores, mas, hoje, encanta em buquês sendo a estrela principal. O resultado é super charmoso!

Significado: felicidade.

Lírios

Essa é uma flor versátil e única, que fica bem em buquês de casamentos que seguem os mais variados estilos. A noivinha de plantão que deseja contar com a beleza do lírio pode ficar tranquila, pois ele está disponível o ano inteiro. Vamos combinar que dentre as mil e uma decisões para serem tomadas a respeito do casamento, não ter que se preocupar com a época da flor é menos uma preocupação a menos na lista, não é mesmo?

Significado: pureza, inocência e paz.

Lisianthus

Normalmente, o lisianthus é usado como um substituto da rosa., e quem escolhe essa flor pode contar com uma montagem de buquês bem sofisticados, que pode durar até três dias.

É claro que essa escolha tem o seu preço, e a lisianthus é uma das flores mais caras que são usadas em buquê para noivas.

Significado: sofisticação e elegância.

tipos de buquê de noiva com broches

Orquídeas

Eis uma queridinha das noivas e dos brasileiros em geral, não é mesmo? Até porque, as orquídeas têm uma variedade grande de tipos. Se você faz questão de tê-la em seu casamento, só tome o cuidado de não realizá-lo em uma região onde o frio costuma ser rigoroso, porque elas tendem a murchar nas baixas temperaturas – e nenhuma noiva quer dizer o tão sonhado “sim” com um buquê sem vida, certo?

Significado: beleza feminina, amor e desejo.

Peônias

Grande e volumosa, a peônia conquista cada vez mais espaço no coração de noivas que desejam ter um casamento sofisticado. Como essas flores têm um custo elevado, podem ser usadas para diferenciar o buquê do restante dos arranjos florais da decoração da festa. Com certeza, elas vão chamar atenção.

Significado: timidez.

Rosas

Provavelmente, essa é a flor mais popular do Brasil, afinal, quem nunca deu ou ganhou rosas em algum momento especial da vida? A variedade de cores ajuda na combinação com diferentes tipos de casamento, e, para deixar o buquê bem romântico, aposte nas rosas de jardim, que são maiores do que as tradicionais.

Significado: amor, pureza e simplicidade.

Tulipas

O formato único das tulipas é uma boa pedida para noivas que querem fugir do tradicional. Mas, atenção: elas são flores muito sensíveis, que só podem ser usadas em regiões e períodos com clima ameno.

Significado: amor fervoroso.

tipos de buquê de noiva doces

Alternativas de buquês sem flores

Com o perdão do trocadilho, nem tudo são flores quando o assunto é buquê para noivas! Se você quer inovar no seu casamento, confira alguns materiais que também podem servir para a montagem de arranjos incríveis e diferenciados:

Broches

Essa ideia é bacana porque pode deixar o grande dia ainda mais especial com memórias afetivas. Peça para sua mãe e suas avós para vasculhar as caixas de joias e buscar peças que possam ser incorporadas ao seu buquê. Também vale estender o pedido a irmãs, tias, primas, amigas e madrinha. Só tome cuidado para que o resultado seja harmonioso, ok?

Dobraduras

A arte japonesa de dobrar papéis não precisa se limitar a casamentos com temática oriental! Com uma boa escolha de materiais, você pode criar um buquê que tem tudo a ver com a identidade visual da sua festa e surpreender seus convidados.

A grande vantagem das flores de origami é que elas não exigem cuidados e não morrem. Que tal?

Doces

Eis uma boa opção para quem gostou daquela história dos buquês comestíveis! Junte os doces favoritos do casal em uma composição harmônica e depois os divida entre as crianças que comparecerem ao casamento. Esse buquê não é indicado para dias muito quentes, já que algumas guloseimas podem derreter e deixar suas mãos meladas, mas é uma ideia divertida e, vamos combinar, bastante gostosa.

Pérolas

Casamentos com uma decoração delicada e um ar romântico ficam ainda mais bonitos com esse buquê para noivas. Se não quiser gastar muito com o arranjo, dê preferência àquelas pérolas artificiais que são vendidas em lojas de materiais para artesanato. Para não soar extravagante e destoar da proposta do evento, dê preferência às peças pequenas.

Tecidos

Tecidos como cetim, renda e tule podem se transformar em buquês maravilhosos, especialmente se você primou pela simplicidade na hora da escolha do vestido de noiva. Algumas aplicações ajudam a deixar a peça ainda mais charmosa, como broches, pérolas e pontos de luz. Busque algumas referências no Pinterest, o melhor amigo das noivas de plantão.

E então, gostou de conhecer as tradições que envolvem o buquê para noivas? Compartilhe a sua opinião comigo nos comentários e até a próxima. 

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay