Decoração

Guardanapos, como usar!

Ninguém sabe exatamente de onde surgiu o guardanapo, mas existem algumas histórias que mostram como o seu uso foi ficando forte com o tempo. Por exemplo, na Roma antiga havia dois tipos de guardanapos, o mappa que era pequeno e servia para os lábios e o sudarium maior para secar as mãos e o rosto.

Na Itália seu uso no inicio era artístico, faziam esculturas com a dobradura durante o banquete e usavam para limpar facas e taças. O uso dele como um babador no pescoço, iniciou na corte de Henrique III de França em 1580.

Existem dois tipos de guardanapos:

  • Guardanapo de tecido – São indicados para eventos formais. Usados sobre o colo, todo aberto, você só deve tirar ele do colo quando terminar a refeição, sem dobrá-lo novamente
    • Vantagem: na minha opinião, são mais bonitos e elegantes e acabam fazendo parte da decoração da mesa. E hoje você consegue comprar qualquer tecido e transformá-lo em guardanapo!
    • Desvantagem: o custo é maior que os descartáveis; precisam ser lavados e passados; os de cor clara muitas vezes acabam manchando.

guardanapo dobradura rosa blue wedding table guardanapo tecido modelo

  • Guardanapo de papel – Existe o mito de que eles são simples, mas hoje tem diversos modelos e ainda os descartáveis de luxo. Eles sempre devem ser colocados sobre a mesa, com a parte engordurada para baixo, escondendo a parte suja. Não é para dobrar, já que você só coloca delicadamente na boca, assim evita que fiquem amassados e aos montes.
    • Vantagem: são baratos; descartáveis; práticos
    • Desvantagem: não achei nenhuma! rs

Detalhe, nunca utilize os dois junto!

guardanapo descartavel luxo guardanapos e talheres

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!
GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!