fbpx
decoração de mesa de casamento azul
Decoração

Itens indispensáveis para decoração de mesa dos convidados de casamento

A decoração de mesa de casamento deve seguir o estilo da festa, mas isso não quer dizer que você não possa soltar a imaginação.

Organizar um casamento já dá um trabalho enorme,  e se você ainda é o tipo de noiva que gosta de fazer quase tudo sozinha, então, menina, pode se preparar, e com bastante antecedência. Para dar conta desta empreitada, eu preparei algumas dicas para uma bela decoração de mesa de casamento.

Esse detalhe da festa merece muita atenção e carinho, afinal, seus familiares e amigos mais queridos vão poder ter conversas descontraídas e degustar o cardápio que vocês escolheram para o grande dia nas mesas, e tudo deve ser pensado para proporcionar, além de um belo efeito, o conforto e integração dos seus convidados.

São várias as minhas ideias de mesas perfeitas de casamento, e elas vão desde diferentes estilos de decoração, flores e talheres, passando pelas louças e objetos decorativos. Esses detalhes podem parecer pequenos, mas, juntos, dão um charme a mais para o casamento. Vamos lá?

20 Inspirações para decorar a mesa dos convidados

Estilo imperial: uma tendência de decoração de mesa de casamento

Se você gosta de tendências, uma das mais atuais é a mesa comunitária ou imperial. Se você não faz ideia de como ela seja, basta pensar em uma mesa grande e comprida, em que você reúne um número maior de convidados, como se fosse um almoço de domingo em família. Eu super recomendo este tipo de mesa, já que ele pode ser usado tanto em casamentos ao ar livre, quanto em salões e nos mais diversos estilos de casamento.

Se você optar por essa tendência, tome bastante cuidado para não que não fiquem espaços vazios, já que elas são bem maiores que as mesas usadas convencionalmente. Mas, calma, ter mais espaço para decorar não significa, necessariamente, mais gastos. Assim como tudo na vida, uma dose de criatividade é mais do que bem-vinda, inclusive no seu casamento.

Você pode fazer uma mistura de vasos de vários modelos, cores e tamanhos, com diferentes tipos de flores e agrupá-los ao longo da mesa. Pode, ainda, colocar velas entre eles e alguns elementos decorativos, como peças vintages, por exemplo, que também estão bem em alta.

Outra opção é fazer um arranjo único e contínuo (estilo guirlanda) ao longo de toda mesa imperial. Use flores e folhas (heras dão um efeito lindo) e harmonize com o restante da decoração da festa.  Garanto: você vai reproduzir uma decoração de mesa de casamento clássica e de cair o queixo.

decoração de mesa de casamento rustica chic

Quais peças devo comprar para decorar a mesa?

Se a sua ideia for fazer um mix de vasos, não precisa gastar muito. Existem várias opções de garrafinhas e potinhos que ficam uma graça com as flores, e, dependendo do estilo do seu casamento, vale até usar garrafas reutilizáveis.

Já para acomodar velas, independentemente de escolher entre mesas imperiais ou não, você pode usar taças para bebidas ou copos diferenciados, que dão um charme todo especial. Essas peças podem ser adquiridas em lojas de utilidades domésticas e de decoração, ou até mesmo garimpadas entre parentes e amigas.

Arranjos de mesa de casamento

A decoração de mesa de casamento com centros altos está caindo em desuso. A novidade, agora, são os centros de mesa baixos, o que, vamos combinar, os convidados agradecem, afinal não há nada pior do que ter que desviar daquele arranjo que atrapalha a visão e a conversa. É claro que os arranjos com flores continuam sendo indispensáveis, mas aposte nos mais baixos, que podem ser acompanhados de outros itens decorativos.

Sugiro que você solte sua imaginação ao personalizar as mesas e criar uma identidade visual para o seu casamento. Que tal colocar sobre elas o menu em um formato diferenciado, plaquinhas com os nomes dos noivos ou pequenos porta-retratos com fotos?

As velas de vários tamanhos e formatos também podem ser distribuídas sobre as mesas. Elas transmitem uma sensação de aconchego, deixam o ambiente bonito e dão um efeito lindo nas fotos, realçando as cores da decoração de mesa de casamento.

Distribuição de louças e talheres

Esta pode ser uma dúvida na hora de decorar a mesa. Quais elementos utilizar? Deixar tudo pronto e disposto ou só os talheres e copos? As respostas para estão questões dependem muito do estilo da decoração do seu casamento e daquilo que você pensou para a ocasião.

Há que prefira, por exemplo, não colocar os pratos, e se o seu buffet for servir à francesa, com opções de cardápios que são levadas até a mesa, realmente, não há razão para a louça fazer parte da decoração.

Já os talheres e guardanapos podem ser utilizados como objetos decorativos na mesa. Que tal amarrar os talheres com uma fita diferente ou algum tecido que combine com a decoração? Você pode, também, envolvê-los com um guardanapo e colocar um raminho de flor ou lavanda para decorar.

Detalhe: os guardanapos devem ser de tecido. Nada de papel, nem mesmo decorado! Uma dica legal é deixar um guardanapo de papel por dentro do de pano, assim, as mulheres podem utilizar para retirar o batom e não manchar o guardanapo de pano… Eu adoro esta ideia, até porque acredito que um casamento bem planejado acontece nos pequenos detalhes.

Quanto aos copos, se você quiser algo bem tendência, aposte no estilo vintage e faça uma mistura, desde que a cada um fique reservada a sua utilidade: água, vinho, espumante, cerveja, etc.

decoração de mesa de casamento dourada e branca

Onde encontrar acessórios para decoração de mesa de casamento?

Normalmente, os buffets especializados em casamentos disponibilizam os acessórios necessários: toalhas, cobre-manchas, guardanapos, talheres, copos e pratos. É muito importante que você verifique com antecedência todos estes itens, para garantir que estejam em bom estado e evitar surpresas no dia grande dia.

Analise, também, se essas peças vão dialogar com o estilo que você quer dar a festa. Caso as opções disponibilizadas pelo buffet não lhe agrade, o melhor é procurar um fornecedor, já que a compra não vale muito a pena – afinal, o que você vai fazer com tantos pratos em casa, não é mesmo?

Agora, se o seu casamento for por um mini wedding, vale fazer uma pesquisa de valores. Dependendo da quantidade e do estilo das peças a serem usadas, você poderá incluí-las no enxoval da casa nova.

Dança das cadeiras

Algo que está na moda, também, é reunir cadeiras de diferentes estilos ao redor da mesa. Isso confere um ar descontraído e moderno para o casamento. Se você quiser apostar nessa ideia extrovertida e cheia de personalidade, pode usar cadeiras de vários materiais, desde plástico, metal, madeira e com formatos e cores diferentes entre si.

Mas atenção: esse é um tipo de mobiliário que precisa ser locado. Portanto, pense nisso com antecedência e procure um fornecedor que tenha muitas opções para não encarecer demais com a contratação de mais de um fornecedor. Afinal de contas, na negociação dos serviços para casamento, a quantidade acaba sempre sendo uma moeda de negociação no orçamento.

A dica final que eu preparei para a decoração de mesa de casamento é: aproveite este, que é o seu grande momento. Planeje a festa de acordo com seus sonhos, converse com a sua decoradora, traga referências para que, juntas, vocês possam chegar a um resultado harmonioso, delicado e, acima de tudo, proporcional ao estilo da festa.

E não se espante se você já tiver uma ideia fechada sobre a decoração da mesa de casamento e ir mudando conforme os preparativos: quando a gente idealiza alguma coisa, acaba fechando os olhos para outras tantas, que podem ser tão ou mais encantadoras quanto à primeira ideia.

E então, você já sabe como vai querer a sua decoração de mesa no grande dia? Ficou com alguma dúvida sobre as minhas dicas? Já sabe: escreva pra mim pelos comentários e até a próxima.

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay