Decoração flores e buquês

8 Maneiras de economizar com flores na decoração do casamento

Para economizar com flores em seu casamento, você precisará ser uma boa negociadora. Precisará saber argumentar com seu decorador e com seu fornecedor de flores.

As flores podem ser daqueles detalhes de decoração que enganam! Isso porque dependendo do tipo de arranjo feito, parece mais barato do que realmente é. Ou o contrário, flores baratas podem parecer caras devido a forma como foi feito, ai vemos vantagem. Como curiosidade, existem arranjos que podem custar até R$ 900,00 a unidade! Mas é difícil mensurar o valor de um arranjo para casamento, isso depende do nome do decorador, das flores usadas e de onde elas vieram.

Sobre este aspecto da decoração, a notícia boa é que existem flores de todos os valores e tipos de fornecedores no mercado. Por isso, antes de contratar um decorador, faça pelo menos 3 orçamentos, para se certificar de que o trabalho ficará o mais próximo possível do que almeja gastar.

Como fazer arranjos econômicos para casamentos?

Confira aqui algumas dicas simples de ideias para decorar, orientar seu florista e fazer alguns testes em casa, caso faça DIY(do it yourself – faça você mesma!):

1. Discuta seu orçamento com o decorador e o florista.

Seja sincero com seus fornecedores. Não tenha receio ou vergonha de esclarecer, claramente, o quanto possui para gastar com estes serviços.

Passe o máximo de informações sobre o que deseja para sua festa, o quanto pode gastar e como pode pagar. Porém, mostre-se aberta a outras opções de decoração.

2. Prefira flores da época e compre direto de fornecedores.

Comprar flores de época, além de garantir hastes mais bonitas e cheias, tem a vantagem de contar com preços melhores. Outra opção é escolher espécies de flores que ficam disponíveis durante o ano todo; neste quesito se enquadram as rosas, os lírios e as orquídeas, por exemplo.

Se for contratar alguém, talvez o florista nem chegue a consultá-la sobre o tipo de flor que deseja e já opte pelas espécies da estação.

 

arranjo de mesa pequeno com rosas
Repare que o vaso é um pote de vidro, pintado com spray dourado.

margaridas decoração casamento

 

3. Escolha flores grandes.

Quando pensamos em flores, imagine que deve escolher algumas cores preferencialmente, como a branca, a rosa e as folhagens. A partir disso, fica mais fácil encontrar as flores com os melhores preços.

Fazendo um mix entre flores baratas e caras, grandes e pequenas, é possível variar na decoração e manter o orçamento. Pode usar as mais caras e maiores em locais de maior destaque, como no altar, na mesa de doces e lembrancinhas. Com elas, você precisará de uma quantidade menor de flores por vaso.

Na mesa dos convidados podem ser usadas flores pequenas ou que possuam só uma haste, como a gérbera ou asterometria. Você pode usar vasos com potes de vidro reciclados aqui.

4. Seja maleável!

Normalmente, as noivas são teimosas! Porém, quando falamos em economia precisamos ter a mente aberta.

Seu decorador deve ser capaz de entendê-la e fazer o melhor que puder por sua festa, afinal ele deve ter a experiência profissional suficiente.

Sabemos que o preço da flor varia conforme a estação, o tempo, oferta e até o dólar; por isso, até chegar o dia do casamento, este item pode mudar.

Também não tenha preconceitos! Sabe aquela flor bem baratinha, pela qual você nutre uma antipatia? Pois ela pode ficar muito bem, quando combinada com outras espécies. Deixe-se surpreender! Esteja aberta para receber as sugestões e na dúvida, visite uma festa em que esta opção foi realizada.

 

mosquitinho arranjo casamento

 

5. Trabalhe apenas com dois tipos de flores.

Se fizer você mesma os arranjos da decoração, trabalhe apenas com dois tipos de flores. Assim fica mais difícil errar na mão.

Comprar a granel pode significar preços melhores e manterá o esquema de cores único, com volumes mais coesos. Isso diminui o risco de erros e evita que seu casamento pareça uma festa de carnaval.

6. Redirecione seus arranjos.

Não deixe arranjos esquecidos na cerimônia, no altar. Eles podem e devem ser usados em outros locais, como no corredor no buffet, na mesa do bolo ou mesmo na saída da festa.

Normalmente, um decorador sabe como reutilizar as flores.

Se a decoração de seu casamento for obra sua, vale a pena fazer a cerimônia no mesmo local da recepção. Assim, tudo estará decorado e a mesa do altar poderá servir para acomodar as lembrancinhas, por exemplo.

7. Use folhagens

Usar bastante vegetação junto com as flores, faz com que os arranjos ganhem volume. As folhas ajudam a preencher os vasos, diminuindo a quantidade de flores usadas ali.

Outra opção é substituir as flores por folhagens, é um estilo de decoração rústica e chique.

40 Ideias para decorar seu casamento com folhagens

8. Tente não usar flores.

Algumas noivas já usam um símbolo religioso no lugar do buquê, como um rosário ou um livro de oração com uma haste de flores.

Na festa, pode ser feito o mesmo. Use velas, vidros, livros e outros tipos de arranjos junto com a flores ou sem elas. Isso ajuda a cortar custos na recepção. Só não vale comprar dúzias de velas, se não for bem calculado pode sair mais caro que as flores.

 

Centerpieces with a lot of candles. I wouldn't choose the rest but that is beautiful:

mason jar centerpiece....

Valor das flores

  • Janeiro até a 1ª quinzena de Abril 

No verão há uma grande variedade de flores e o custo é certa de 30% abaixo do normal.

  • 2ª. Quinzena de Abril até final de Agosto

Época em que as flores estão mais caras. Num período normal, o aumento é de cerca de 50%. Próximo ao Dia das Mães, esse aumento de preço chega a 100%.

  • Setembro a Dezembro

No mês de dezembro, espera-se que as flores ainda estejam no preço de janeiro, quando são mais baixos. Porém, também é uma época em que ocorrem mais casamentos. Sabendo disso, alguns fornecedores podem segurar o preço alto.

Fique esperta!

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!