numero mesa de casamento
Decoração

Marcação de mesa para casamento: tire as principais dúvidas!

Você já pensou em organizar as mesas dos convidados? Para fazer a marcação de mesa para casamento, é preciso ficar atento a alguns pontos. Saiba quais são eles.

Não há noivos que não passem pelo famoso martírio da marcação de mesa para casamento. É a dúvida de marcar ou não, de como marcar, de como escolher a distribuição, etc. Ah, só de pensar já chega a dar uma dor de cabeça!

Mas essa tarefa pode ser mais simples do que você imagina, basta uma boa organização e uma logística inteligente. Além disso, você sabe que estou aqui para te ajudar, certo?

Por isso, no post de hoje, você vai saber um pouco mais sobre essa etapa do planejamento e tirar de letra todas as principais dúvidas sobre marcação de mesa para casamento. Acompanhe!

Ideias de decoração para mesa dos convidados simples

marcação de mesa festa de casamento

O que é a marcação de mesa para casamento? Para que ela serve?

A marcação de mesas é uma alternativa bacana, muito utilizada nas recepções dos casamentos. Enquanto em alguns eventos os convidados ficam à vontade para escolher seus lugares, nesse formato eles já chegam com local marcado, em mesa previamente definida.

Essa marcação serve para evitar tumultos e possíveis saias-justas com os presentes. É uma opção prática e muito indicada, principalmente para festas no formato buffet e com grande número de convidados.

marcação de mesa festa de casamento

Quais são as vantagens e desvantagens da marcação de mesa para casamento?

A principal vantagem é mesmo a organização, já que ela possibilita que os convidados fiquem devidamente acomodados, desde quando chegam à festa – já que logo na entrada recebem a indicação da mesa em que deverão ficar. Isso inibe possíveis bagunças nas mesas, cadeiras remanejadas, mesas com maior número de convidados do que comportam, mesas desfalcadas, etc. Ajuda até na estética do local!

Em relação à desvantagem, a evidência se dá pela dificuldade muitas vezes encontrada na montagem da marcação de mesa para casamento. O número de mesas e, principalmente, quantos e quais convidados combinar em cada uma das mesas pode ser um verdadeiro quebra-cabeças! Você precisará de bom senso e MUITA paciência nessa etapa.

marcação de mesa festa de casamento

Como marcar?

O primeiro passo é analisar o espaço disponível e as opções de mesa para ele. Se o local já possui cadeiras e mesas, quantos convidados cada uma comporta, quantas mesas serão necessárias para o número de convidados, etc.

A partir dai, é hora de colocar o planejamento em prática! Faça o desenho local e distribua as mesas de maneira confortável aos convidados e organizada, a fim de que haja uma lógica de continuação.

Há, basicamente, duas formas de distribuição: por número ou por nomes. Você pode optar pelo clássico 1,2,3… sendo a mesa dos noivos a primeira. Ou estipular nomes criativos – sentimentos, por exemplo. Essa ordem é importante para organização do cerimonial: chamada para tirar fotos, momento de se servir no buffet e até para definir a proximidade em relação à mesa dos anfitriões.

marcação de mesa festa de casamento

Como definir a distribuição?

Depois de estipulada a marcação de mesa para casamento, é hora de definir a distribuição dos convidados nas mesas. A parte realmente difícil! Pegue a lista de confirmados e compare com o número de mesas/ cadeiras disponíveis. Agora, coloque a cabeça para funcionar!

Vá montando as mesas conforme afinidade dos convidados e disponibilidade. Tente ao máximo deixar aqueles que se conhecem na mesma mesa, promovendo um ambiente agradável para todos. E caso você saiba de alguma inimizade entre convidados, prefira mantê-los afastados, para que nenhuma saia-justa seja vivenciada.

Em alguns casos, você pode trabalhar até com um número maior de mesas, com menos convidados em cada uma – algumas exceções não fazem mal nenhum!

Mas, claro, lembre-se de que nem sempre essa organização será 100%, afinal, essa tarefa é um imenso quebra-cabeças. Ter a ajuda das madrinhas e dos padrinhos pode ajudar nesse desafio!

Então, nem foi tão difícil assim, né? No fim, tudo sempre dá certo, afinal, todas as pessoas que você convidou para seu grande dia são especiais e estarão dispostas a tornar a data ainda mais inesquecível!

Pronta para encarar a marcação de mesa para casamento? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma dica extra para ajudar outras noivinhas? Deixe sua mensagem nos comentários!

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!