fbpx
buquê de noiva com protea
Decoração

Protea: como usar a flor do momento no seu casamento

Exótica, a protea é uma flor sul-africana que faz cada vez mais sucesso em casamentos. Veja como a noiva pode usar!

Normalmente, associamos flores a características como delicadeza. No entanto, existem algumas famílias botânicas que vão na contramão dessa noção e, mesmo assim, andam fazendo muito sucesso em casamentos, como é o caso da protea.

A flor transmite muita personalidade, e vem sendo escolhida cada vez mais para enfeitar o grande dia. Que tal saber mais sobre ela, entender como pode ser usada no seu casamento e descobrir onde comprar aqui no Brasil?

decoração de casamento com protea

decoração de casamento com protea

Qual é a origem da protea?

Ela tem uma aparência rústica que entrega o fato de que pertence a uma das famílias botânicas mais antigas do mundo. Estimativas de estudiosos apontam que a flor pode ser encontrada na natureza há mais de 300 milhões de anos.

Os botânicos ocidentais notaram a protea pela primeira durante expedições à África do Sul. Nas décadas seguintes, a flor foi introduzida na Europa e começou a ganhar popularidade.

O botânico sueco Carl Linnaeus foi o responsável por batizar a flor, e sua inspiração foi Proteu, o deus grego dos mares que tem a capacidade de se metamorfosear.

Atualmente, os botânicos sabem que existem mais de 1,5 mil tipos de protea, o que garante diversas formas, tamanhos e cores para decorar casamentos de diversos estilos.

As mais usadas em cerimônias e festas são:

  • Protea magnifica
  • Protea cynaroides
  • Leucospermum
  • Protea pink ice
  • Serruria florida

decoração de casamento com protea

decoração de casamento com protea

Qual é o significado?

Atualmente, a protea é considerada um dos grandes símbolos da África do Sul, e a associação com personagens e elementos da mitologia grega rendeu significados que combinam bastante com o que se deseja em um casamento.

Na cultura sul-africana, ela é muito associada com transformação e esperança, e, na linguagem das flores, ainda tem outros significados, como diversidade e coragem, que também são bem inspiradores para as uniões.

decoração de casamento com protea

decoração de casamento com protea

decoração de casamento com protea

Onde usar a protea?

Por sua aparência marcante, a protea deve ser empregada em situações e espaços para os quais os noivos desejam atrair a atenção dos convidados. Algumas alternativas são:

  • No buquê: a protea pode ser usada sozinha ou ser combinada com flores e folhagens. Fica especialmente bem em arranjos maiores, que sejam assimétricos e/ou tenham um ar rústico.
  • Na lapela: existem alguns tipos de protea que são menores e podem ser levados pelo noivo na lapela. É uma opção bacana para os casais que querem ter algum elemento combinando entre si.
  • Nos arranjos: na decoração, a protea pode aparecer em arcos sobre o altar da cerimônia, em vasos espalhados por pontos estratégicas e nos centros de mesa, só para citar os exemplos mais comuns.

Além da África do Sul, a protea é muito comum em lugares quentes como Austrália, Califórnia e Havaí. Portanto, ao optar por ela, você vai contar com uma flor altamente resistente no seu grande dia!

decoração de casamento com protea

decoração de casamento com protea

buque de noiva com protea

Com que tipo de casamento combina?

Por se tratar de uma flor com aparência pouco convencional, a protea não é indicada para casamentos que seguem uma linha mais tradicional. Nesses casos, as opções clássicas continuam sendo as melhores.

Por outro lado, pode ser uma adição interessante para casamentos diurnos realizados na praia e no campo, especialmente se tiverem uma pegada rústica. A variedade de cores é capaz de atender paletas pastel e vibrantes!

Onde encontrara protea?

No Brasil, a região que mais se destaca na produção da protea é a Nordeste. Segundo alguns produtores, o clima e o solo de lá são os mais apropriados para o cultivo da flor aqui no país.

Em São Paulo, a principal empresa especializada em proteas é a Flora Africana. As flores são produzidas em uma fazenda no Nordeste e comercializadas em Holambra, cidade que fica a 140 km da capital.

decoração de casamento com protea

buque de noiva com protea

decoração de casamento com protea

Qual é o preço?

Essa possibilidade de encomendar a protea dentro do território nacional faz com que a flor seja tão cara quanto outras espécies importadas que são comuns em casamentos, como peônias e tulipas, por exemplo.

O fato de que a flor tende a ser empregada em pequenas quantidades por conta de sua aparência exótica também acaba fazendo com que ela seja mais acessível do que opções que exigem muitas unidades para formar um arranjo.

Você gostou de saber um pouquinho mais sobre a flor do momento? Acredita que ela combina com a sua personalidade e o seu casamento? Conte o que achou da protea nos comentários e até a próxima!

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay