fbpx
terrário decoração festa de casamento
Decoração

Como usar terrário na decoração de casamento?

Já imaginou usar terrário na decoração de casamento? Confira as minhas dicas e veja ideias de como usar!

É óbvio que as plantas são capazes de deixar qualquer ambiente mais bonito. Portanto, não é de se espantar que a presença do terrário na decoração de casamento seja cada vez mais comum!

No entanto, como qualquer novidade, esse elemento tende a causar dúvidas. Pensando nisso, decidi responder às perguntas mais comuns sobre terrário na decoração de casamento. É só continuar a leitura para conferir!

Terrário na decoração de casamento

1. O que é terrário?

Basicamente, o terrário é um recipiente que reproduz as condições de um ecossistema em escala reduzida e, assim, oferece as condições necessárias para a sobrevivência de alguns seres.

Muitas pessoas acreditam que os terrários só devem ser construídos com vidro, mas a verdade é que eles podem levar outros materiais em sua composição, como acrílico, madeira e metal.

O importante é que, pelo menos, uma das paredes do terrário seja transparente para permitir a entrada de luz e, claro, para facilitar a observação dos seres que nele habitam.

2. Com que estilo de decoração combina?

Quando a noiva pensa em colocar um terrário na decoração de casamento, é essencial avaliar se o estilo escolhido para a comemoração combina com esse tipo de elemento.

Em geral, estilos decorativos que remetem, de alguma forma, à natureza podem receber terrários. Bons exemplos disso são o rústico, o boho chic e o garden, que são tendência no universo dos casamentos.

Outro estilo que faz o maior sucesso e pode receber terrários é o industrial. Nesse caso, a natureza aparece como um contraponto à sobriedade de materiais, como o concreto, o metal e o couro.

terrário decoração suspensa casamento

terrário decoração suspensa festa de casamento

3. Onde usar?

Uma das vantagens do terrário em relação a outros itens decorativos é que ele pode ser confeccionado em diversos formatos, tamanhos e cores. Assim, é usado em vários lugares e na companhia de diversos itens.

Quando pensamos em terrário na decoração de casamento, ele pode ser usado na cerimônia, na mesa dos noivos, dos convidados e de doces, ou em pendentes.

Também é possível produzir pequenos terrários para oferecer como lembrancinha do casamento. Certamente, os convidados ficarão encantados em receber algo bonito, prático e duradouro!

4. É melhor fazer ou comprar?

Se você já está convencida em incluir um terrário na decoração de casamento, terá que se decidir entre montar ou comprá-lo pronto. Ambas as alternativas têm vantagens e desvantagens.

As principais vantagens de construir um terrário são a liberdade, a exclusividade e a economia. No entanto, uma grande desvantagem é gastar um tempo que, muitas vezes, pode fazer diferença na organização do casamento.

terrário decoração festa de casamento

terrário lembrancinha festa de casamento
Lembrancinha de casamento

5. Como fazer?

Você acredita que o terrário na decoração de casamento precisa ser confeccionado por você ou pelas pessoas que ajudam na organização do casamento? Então, veja como fazer isso:

Materiais necessários

  • Recipiente que permita a entrada de luz;
  • Substrato ou terra com boa drenagem;
  • Cascalhos e pedrinhas;
  • Plantas que tenham tamanhos adequados ao recipiente;
  • Enfeites da sua preferência;
  • Ferramentas pequenas (pás, pincéis, colheres e pinças, por exemplo).

Passo a passo

  • Lavar o recipiente com água e sabão;
  • Deixar o recipiente secar;
  • Colocar uma camada de cascalhos e pedrinhas no fundo;
  • Acomodar as plantas com o torrão original dentro do recipiente;
  • Botar o substrato ou a terra em volta das plantas;
  • Cobrir o substrato ou a terra com pedrinhas;
  • Decorar o terrário.
terrário decoração festa de casamento
Porta alianças

6. Quais tipos de plantas posso usar?

A escolha das plantas que farão parte do terrário na decoração de casamento depende das características do recipiente usado e do estilo escolhido para o grande dia. Confira algumas sugestões:

  • Recipientes abertos: bromélia, cacto, orquídea e suculenta;
  • Recipientes fechados e bem iluminados: avenca, brilhantina, bromélia, columéia peixinho, confeti, hera felix, jiboia, musgo tapete, ripsalis, unha de gato e violeta africana;
  • Recipientes fechados e mal iluminados: aspargo, asplênio, barba de moisés, begônia, brilhantina, espada de são jorge, grama preta, peperômia e sigônio.

terrário decoração festa de casamento

E então, tirei todas as suas dúvidas sobre terrário na decoração de casamento? Caso tenha sobrado alguma questão, escreva pelos comentários que eu terei o maior prazer em responder. Até a próxima!

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay