fbpx
tpos de decoração de casamento
Decoração

Tipos de decoração de casamento

Conheça os principais tipos de decoração de casamento, rústico, comtemporâneo, clássico, industrial,praiano, boho chic e escolha o seu estilo hoje mesmo!

Você já deve ter percebido que existem vários tipos de decoração de casamento. E, como um dos primeiros passos da organização do grande dia é, justamente, escolher um deles, conhecer um pouco de todos é fundamental!

Para ajudar você nessa importante decisão, elaborei esse post que apresenta as principais características dos tipos de decoração de casamento mais usados. Que tal conferir?

Conheça os principais tipos de decoração de casamento

decoração de casamento estilo clássico

Decoração de casamento estilo clássico

Entre os diferentes tipos de decoração de casamento, esse é o mais indicado para noivos que têm um perfil tradicional e desejam que o seu grande dia siga absolutamente todos os protocolos.

Geralmente, o branco serve como base para a paleta de cores desse estilo. Porém, ele costuma aparecer acompanhado de algum outro tom suave, como bege, salmão ou rosa, por exemplo.

Alguns objetos que ajudam a traduzir a decoração clássica são os lustres de cristal, as louças de porcelana e os bibelôs de prata, todos cheios de elegância. Arranjos grandes e velas bonitas também são bem-vindos.

Para combinar com a proposta desse tipo de decoração, o ideal é realizar a recepção em casas de festa, salões de hotel e outros espaços com características arquitetônicas sofisticadas.

Ainda que não seja uma regra, os casamentos em estilo clássico costumam acontecer no período noturno para que a riqueza de detalhes e o brilho da decoração não fiquem over.

estilo de decoração de casamento comtemporâneo

estilo de decoração de casamento moderno

Decoração de casamento estilo contemporâneo

Já o estilo contemporâneo é perfeito para casais que são cheios de personalidade e, mesmo assim, desejam ter uma festa que será lembrada por muitos anos pela grandiosidade.

A decoração contemporânea se caracteriza pela composição de paletas que unem tons neutros (cinza, preto e castanho) e cores fortes (laranja, vermelho e roxo) pouco convencionais.

O mobiliário costuma ser marcante por ter linhas retas e poucos detalhes. Recomendo que você capriche na escolha dos têxteis para quebrar a frieza que essas características são capazes de transmitir aos convidados.

Alguns materiais que ajudam a dar um ar contemporâneo à decoração do seu casamento são os vidros, os metais e as pedras. As formas geométricas podem servir como inspiração para a escolha dos objetos.

Muitos casamentos contemporâneos também acontecem em buffets e salões que seguem esse estilo no período da noite. Uma ideia interessante é realizar a festa em uma casa noturna de vez.

estilo de decoração de casamento rustico chic

Decoração de casamento estilo rústico

Esse é um dos tipos de decoração de casamento ideais para noivos que estão com o orçamento apertado e/ou desejam celebrar seu grande dia com simplicidade pela facilidade de fazer algo bonito com pouco.

A paleta dos casamentos rústicos costuma remeter a elementos campestres. Tons neutros como o bege podem servir como base e cores presentes na natureza (como verde, amarelo e rosa) dão charme.

Objetos baratos de adquirir ou fáceis reaproveitar são os mais usados, como recipientes de vidro e pallets de madeira. Tudo fica ainda mais gracioso com arranjos coloridos compostos por diferentes espécies de flores do campo.

Naturalmente, os locais mais apropriados para casamentos que seguem esse estilo são fazendas, chácaras e sítios. Caso não seja possível recorrer a um deles, jardins e restaurantes também podem ser adaptados.

Para dar um ar ainda mais campestre à ocasião, considere marcá-la para horários que contem com o brilho do sol, como no fim da manhã ou no meio da tarde.

tipos de decoração de casamento boho chic

Decoração de casamento estilo Boho chic

Acho que posso dizer que o boho chic é a mistura de dois outros tipos de decoração de casamento que já mostrei para você no post: o clássico e o rústico. Ou seja, perfeito para as noivinhas indecisas!

Esse estilo inspira tanta liberdade que você pode ousar na paleta de cores. Inclusive, o marsala reinou praticamente absoluto nos casamentos boho chics ao longo dos últimos anos. Que tal aderir ou subverter?

São os elementos decorativos que deixam clara a junção entre clássico e rústico. Você pode apostar em móveis que tenham um ar campestre e enfeites elegantes, como lustres, tapetes, pratarias, velas e antiguidades.

Os locais onde esse tipo de casamento tende a acontecer também têm tudo a ver com o rústico e o clássico: hotéis, pousadas, restaurantes, jardins, fazendas, sítios e chácaras são todas boas opções.

O mais comum é que os noivos marquem a cerimônia perto do fim do dia para trocar seus votos tendo o pôr do sol como testemunha e recebam seus convidados em festas que vão madrugada adentro.

tipos de decoração de casamento - praia

Decoração de casamento estilo praiano

Esse é um estilo de casamento que combina com aqueles casais que gostam de sentir o escutar o som das ondas de manhã, sentir o calor do sol na pele à tarde e participar de um luau com os pés na areia à noite.

A paleta de cores de um casamento praiano costuma ter o branco como base. Outros tons que remetem a elementos próprios das regiões litorâneas também são adotados, como azul, verde e amarelo.

Além de investir em tecidos esvoaçantes e rendas cruas em vários pontos da decoração – como no pergolado usado na cerimônia, por exemplo –, é interessante apostar em objetos temáticos como conchas, pérolas e aquários.

Obviamente, é melhor que um casamento em estilo praiano aconteça na praia. Se você não mora no litoral, uma boa ideia é aderir ao destination wedding e ficar alguns dias a mais para curtir a lua de mel.

Tente marcar a cerimônia para o fim da tarde, quando o sol já não está tão forte. Assim, você também pode aproveitar o crepúsculo para tirar belas fotos e celebrar junto aos convidados com um gostoso luau.

Decoração industrial para casamento

Decoração de casamento estilo industrial

De certa forma, o estilo industrial também pode ser considerado uma combinação de outros dois tipos de decoração de casamento que já apresentei: o contemporâneo e o rústico.

Na decoração industrial, predominam os tons neutros típicos dos centros urbanos, como branco, cinza e preto. As cores ficam por conta do avermelhado dos tijolos e do esverdeado das plantas, mas você pode acrescentar outras.

Naturalmente, os principais elementos decorativos remetem ao que costumamos encontrar nas cidades, como paredes de concreto, tijolinhos à vista e encanamentos à mostra. Correntes e arranjos assimétricos também combinam.

Para que todos os presentes entrem no clima, o ideal é realizar o casamento em fábricas ou armazéns com o pé direito alto. Porém, como não é tão fácil encontrar um lugar assim para locação, vale recorrer a um bom restaurante nesse estilo.

Como um dos pontos mais marcantes da decoração em estilo industrial é a iluminação artificial – como lâmpadas de fadas e com filamentos de carbono –, procure marcar a cerimônia para o período noturno.

Gostou de conhecer os principais tipos de decoração de casamento? Aproveite para me acompanhar nas redes sociais e ficar por dentro de tudo o que acontece nesse universo: Facebook, Instagram, Pinterest e YouTube.

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay