Dicas!

Casar no feriado: descubra as vantagens e desvantagens desta escolha!

Descubra se casar no feriado é uma boa alternativa para você!

Um dos primeiros grandes desafios na organização de um casamento é a definição da data. Afinal, é a partir dela que outros aspectos podem ser decididos!

Precisa ser escolhida com cuidado, para que este dia, tão especial, seja um verdadeiro sucesso!

Atualmente, uma alternativa que faz a cabeça dos noivos é casar no feriado. Porém, essa escolha traz uma série de vantagens e desvantagens, que precisam ser analisadas com bastante do cuidado antes da tomada de decisão. Se você também considera essa possibilidade, confira este post.

13 Locais diferentes para se casar no Brasil

foto noiva com vestido curto e coque com véuAs vantagens de casar no feriado

Pode ser mais barato para os noivos

Tradicionalmente, muitas cerimônias de casamento são realizadas aos sábados. E, claro, a concorrência pode fazer com que os valores sejam mais altos. Por isso, quem quer economizar e têm flexibilidade, acaba optando por outros dias da semana, como o domingo.

Como ainda são poucos que investem na ideia de casar no feriado, vários fornecedores oferecem preços mais atrativos nessas épocas. No entanto, é preciso se atentar para alguns detalhes, pois alguns preferem não trabalhar nestes dias e, outros, podem cobrar taxas extras. No último caso, é importante prestar atenção na hora de assinar o contrato para evitar surpresas desagradáveis.

Os fornecedores são menos concorridos

Um dos principais motivos pelos quais os noivos começam a planejar o casamento com antecedência é garantir a contratação dos melhores fornecedores. Porém, os melhores são mais disputados e, muitas vezes, é difícil fechar com os favoritos por conta da incompatibilidade de agendas.

Casar no feriado aumenta consideravelmente as chances de contratar o fornecedor dos sonhos. Caso o profissional seja badalado e cobre mais caro por isso, existe a possibilidade de negociar um desconto por conta da baixa concorrência.

Dá para estender a festa

O grande dia é tão corrido, que pode ser difícil para os noivos aproveitar tudo o que levaram meses para planejar! Mas aqueles que optam por casar no feriado não sofrem com esse problema! Com mais tempo à disposição, é possível promover pequenos eventos de integração e estender a comemoração.

Vale se inspirar na tendência do destination wedding para planejar a festança. Na noite anterior à cerimônia, é interessante receber os convidados mais íntimos com um pequeno jantar. Já no dia seguinte, que tal fazer um brunch ou um churrasco? Assim, vocês terão um tempinho a mais para curtir com a família e os amigos.

É mais atraente para convidados vindos de fora

Casar no feriado pode ser uma forma de garantir que convidados de outras cidades, estados e países confirmem presença. Com mais tempo, eles podem se deslocar, fazer check-in no hotel e cuidar do figurino sem estresse. Outra vantagem é que é possível, fazer o check-out e voltar para casa com tranquilidade, antes de ter que encarar um novo dia de trabalho.

Dependendo da extensão do feriado e da cidade, o casamento pode acabar se transformando num pretexto para uma esticadinha na viagem, para curtir os pontos turísticos.

 saída dos noivos em um casamento na praia

As desvantagens de casar no feriado

Pode ser mais caro para os convidados

Algumas escolhas para manter o orçamento sob controle podem acabar em gastos extras para os convidados. Casais que moram em cidades turísticas e decidem casar no feriado para economizar, podem acabar fazendo com que a família e os amigos gastem mais com passagem, hospedagem e alimentação, por exemplo.

Para evitar este tipo de contratempo, verifique quais os períodos de alta e baixa temporada na cidade. Se, mesmo assim, acabarem optando por um período do ano em que as tarifas tendem a subir, busque pacotes ou descontos para os convidados. Senão, os preços altos podem espantar as pessoas que vocês mais querem presentes no grande dia.

Nem tudo está aberto

Casar no feriado pode dificultar o dia da noiva e a ida dos convidados ao salão, uma vez que nem todos os estabelecimentos costumam abrir. Antes de tomar a decisão, entre em contato com os salões e spas que conhece para checar a disponibilidade do serviço. Esse cuidado também se aplica aos seus fornecedores em potencial.

Se os noivos têm a intenção de oficializar a união na Igreja Católica, escolher um feriado religioso pode não ser uma boa ideia. Lembre-se de que em determinadas datas os templos promovem seus próprios eventos. Outro ponto é que, em caso de imprevistos, as chances de resolução são menores, porque o número de estabelecimentos abertos é reduzido.

O trânsito pode atrapalhar

Outro possível contratempo em cidades turísticas – principalmente no litoral – é o trânsito! Da montagem da festa até a chegada da noiva ao local da cerimônia, tudo poderá ser afetado pelo tráfego mais pesado. É melhor planejar bastante e estudar alternativas.

Os convidados também podem sofrer com este aspecto. Especialmente aqueles que vêm de fora, podem pegar filas nas estradas ou aeroportos, por exemplo. Se o tráfego estiver ruim na cidade, também terão dificuldades para encontrar o local e acabarão chegando atrasados. Pense em estratégias para ajudá-los!

Os convidados podem ter outros planos

Muitas pessoas aproveitam os feriados prolongados para organizar pequenas viagens e curtir em família. Se vocês têm convidados que se encaixam neste perfil, pode ser que eles já tenham planos para a data do casamento e acabem não aparecendo. Para evitar isso, é preciso deixar todo mundo informado com o máximo de antecedência.

Atualmente, muitos noivos apostam no Save the Date como uma estratégia para garantir a presença dos convidados no grande dia. Importado dos Estados Unidos, esse pré-convite serve para avisar sobre a data do casamento e pedir para que a reservem. Dependendo das proporções, pode ser enviado com antecedência de seis meses a um ano.

E você, o que acha de casar justamente num feriado? Compartilhe sua opinião com a gente! 

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!
GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!