fbpx
noiva nervosa planejando festa
Dicas!

Como adiar uma festa de casamento sem chamar atenção?

Diversos problemas podem surgir durante o planejamento de um casamento. Por isso adiar a festa de casamento pode ser uma solução positiva. Diversos problemas podem surgir durante o planejamento de um casamento. Muitos podem ser resolvidos com algumas conversas, outros precisarão de decisões mais importantes como adiar a festa.

A partir do momento que decidimos nos casar, desejamos que seja para toda a vida. Claro! Também não imaginamos que organizar uma festa de casamento precisa de tanto dinheiro e energia para ser feita. É possível até ver casais, que apesar de se amarem, começam a brigar nesta fase por conta de todo este estresse dos preparativos.

Alguns dizem que ao planejar um casamento, fica mais evidente os casais que estão entrosados e dedicados àquele sonho, e o mesmo para aqueles que não estão nesta mesma sintonia. As brigas acabam se estendendo aos pais e sogros, e todo mundo acaba se metendo e aumentando o estresse.

Há também casais que simplesmente decidem morar juntos e ter uma festa, sem planejamento financeiro adequado e tudo que envolve a vida de casal.

Nos momentos estressantes, muitos repensam se estão realmente preparados para dar este passo importante. Por “preparados” entenda-se pronto para lidar com falta de dinheiro; tempo disponível para providenciar os preparativos, se a vida profissional está compatível com o casamento e até se realmente o que o casal sente é amor. As tensões viram discussões e, mesmo que sejam somente em torno de questões financeiras, o desarranjo afeta o lado pessoal.

casal olhando a paisagem a noite

Caso essas reflexões todas culminem na decisão de adiar o casamento, tudo bem. O importante, seja qual for a decisão, é nunca pensar no que as pessoas vão dizer. Afinal, a vida é sua e só você pode decidir que rumo dar a ela. Você não será a primeira nem a única noiva (ou noivo) a adiar ou mesmo cancelar um casamento. Existem motivos vários que levam os casais a decidirem se casar, que depois podem não se mostrar suficientes para manter o compromisso.

Há homens, por exemplo, que acabam assumindo um noivado por pressão da família ou de amigos; ou da própria noiva! Há mulheres, que aceitam casar-se mesmo em dúvida quanto aos seus sentimentos, por medo de ficar sozinha ou do julgamento alheio.

A decisão de casar-se deve ser consciente de ambas as partes, e movida unicamente por amor. Caso não seja este o motivo do casamento, torna-se necessário tomar a decisão do  adiamento ou mesmo da suspensão, que certamente é um passo difícil e doloroso. Aos familiares, amigos e demais conhecidos, cabe apenas respeitar.

Primeiro passo para cancelar um casamento

Avalie os motivos que estão gerando insegurança e que fazem com você questione se este é o momento certo pra se casar ou pra se fazer uma festa. Converse com seu noivo e exponha seus sentimentos. Pode ser que ele sinta o mesmo que você.

Caso os problemas envolvam os pais, você terá que confrontá-los e conversar.

Pode ser que você queira adiar o casamento, mas eles não. Este cenário exige dos noivos um posicionamento mais definitivo do que eles realmente querem.

Caso vocês detectem que as dificuldades estão no aspecto financeiro, é melhor calcular o quanto precisarão e se conseguirão arcar com todos os custos, com uma margem 10% a mais pra garantir que o orçamento seja real.

Se perceberem que a conta fica mais pesada que imaginam e que não será possível arcar com ela agora, simplesmente adie a festa para dali 6 meses a frente ou mesmo 1 ano, antes de fechar contratos importantes como buffet e banda. Evite assumir compromissos que não possa cumprir ou contratar os serviços e depois adiar a festa, pois isso acarretará o pagamento de multas que podem ser bem altas.

casal de mãos dadas com aliança diferente

Segundo passo 

Depois de decidir pelo adiamento da festa, avise as pessoas mais próximas como familiares e padrinhos. Avise pessoalmente e sem ser especifico. Ninguém precisa saber o real motivo disso. Diga que acharam melhor adiar alguns meses, pra fazer uma festa mais bonita. Simples assim.

Com o restante das pessoas é diferente. Se ainda não enviou Save the date não precisa nem comentar sobre o adiamento. Caso tenha enviado os convites oficiais, terá que avisar por telefone ou enviar cartões formais de cancelamento da festa. Essa parte não precisa ser necessariamente feita por você. Uma assessoria pode se responsabilizar pela tarefa ou mesmo sua mãe pode fazê-lo.

Exemplo: Sr. e a Sra. Rodrigues informam que o casamento de sua filha Barbara com Lucas foi cancelado.

Caso o casório já esteja numa fase mais avançada, se já começou a receber os presentes de casamento, devolva-os e envie um cartão se desculpando pelo incomodo. Se for uma lista de presentes pela internet, cancele as compras.

Com os serviços, prazos e datas dependerão do que foi inicialmente acordado em contrato. Pode ser que tenha multa, e em alguns caso, devolução do dinheiro. Caso o cancelamento do casamento seja apenas para terem mais fôlego de pagamento, e assim fazerem em a festa em uma data mais a frente, um bom diálogo com os fornecedores pode resolver.

Seja objetiva, sem entrar em detalhes sobre os verdadeiros motivos.

casal-planejando-casamento

Terceiro passo

Espaço!

As pessoas precisam respeitar sua privacidade e nem sempre fazem isso. Infelizmente, nesses momentos é bom tirar um descanso e se resguardar. Não se trata de fuga, mas de resguardar-se de ouvir o que não quer e não precisa, e também para evitar uma discussão familiar.

Encare o assunto naturalmente, caso ele surja em seu ambiente de trabalho, ou numa reunião de família. Simplesmente diga que quando o casamento estiver reagendado, que avisará a todos e encerre o assunto.

menina em uma plantação de girassóis

 

Pense que a festa é um dia, e a vida de casada é para sempre. O que realmente importa é que, no final de tudo isso, vocês sejam felizes. E se não for com ele, será com outra pessoa. A felicidade em primeiro lugar!

 

Não transforme isto num drama muito grande. Se quiser chorar, chore. Se sentir necessidade de conversar com alguém a respeito, desabafe com as amigas confiáveis ou com sua mãe e limpe o coração. Não carregue sentimentos desagradáveis pois isto, como tudo que acontece na vida

Quer falar comigo?

coração@salveanoiva.com.br

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay