demorar a casar, garota chateada
Dicas!

Demorar a casar não deve ser motivo de desespero!

Se você acha que não pode mais demorar a casar, calma! O casamento é cada vez mais comum aos 30 ou 40 anos, por isso nada de desespero girl!

Na medida em que os 30 anos se aproximam, boa parte das mulheres solteiras fica apreensiva. Não é para menos: as amigas começam a enviar convites de casamento (ou chá de bebê!), os parentes passam a fazer perguntas inconvenientes e, às vezes, o relógio biológico dá sinais de que está na hora de considerar a ideia de formar uma família.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os brasileiros estão se casando mais tarde. É cada vez mais fácil encontrar pessoas com mais de 30 anos – até 40! que nunca foram casadas, mas que não descartam a possibilidade. Portanto, não deve se desesperar ou agir de maneira inconsequente só porque ainda não disse “sim”.

Acho que esse sentimento de “ficar a vida inteira sozinha” aumenta quando todas as amigas a sua volta começam a casar e ter filhos, dai você se sente sozinha e já pensa, será que tem algo de errado comigo? Nada a ver…

Antes de roer as unhas de ansiedade e se culpar, confira algumas dicas para evitar o desespero e se preparar para este momento.

Lembre-se de que o mundo mudou

Nas últimas décadas, a vida das mulheres mudou de forma significativa. Se antes nos dedicávamos inteiramente ao lar e à família, hoje, assumimos posições de destaque nas universidades, no mercado de trabalho e na política. Então, nada mais natural do que nossas antigas “funções” passarem por transformações para dar espaço às novas – e isso é muito bem-vindo!

Também vale lembrar que conquistar a independência financeira para se casar é muito mais complicado hoje do que na época de nossos pais ou avós. Por isso, não tem cabimento comparar sua situação com a de mulheres que se casaram há 25 ou 50 anos. O mundo muda cada vez mais rápido e sua mentalidade precisa se adaptar: ou seja, demorar a casar, atualmente, é relativo.

demorar a casar, garota pensativa

Busque autoconhecimento

Para dividir a vida com alguém, é preciso potencializar virtudes como empatia, altruísmo e paciência. Ao longo dos anos, você já deve ter convivido com pessoas que só pensavam nelas mesmas e sabe como pode ser difícil manter um relacionamento com alguém assim, não é mesmo? Essa lógica também se aplica em um casamento!

Ninguém consegue ficar perto de uma pessoa egocêntrica, dramática ou imatura por muito tempo. Se sente que ainda tem algumas dessas características, procure trabalhá-las. Converse com aquele amigo de confiança ou procure a orientação de um profissional para descobrir o que pode fazer para melhorar como pessoa, tirando o foco do problema “demorar a casar”. Autoconhecimento é a chave para o sucesso em todas as áreas da vida.

Invista em projetos pessoais 

Também é importante tomar cuidado para não se dedicar inteiramente aos outros e acabar deixando todas as suas vontades de lado. Lembre-se de que pessoas realmente felizes têm opinião própria, cultivam seus gostos e – o mais importante – vão em busca de seus sonhos. Consequentemente, acabam se tornando mais interessantes, e, acredite, para elas, demorar a casar não é uma questão existencial.

Pense em outras coisas que, além de um casamento, fariam você se sentir realizada, e batalhe com paixão para conquistá-las. Vale buscar hábitos diários mais saudáveis, fazer aquela pós-graduação para garantir uma promoção no trabalho ou conhecer a cidade dos seus sonhos nas próximas férias. Ter projetos pessoais faz super bem para a nossa autoestima!

Construa um bom relacionamento

Construir um relacionamento saudável é muito mais difícil do que escolher o estilo da decoração da festa de casamento ou o vestido de noiva (ainda mais para quem conta com uma boa cerimonialista!). Como já deve ter percebido, é preciso manter um equilíbrio delicado entre deixar o egoísmo de lado e lembrar de quem realmente somos.

Infelizmente, muitas mulheres ainda estão presas a relacionamentos nada saudáveis por medo da solidão ou até mesmo da reação do parceiro. Caso se identifique com essa situação, avalie a possibilidade de se casar com ainda mais cuidado. Documentos e alianças não são capazes de transformar comportamentos. Se achar necessário, busque ajuda.

Tenha um plano de vida

Saber se planejar é essencial para quem deseja dar grandes passos na vida, e demorar a casar pode ser um indicativo de falta de organização, Muitas pessoas não são ensinadas a pensar no futuro e identificar oportunidades para conquistar o que desejam. Por conta disso, acabam se deixando abater pelos obstáculos do cotidiano.

Portanto, tire um tempo para refletir sobre sua vida e seus grandes objetivos. Vale separá-los por categorias, como pessoais, familiares e profissionais. Também é interessante estabelecer prazos para os que dependam exclusivamente de você. Quando o amor da sua vida finalmente fizer o pedido, nenhuma dessas coisas deverá ser um empecilho para demorar para casar.

namorado com buquê escondido
Quando você menos imagina o príncipe vem!

Não ceda às pressões alheias referentes a demorar a casar

Lembra-se de que comentamos que o mundo muda cada vez mais rápido e que é preciso se adaptar? Bem, essa dica também se aplica à maioria das pessoas que conhece! Então, não se deixe levar por comentários a respeito da sua solteirice ou comentários como “Quanto tempo mais você vai demorar a casar?“. Apesar de todo o avanço feminino nas últimas décadas, muita gente ainda encara o casamento como termômetro do sucesso.

Pra piorar, as cobranças não param quando uma mulher finalmente se casa. Depois do casamento surgirão as perguntas sobre o primeiro filho, e depois dele, sobre quando virá um irmãozinho… Percebe que sempre terá um motivo pra que alguém venha a achar que tem que bisbilhotar sua vida?

Evite se apaixonar pela ideia do casamento

Claro que é normal adorar a festa de casamento das amigas e desejar ter também um grande dia tão incrível quanto o delas. No entanto, isso não é o suficiente para subir ao altar.  Existem mulheres que, aflitas por demorar a casar, pareciam mais apaixonadas pela ideia de se vestir de noiva do que por seus futuros maridos.

É claro que toda mulher merece ter um dia especial para celebrar seu amor na presença de familiares e amigos. Mas, no fim das contas, a festa de casamento é apenas isso: um evento. Depois que os músicos param de tocar e os convidados se despedem, o resto da sua vida começa, ao lado de outra pessoa. Se ainda não pensou nisso, talvez não esteja pronta para um compromisso sério. E demorar pra casar significa que ainda é preciso trabalhar algumas questões com você mesma.

Compartilhe este post em suas redes sociais! Pode ajudar as amigas solteiras que estejam se sentindo frustradas, ou até ajudando-as a tomarem as medidas que precisam para encontrar um grande amor! Sempre é tempo! 

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!
GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!