Dicas!

DIY – O que você deve ou não fazer nos preparativos do casamento!

DIY é uma abreviação de “Do It Yourself”, que em bom português significa “faça você mesmo”. Durante os preparativos do casamento, na ansiedade em economizar, temos a tendência querer fazer tudo sem mensurar o que de fato somos aptos(as) ou não a fazer. Não é tudo que dá pra providenciar por nossa conta, sob o risco de o resultado ficar muito aquém do esperado. Alguns itens precisam de conhecimentos e habilidades técnicas, além de aptidão, é claro.

Antes que você resolva produzir sua festa de casamento sozinho(a), reflita bem para gastar dinheiro comprando materiais. Certifique-se de que realmente pode fazer o que está pretendendo. É muito comum os noivos se empolgarem e depois perceberem que não têm todo o know-how necessário e desistir da empreitada.

Confira aqui alguns fatores que devemos considerar antes de começar a fazer DIY no casamento:

We can do a similar treatment to the gazebo and still keep a budget in mind.:

O QUE VOCÊ VAI PRECISAR

Tempo:  Claro! Item número um da lista! Planejar uma festa de casamento e ainda produzir os itens dela pode ser muita coisa para uma pessoa só (ou duas, se for o caso…). Só o planejamento já ocupa um tempo grande, mesmo para os mais organizados. Há noivos (principalmente noivas!) que relatam terem gasto dias tentando produzir algum item de decoração da festa e praticamente se esqueceram de tomar conta do planejamento.

Resumindo: veja se sua agenda realmente permite esse gasto de tempo extra! E mesmo que a resposta seja ‘sim’, tenha um plano de segurança para o caso do seu cronograma ficar atrasado!

Talento:  Use seus talentos para este momento. Quais são suas habilidades que possam ser aproveitadas nesta etapa? Reflita e só leve avante os projetos que sabe que vai conseguir fazer. Tem jeito para artesanato? Então você pode tentar montar as lembrancinhas e outros itens decorativos. Cozinha bem? (repare que a pergunta não é se você ama cozinhar e sim se você cozinha bem!). Então você pode aproveitar esse dom para fazer seu bolo de casamento (claro, com muita antecedência, pra testar todas as variáveis envolvidas, inclusive o esquema de transporte do bolo!) ou também os docinhos e sobremesas. Tem jeito com tecnologia, Photoshop? Faça o convite da festa. Só arrisque naquilo que está certo(a) de ser realmente bom(a)!

Ajudantes / Madrinhas:  Numa festa de casamento, por menor que ela seja, sempre envolve números grandes. Isso significa muito trabalho! Imagine fazer 150 lembrancinhas, 100 convites, 600 docinhos e 20 arranjos! Nem pense em fazer tudo sozinho(a). Chame a mulherada da família, madrinhas, padrinhos e afins para colaborarem. Arregimente seu exército! Assim você termina tudo mais rápido e ainda aproveita os dons alheios. Sempre tem uma amiga ou amigas com “dons” maravilhosos muito úteis! Esta estratégia ainda tem a vantagem de reunir o pessoal e passar um tempo a mais com a família e os amigos. 

Rustic Wedding In Maryland At Irvine Nature Center - Rustic Wedding Chic:

O QUE VOCÊ PODE FAZER

1. Lembrancinhas: Geralmente é a parte mais fácil, se você não escolher algo tão complicado. As mais fáceis de fazer são aquelas que envolvem comida ou vasinhos com plantas. Mini potes de geleia (ou mel, ou outra coisa que quiser…), cobertos com um tecido bem bonito, amarrados com fitas, fica simples e seguro. Também pode usar caixinhas de papelão preenchidas com doces caseiros, que também são fáceis de montar. Essas até sua vó pode dar uma forcinha!

2. Save the Date:  Há opções lindas e acessíveis para imprimir em casa, você mesmo(a)! Crie um modelo, imprima uma foto dos noivos com a data do casamento ou peça para um amigo fazer o design. Depois você une um ao outro e imprime junto, num desses sites inúmeros sites já conhecidos.

3. Decoração das mesas:  Neste quesito dá pra bolar várias opções. No esquema DIY há uma imensa variedade que vai do simples ao chique sem escalas. Só combinando diferentes tamanhos de velas você já consegue um efeito incrível na decoração. Use a imaginação! Só cuidado pra não exagerar e inventar uma moda que não combina coisa com coisa. Aposte no que sabidamente dá certo. Mini vasos com uma flor unica ou decoração com folhagens, por exemplo, são sempre ótimas sugestões! Flores e velas dão um toque incrível nas mesas!

photo save the date postcard - "Vintage Scroll". $64.00, via Etsy.:

A quirky DIY wedding day | Real Weddings | Plan Your Perfect Wedding:

O QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER

1. Decoração geral:  Decorar tudo sozinho(a)! Não faça isso. Simplesmente porque é muita coisa. Se for realmente necessário, tenha o cuidado de pedir ajuda para todos que puder e comece bem cedo a montar a decoração, no dia da festa. Essa parte da montagem dos preparativos demoram mais do que você imagina. Itens como iluminação, por exemplo, devem com certeza ser deixados a cargo de um profissional acostumado com isso. E ainda providencie um amigo ou parente que possa dar uma espiada na montagem durante a arrumação. Senão, todo aquele relaxamento do dia da noiva irá por água abaixo rapidinho.

Caso o local da festa seja grande, você tem mais um motivo pra não se arriscar na montagem da decoração. Só um decorador sabe o quanto precisa de cada coisa pra deixar todo o ambiente preenchido. Você pode achar que precisa sair por aí comprando quilos e quilos de materiais que logo depois da festa serão jogados fora, quando um decorador saberia que alugando é melhor.

2. Maquiagem e penteado: Será que você precisa mesmo fazer o seu próprio penteado no dia do seu casamento? Bom, se sua resposta for ‘sim’, então recomendo que não invente muito e faça um simples coque, bem enfeitado com um acessório discreto mas que complemente o penteado. Lembre-se de que durante o evento seu cabelo precisa estar bem fixado e bonito o tempo todo (e é muito tempo!). Imagine que as fotos deste dia farão parte para o resto de sua vida e se você não gostar delas porque seu cabelo aparece caindo, isso pode causar um trauma psicológico um pouco sério… Agora, se você quer um penteado com cabelo solto e só um acessório, não tem problemas! Fica bonito também!

Com a maquiagem siga o mesmo raciocínio. Tem certeza que é você mesma que vai maquiar você mesma? Se for necessário, sugiro que você treine bastante antes do grande dia, teste tudo que pretende usar e veja se fica bom. Adquira experiência na função. Teste a combinação de cores, o tempo que você leva pra fazer e quanto tempo a sua maquiagem dura depois. Tire uma foto e veja se ficou satisfeita. Melhor se cercar de todo cuidado possível para evitar imprevistos.

diy casamento

Fazer DIY no dia de seu casamento pode ser uma aventura. Mas caso esteja disposto(a), boa sorte! Organize-se bem.

Algumas coisas são facilmente produzidas, mas exerça seu lado criativo somente com alguns itens. Não invente de tentar a façanha de fazer tudo.

Faça um orçamento detalhado antes de comprar os materiais e compare se esse valor justifica o trabalho que você vai ter. As vezes você pode se surpreender e perceber que se mandar fazer, além de melhor e de menos trabalho, o valor não é tão diferente assim.

Converse com seu parceiro(a) para juntos decidirem. Caso optem por fazer muitas coisas, banquem os cara-de- pau e peça ajuda pra todos que puder. O apoio e o amor de todos é fundamental!

 

2 comentários

Cliquei aqui para postar um comentário

  • Ótimas dicas!
    Pretendo iniciar mês que vem os projetos DIY que executarei para meu casório, que será em julho próximo.
    – Laços para os convites
    – Caixas encapadas com tecido para convite dos padrinhos
    – Porta guardanapos
    – Kit toalete
    Espero que dê certo, apesar de ser a primeira vez que irei me aventurar nessa área.
    Até lá, ficarei ligada nas novidades do “Salve a noiva”! 😀

    • Oi Priscila! Você está certa em começar com antecedência, assim nos últimos meses fica um pouco mais tranquila! Depois mande fotos pra gente ver o que fez e quando casar tambem, assim colocamos no Facebook e Instagram! Muito obrigada e parabens pela dedicacao Bjss

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!
GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!