fbpx
casamento no exterior
Dicas!

Dúvidas comuns sobre casamento no exterior

Será que um casamento no exterior é uma boa alternativa para você? Descubra nesse post tudo o que você precisa para planejar um casamento fora do Brasil!

Você já pensou em casar em um castelo na Itália ou em um resort no México? Essas alternativas – que podem até parecer inatingíveis em um primeiro momento – são cada vez mais comuns entre os noivos brasileiros!

Aliás, é inegável que realizar casamento no exterior é uma grande tendência. Para lhe incentivar a pensar nessa possibilidade, resolvi responder as principais dúvidas sobre esse assunto.

Que tal conferir?

Como é um casamento no exterior?

Também conhecido como destination wedding, o casamento no exterior é uma alternativa para casais que desejam ter uma cerimônia íntima e, quem sabe, economizar em alguns aspectos do grande dia.

Normalmente, os noivos realizam o casamento civil aqui no Brasil e fazem a cerimônia simbólica em outro país. Depois, eles e seus convidados podem aproveitar para conhecer o destino juntos.

Também existem casais que aproveitam viagens ao exterior para oficializar suas uniões de forma simbólica, sem a presença de familiares e amigos. Esse modelo de cerimônia é conhecido como elopement wedding.

Quais são os países mais comuns?

Basicamente, os destinos favoritos dos noivos brasileiros para a realização de casamentos no exterior são os mesmos que eles costumam escolher para as viagens de lua de mel:

  • Chile
  • Estados Unidos
  • França
  • Grécia
  • Indonésia
  • Itália
  • Maldivas
  • México
  • Portugal
  • República Dominicana
  • Tailândia

Como escolher um país para casar?

É muito comum que os noivos escolham países nos quais eles planejavam passar a lua de mel, já que a ideia é estender a viagem por alguns dias para explorar o local na companhia dos convidados.

Portanto, escolham um destino que seja romântico, tenha algum tipo de significado para vocês e – o mais importante! – ofereça toda a estrutura necessária para a realização da cerimônia no período desejado.

planejar casamento fora do Brasil

Quanto custa?

O preço de um casamento no exterior depende de fatores, como o destino escolhido, os serviços contratados e o nível de apoio que os noivos oferecerão aos convidados (falarei mais sobre isso adiante).

Alguns resorts no Caribe oferecem pacotes extremamente atrativos para noivos que desejam economizar, mas nem todos os casamentos realizados no exterior são mais baratos do que os que acontecem no Brasil, como costumam dizer por aí. Na verdade, muitos desses pacotes tem pegadinhas, por isso a assessoria de um cerimonialista é fundamental.

É preciso ter um cerimonialista?

Sou meio contrária à ideia de que há coisas “obrigatórias” em um casamento. Portanto, acredito que neste caso é preciso ter um cerimonialista.

Em um casamento no exterior, a contratação é muito importante, já que o cerimonialista deve conhecer a cultura, a burocracia e os fornecedores do país em questão para realizar um bom trabalho.

Existem casos em que noivos desinformados tiveram seus casamentos invadidos por policiais. A festa teve de ser encerrada, já que tinha dado o tempo limite de festa e os fornecedores contratados queriam ir embora. Eles que chamaram a policia!

Quais empresas fazem isso no Brasil?

Existem várias empresas brasileiras especializadas em casamentos no exterior! Definitivamente, vale a pena entrar em contato com elas para conhecer os serviços e evitar contratempos em outros países.

Quem convidar?

Uma das principais vantagens de realizar um casamento no exterior é que o casal pode deixar de lado o “convidar por obrigação” e convidar apenas as pessoas mais importantes em suas vidas para embarcar nessa aventura.

Para que elas possam se organizar com tranquilidade, é interessante enviar um save the date com, pelo menos, oito meses de antecedência e ajudar na definição dos pontos essenciais da viagem (passagens, traslados, hotéis…).

Os noivos devem pagar as despesas dos convidados?

Não existe uma regra a respeito do responsável pelas despesas dos convidados. Alguns casais não pagam nada, o que é o comum, mas negociam pacotes com fornecedores para conseguir descontos e abrem mão dos presentes de casamento.

O que fazer se alguns convidados não puderem ir?

Caso vocês não tenham como ajudar os convidados com os gastos básicos da viagem ou alguns não possam tirar férias na data escolhida para a cerimônia, busquem compreender a situação com maturidade.

Também é bacana pensar em estratégias para inseri-los na comemoração mesmo à distância, como providenciar um streaming da cerimônia ou encomendar lembrancinhas com bilhetes carinhosos.

Gostou de saber mais sobre essa tendência que é o casamento no exterior? Então, acompanhe o blog nas redes sociais para saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados ao grande dia: Facebook, Instagram, YouTube e Pinterest.

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay