fbpx
mãe do noivo casamento
Dicas!

Como a mãe do noivo deve se comportar no casamento?

A mãe do noivo é uma figura importante no grande dia, e você tem que aceitar o papel dela no casamento do filho.

Um belo dia você conhece alguém especial. O boy faz seu coração bater mais forte e, depois de um tempo, você já não se imagina vivendo sem ele. Com uma bela dose de dedicação, sorte e um empurrãozinho do destino, o namoro se fortalece e chega o tão sonhado pedido de casamento! Quando você disse “sim”, talvez não tenha se dado conta de que, além de uma amizade e amor sem limites, também aceitou a mãe do noivo!

Ela pode ser sua maior aliada ou pior inimiga – brincadeira, mas que ela pode dificultar a sua vida, ô se pode! O segredo de um relacionamento forte é saber conviver bem.

Claro que é preciso ter muito jogo de cintura para evitar conflitos, pitacos, crises de ciúme, entre outros probleminhas…

Lidar com a mãe do noivo pode ser um desafio, mas não precisa ter receio! Vou dar algumas dicas de como vocês podem melhorar essa relação. Chama a sogrinha e bora comigo mostrar como ela deve se comportar no casamento!

Como a mãe do noivo pode ajudar nos preparativos do casamento?

Em alguns casos, o noivo e a mãe têm o cordão umbilical curtinho, e isso pode acabar atrapalhando não apenas o seu relacionamento com ela, mas, também, os preparativos do casamento.

É importante sempre envolver a mãe do noivo na organização da festa e mostrar que você não está tentando roubar o lugar dela.

Ela pode se tornar uma excelente conselheira e ajudar muito. Espie aqui as atividades que ela pode dar aquela mãozinha:

  • Auxiliar na lista de convidados: a mãe do noivo pode fornecer uma lista de familiares e amigos do lado da família do noivo. Essa informação é super valiosa e ajudará muito no planejamento dos detalhes da festa.
  • Se entrosar com os pais da noiva: às vezes, a mãe do noivo assume uma postura mais defensiva simplesmente por não se sentir incluída no casamento. Que tal apresentá-la aos seus pais e estimulá-los a se conhecerem melhor, já que todos serão parte de uma única família em breve?
  • Organizar o lado da família do noivo: a sogra também pode ajudar conversando com seu lado da família para planejar transporte, acomodação e outros detalhes.
  • Acompanhar provas do vestido: muitas noivinhas reviram os olhos só de pensar em convidar a mãe do noivo para as provas do vestido. Mas esse é um dos momentos mais especiais dos preparativos. Que tal dividi-lo com ela?

No que a mãe do noivo não deve se envolver?

Para manter um relacionamento sadio, é essencial que a sogra respeite o espaço do casal e que não fique gritando a sua opinião sobre tudo aos quatro ventos!

É importante que ela lembre de que a festa não é dela e que jamais deve colocar o filho em situações constrangedoras ou fazê-lo escolher entre as duas mulheres que mais ama no mundo.

Confira algumas situações nas quais o nariz da sogra deve ficar longe:

  • Tomada de decisões: opiniões são sempre bem-vindas, mas nada de querer assumir o controle de tudo como se o casamento fosse dela também!
  • Inclusões desnecessárias na lista de convidados: amigas do bingo, vizinhas da casa da praia e ex-namoradinhas do filhote? Nada disso! A lista deve ter pessoas especiais para o casal, nada de sair colocando vários desconhecidos.

Que traje ela deve usar no grande dia?

Há quem pense que o casamento é importante só para os noivos. Nada disso! Esse momento é muito especial para os pais do casal, também! E é natural querer ficar impecável para o evento!

Por mais que você esteja surtando só de pensar no que irá vestir, ache um tempo para dar aquela mãozinha e ajudar sua sogra sugerindo alguns modelitos de arrasar!

O traje da mãe do noivo deve ser confortável e elegante. Além disso, ele deve estar de acordo com o local da festa, a estação do ano, o estilo dela e, também, do casamento.

É importante que o look seja bonito e faça ela brilhar no altar!

mãe do noivo casamento

O que a mãe do noivo precisa fazer na festa?

A mãe do noivo, assim como a sua, é a anfitriã oficial do evento. Ela deve receber os convidados e garantir que todos se sintam bem-vindos.

Além disso, deve tranquilizar o filho e, se possível, dizer algumas palavras de apoio para a noiva. Assim, o frio na barriga e a insegurança passarão longe!

Socorro! Coisas que a mãe do noivo não deve fazer ou dizer na festa!

Algumas mães encaram o casamento dos filhos com muita felicidade, outras acham que estão perdendo o seu bebê. Freud adoraria explicar esse relacionamento, né non?

Alguns casos são mais extremos e podem resultar em situações bastante constrangedoras. Para não criar saias justas, ela deve evitar:

  • Ir de branco: a mãe do noivo jamais deve roubar o protagonismo da noiva. Com tantas cores no mundo, vai escolher justo aquela que é exclusiva da futura nora? Nã na ni na não!
  • Entrar na igreja com “cara de velório”: por mais que ela não aprove a união, nada de deixar isso transparecer. A mãe do noivo “deve vestir” o seu melhor sorriso e ser simpática no casamento.
  • Fazer um discurso apontando os defeitos da noiva: nada de apontar dedos, distribuir críticas ou fazer birra por não ser o centro das atenções! Beber demais ou querer expressar seu descontentamento são algumas gafes que a mãe do noivo não deve cometer.

Dicas de como ter uma relação amigável

Quer começar com o pé direito a relação com a mãe do noivo? Então, deixe todo o preconceito e as piadinhas sobre sogra e nora de lado!

Trate de se esforçar para conquistá-la e tê-la como uma aliada! Respeite a opinião, seja educada e mostre sempre o quanto você ama o filho dela.

Gostou das dicas de como a mãe do noivo deve se comportar no casamento? Que tal compartilhá-las com ela? Até o nosso próximo post!

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay