fbpx
exame-pre-nupcial
Dicas!

O que é exame pré-nupcial?

Estas é para os noivos. Entre os preparativos para o casamento, o homem e a mulher devem fazer o exame pré-nupcial. Para uma vida a dois saudável e sem surpresas

Hoje em dia é bastante difícil um casal se casar sem antes ter vivido uma relação mais íntima, mas ainda assim fazer o exame pré-nupcial é importante e deve ser incluído nos preparativos para o casamento.

O exame pré-nupcial é uma forma de demonstrar carinho e preocupação com você mesmo e com o outro, garantindo uma vida a dois saudável e preparando o terreno para a chegada dos filhos.

Mas, o que é exame pré-nupcial?

Na verdade, é um pacote de exames bem importante e que pode indicar a possibilidade de infertilidade ou doenças que podem ser tratadas ainda no início, evitando aborrecimentos na vida a dois.

O primeiro passo é procurar um ginecologista e um urologista de confiança, para que eles possam indicar os exames, esclarecer dúvidas e orientar uma vida sexual saudável.

Os exames de laboratório são:

Para os homens:

  • Espermograma

  • Tipo sanguíneo

  • HIV1 e 2 – que detecta AIDS

  • Vdrl – que detecta Sífilis

  • Hepatite B e C

Para as mulheres:

  • Tipo sanguíneo

  • HIV1 e 2 – que detecta AIDS

  • Vdrl – que detecta Sífilis

  • Hepatite B e C

  • Rubéola – se não teve ainda, deve tomar a vacina antes de ficar grávida

  • Citomegalovirus – esse precisa acompanhar durante a gravidez

  • Toxoplasmose

Além dos exames laboratoriais, a mulher deve fazer o Papanicolau, para prevenir o câncer de colo de útero. O médico irá também avaliar o histórico familiar de cada um, se houve algum problema de gravidez ou aborto tanto na noiva quanto na família, se alguma criança nasceu com alguma anomalia na família, se há casos de câncer ou doenças venéreas.

Dependendo se o casal pretende ter filhos e da idade de ambos, pode ser a oportunidade de já pensar no assunto e fazer os exames que avaliam as questões de fertilidade.

Importância do exame pré-nupcial

Lembre-se, não é só uma formalidade, exame pré-nupcial é vida! Se vocês querem ter uma vida sexual livre de preocupações, é muito importante que vocês façam todos os exames. Assim, qualquer problema pode ser detectado logo no início e tratado, mesmo que seja alguma doença mais grave ou que possa ser transmitida através do sexo.

Toda orientação médica, uso de preservativos e tratamentos a serem feitos pelo casal devem ser seguidos. Isso somado à confiança entre os dois, vai trazer tranquilidade não só na cama, mas na vida toda do casal.

Quer poder engravidar sem preocupação? Então comece a se preparar antes mesmo do casamento. Sabia que existem, inclusive, algumas vitaminas e vacinas que a mulher deve tomar antes de engravidar? Então, tudo isso você aprende no exame pré-nupcial.

Prevenir para não remediar

Pode dar um certo receio de que seja encontrada alguma doença, como HPV, por exemplo, ou então constatar que será difícil engravidar ou a possibilidade de vir uma criança com algum problema congênito.

Mas lembre-se que é melhor prevenir que remediar! Hoje a medicina está tão avançada que existe tratamento para quase todas as dificuldades. Quando detectadas com antecedência, elas podem ser tratadas e prevenir complicações futuras.

Muitas são as formas de prevenir o contágio de doenças, sem falar nos inúmeros tratamentos contra infertilidade. Até problemas nos fetos já são sanados durante a gravidez. O importante é não esperar, mas procurar o médico e prevenir.

Vida feliz, sexo gostoso, gravidez tranquila. O exame pré-nupcial proporciona tudo isso.

Para mais dicas sobre o seu casamento, siga o blog e compartilhe os artigos. Até o próximo!

 

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay