como superar o medo do casamento
Dicas!

Por que muitas noivas têm medo do casamento? É normal sentir isso?

É normal sentir medo antes do casamento? O medo do casamento é mais comum do que você pensa, e tem várias razões para isso.

Quem aí já riu (e se emocionou) com as trapalhadas da diva Julia Roberts e seu medo do casamento no filme Noiva em Fuga, levanta a mão!

Na ficção, o medo do casamento foi retratado de maneira divertida no filme, mas, na vida real, ele tem até um nome complicado de pronunciar e entender: gamofobia, do grego gamo (casamento) + phobos (medo).

Você sabia que muitas noivinhas sofrem em silêncio, pois têm receio e vergonha de dizer que não se sentem prontas para dar esse passo? Vem comigo descobrir os principais motivos para se sentir assim!

Medo de perder a liberdade pode levar ao medo do casamento

O medo do casamento pode ocorrer devido ao receio de deixar sua autonomia e individualidade para trás.

Um relacionamento nada mais é do que o convívio com outra pessoa. E, nesse processo, é natural que alguns hábitos sofram mudanças e que a gente acabe pegando algumas manias do boy e vice-versa.

Mas isso não quer dizer que você irá depender dele para tudo e esquecer quem você é! Basta continuar curtindo a sua companhia e fazer coisas que encham o seu dia de alegria.

Medo da rotina

Um casamento é um grande passo, certo? Afinal, você está se comprometendo a ficar “para sempre” com uma pessoa, o que pode ser bastante assustador. Por isso, é natural que algumas noivas fiquem com receio de enjoar da rotina ou até mesmo do parceiro.

O medo do casamento faz com que alguns detalhes do namoro – que até então não importavam – pareçam um problema gigante quando se imagina a vida a dois.

Não vou mentir e dizer que não existe isso de rotina quando se está casado. Mas não significa que pequenas atitudes não façam a diferença na hora de manter o dia a dia mais legal e interessante, viu?

Medo de ter um casamento igual ao dos pais

Não é apenas a bagagem de roupas e itens pessoais que a gente leva para um casamento – a bagagem emocional vai junto, viu? É natural que nossos pais sejam nossos exemplos em muitas coisas, e isso não é diferente nos relacionamentos.

Muitas noivas têm medo do casamento, pois temem cometer os mesmos erros dos pais. Mas lembre-se de que cada relacionamento é único e que você não pode se deixar definir pelas falhas e atitudes de outras pessoas!

Sair do conforto da casa dos pais, assumir novas responsabilidades, viver com outra pessoa e ter que conviver com a pressão para ter filhos são apenas alguns dos desafios que fazem muitas noivas terem medo do casamento. Saiba que você não está sozinha nessa! Muita gente também passa por isso.

Mas, ao invés de roer as unhas de ansiedade e ficar triste, que tal compartilhar as incertezas e angústias? Conversar sobre isso com outras pessoas que passam ou passaram pela mesma situação é sempre uma boa dica. Para isso, é só deixar um comentário aqui abaixo ou mandar um e-mail para coracao@salveanoiva.com.br.

 

E você, passou por esse medo também? Tem alguma dica para compartilhar com outras noivinhas? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay