fbpx
diferença-entre-união-estável- e-casamento
Dicas!

Qual é a diferença entre união estável e casamento?

Se você não entende porque a união estável é diferente do casamento, chegou a hora de tirar todas as dúvidas!

Quem aí não tem uma amiga que trocou o festão de casamento por uma união estável? Confessa, você já pensou em fazer isso também! E saiba que não é a única! De acordo com uma pesquisa feita pelos cartórios brasileiros, esse tipo de união aumentou 57% no país entre os anos de 2011 e 2015.

Diz o velho ditado que os números não mentem: essa mudança no comportamento entre aqueles que sonham em juntar as escovas de dente é cada vez mais comum, especialmente devido à praticidade dessa modalidade.

Se você quer dar um upgrade no status do seu relacionamento, mas não sabe a diferença entre união estável e casamento, hoje é o seu dia de sorte! A seguir, vou revelar algumas informações super importantes antes de você dizer “Sim, eu assino!”. Vem comigo!

Botando os pingos nos is: união estável x casamento

Estar casado é dividir sonhos, planos, boletos e o lar. É conviver com quem você escolheu e planejar um futuro em comum. Mas, por trás de todo conto de fadas, existe a burocracia – conta bancária conjunta, plano de saúde familiar, divisão de bens e documentos para serem assinados.

Antes de focar nas diferenças entre união estável e casamento, vou te dizer o que é comum entre essas duas opções. Ambas são reconhecidas como entidades familiares, ou seja, são feitas com a intenção de formar uma família – não me refiro especificamente a filhos, já que a família pode ser apenas o casal, casal e cachorro, enfim, se amem, é o que importa!

Há pouco tempo, não havia tanta procura pela certidão de união estável. O pessoal só lembrava disso em situações de separação ou de morte do parceiro. Hoje, assinar um documento legal para reconhecer essa relação é mais comum e, convenhamos, mais inteligente. Sendo um pouquinho fria, porém realista, perante a lei, o que o homem uniu, ele também pode separar, e a certidão pode tornar tudo mais prático. Além disso, é muito mais fácil confirmar a união para obter planos de saúde, vistos e financiamentos.

A principal diferença entre união estável e casamento está na burocracia que cada escolha exige. Enquanto no casamento você precisa de uma habilitação matrimonial, publicar um edital que fica fixado 15 dias, depois ir ao cartório e dizer ‘sim’ para o juiz de paz, na união estável basta ir a um cartório de notas com os documentos necessários e sair ostentando a certidão.

Outra diferença é em relação ao estado civil. Na união estável, não há mudança, ambos continuam constando como pessoas solteiras, ao contrário do que ocorre no casamento.

O procedimento de escolha de regime de bens é igual para os dois tipos de união e deve ser cuidadosamente analisado, caso algo não dê certo no meio do caminho.

Qual é o preço de cada união no cartório?

A certidão de união estável é o documento que oficializa o relacionamento e define regras aplicáveis a ele, como regime e titularidade de bens, por exemplo. O valor cobrado pelos tabelionatos varia de acordo com a região, mas é de, em média, R$ 400,00.

O casamento civil costuma ser o mesmo valor, quando feito no cartório. Lembrando de que esse valor sobe quando a união é feita fora do cartório!

Quando vale a pena transformar a união estável em casamento?

A conversão da união estável em casamento funciona assim: os noivos dão entrada no casamento e, passados 16 dias corridos, voltam ao cartório para retirar a certidão. Esse processo custa, mais ou menos, R$ 400,00.

Muitos casais decidem fazer um contrato de união estável para testar o relacionamento ou como uma alternativa para juntar uma graninha e depois casar. Para alguns, essa transformação na relação é marcada por uma grande festa – para outros, é só uma passada rápida no cartório.

Seja qual for a sua escolha, o que importa é que haja harmonia e felicidade na vida a dois! Comece agora mesmo a pesquisar e montar os preparativos da sua união, ela merece toda a sua atenção!

Que tal mostrar essas informações para o boy e começar a organizar esse dia especial? Se você ficou com alguma dúvida sobre a diferença entre união estável e casamento, deixe um comentário aqui embaixo e até a próxima!

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay