foto noivado em mural
Dicas!

12 tradições de casamento fora de moda – ou nem tanto!

Há muitas tradições de casamento que persistem até os dias de hoje, e outras que foram caindo em desuso.

Você já parou para pensar o porquê o casamento é cercado de tantas tradições? Por que elas se repetem ao longo dos anos? Muitas vezes, nem sabemos direito qual a razão direito, e acabamos cumprindo com as tradições de casamento porque todo mundo o faz.

Mas tudo está mudando rápido, e até as tradições estão sendo revistas, e muitas vão ficando fora de moda, outras são aperfeiçoadas e modernizadas.

Tradições de casamento: é tempo de modernizar

Eu pesquisei bastante e descobri que muitas das tradições de casamento vêm sendo repetidas desde a antiguidade. Começaram com gregos e romanos, sendo que algumas delas são até mais antigas: surgiram numa época muito diferente da nossa, um tempo em que os valores eram outros. Se pararmos para pensar, algumas dessas tradições de casamento pouco têm a ver com a realidade atual.

tradições de casamento, vestido de noiva branco e rosa

1.Usar aliança ou anel de casamento

O anel de casamento é usado desde o antigo Egito, e sua simbologia vem mudando bastante ao longo do tempo. Para os egípcios, o anel significava eternidade, e quando era dado a uma mulher, simbolizava que o homem estava prometendo amor eterno.

Com os romanos, o significado mudou um pouco: junto à eternidade veio a reivindicação, ou seja, o anel dado a uma mulher significava que ela pertencia ao marido. Ainda bem que os tempos mudaram, não é mesmo?

Sabe por que ela é usada no dedo anelar? Porque havia a crença de que no dedo anelar da mão esquerda existe uma veia que vai até o coração, a chamada “veia do amor”. Isso, na realidade, não é verdade, a veia não existe, mas o dedo da aliança não mudou desde então.

2. Vestido branco para a noiva

A tradição de usar a cor branca para o vestido de noiva nem é tão antiga assim. Antes do século 19, as noivas usavam vestidos mais coloridos, inclusive, o vermelho era bastante adotado, e simbolizava fertilidade.

A rainha Victoria, em 1840, decidiu mudar a cor do vestido que usaria para se casar com o príncipe Albert, e optou usar branco. Desde então, a cor se tornou uma tendência entre as tradições de casamento, se espalhou pelo mundo e é usada até hoje.

Existe, ainda, uma simbologia de que noiva vestida de branco significa pureza, castidade, virgindade, mas será que isso vale para os dias atuais?

Já existem noivas que casam vestindo outras cores. Há alguns anos, isso se tornou até uma tendência, mas o branco ou o off white ainda continuam bastante presentes, mesmo sem manter o significado do passado.

3. O pai conduzir a filha até o altar

Você já parou para pensar a razão de o pai levar a filha para o altar e “entregá-la” ao noivo? Essa tradição surgiu por uma questão de posse. Sim, o pai era o “dono” da filha e conduzia-a ao seu novo “dono”, o marido.

Antigamente, os casamentos eram arranjados e a esposa era tida como uma propriedade. Então, dar a filha em casamento era uma troca de bens e serviços, uma parceria feita entre famílias. Por isso, o pai levava à noiva até o altar para apresentar ao futuro marido sua moeda de troca – nada romântico!

Agora, esse negócio de “dono” não faz mais sentido hoje em dia. Por isso, é uma tradição que já está mudando, e muitas noivas seguem até o altar sozinhas, mostrando que essa é uma decisão sua, ou então, com pai e mãe, dando a entender que os dois a estão conduzindo-a para uma nova vida. Eu acho mais legal, mas também não julgo quem prefira manter a tradição e ser levada pelo pai.

4. Damas de honra

Aqui no Brasil, não é regra geral, mas as damas de honra costumam marcar presença nos casamentos. Muitas noivas escolhem as crianças da família ou, então, as melhores amigas. Há casamentos, nos quais as escolhidas para estarem no altar junto com a noiva vestem figurinos iguaizinhos – super out!

Entre as várias tradições de casamento, aqui há uma curiosidade muito interessante: as damas de honra existem porque os romanos eram muito supersticiosos, e tinham medo de espíritos malignos. Então, no momento do casamento, eles cercavam os noivos com pessoas vestidas iguais a eles, o que confundiria os demônios e não permitiria que eles interferissem na cerimônia.

cerimônia de casamento no deserto, noivos se beijando

5. O uso do véu

Olha só que engraçado: o véu surgiu para evitar que a noiva fugisse! É isso mesmo. Ele deixava a noiva mais pesada e dificultava a fuga. Pode?

Outro significado é que, quando o noivo levanta o véu do rosto da noiva, ele está tirando, também, a sua virgindade. Nada a ver com a realidade do gesto! Só rindo mesmo…

6. O bolo de casamento

O bolo é uma das tradições de casamento que existem desde a época medieval, só que, lá atrás, ele não era tão gostoso, mas, sim, um grande pão. O noivo dava a primeira mordida, e, depois, quebrava o resto em cima da cabeça da noiva, simbolizando fertilidade.

Hoje, a gente come o bolo porque é gostoso mesmo, mas até ele está passando por modificações. Tem gente que prefere o tradicional bolo feito em andares, e há casos em que os noivos até estão dispensando a presença dele na festa.

7. Atraso da noiva

Gente, até para casar precisa de ordem e respeito. A noiva deixar todo mundo esperando na igreja é muita falta de consideração, e uma das tradições de casamento que saíram de moda. Se for em um dia de calor infernal, em uma igreja sem refrigeração, coitados dos convidados.

Até as cerimônias já foram encurtadas para não se tornar cansativas. Por que a noiva tem que prolongar esse tempo? Pelo bom senso, os atrasos devem ter, no máximo, 15 minutos.

8. Passar a gravata do noivo

Cá entre nós, essa tradição é, no mínimo, constrangedora. O convidado é pressionado por tanta gente ao redor dele que se vê obrigado a contribuir com algum valor. E pior, ele não pode ser pequeno, senão, a pressão aumenta.

Você deve se lembrar que o convidado já teve despesas com o seu casamento e, muitas vezes, nem leva dinheiro para a festa.

9. Lembrancinhas

Com tanto discurso a respeito do desapego, você não vai dar de lembrança de casamento um objeto que o convidado vai jogar na gaveta ou deixar na estante juntando pó, certo? Ofereça algum doce que possa ser saboreado no dia seguinte, lembrando a festa. Ou alugue uma cabine de fotos para que os convidados possam guardar uma lembrança que não ocupe tanto espaço.

tradições de casamento, noivo com terno colorido

10. Noivas de luva

A moda é cíclica, e o que já foi tendência um dia pode voltar a ser. Por isso, é preciso cuidado quando se fala em tradições de casamento relacionadas à moda.

Luvas para a noiva estão, definitivamente, fora de costume. Além de vivermos em um país de clima quente, elas não são nada práticas – a não ser que seu casamento seja todo vintage, aí vale uma exceção.

11. Penteado e maquiagem pesados

A beleza da noiva deve ser realçada e não passar por uma transformação over. Penteado e maquiagem pesados não caem bem no casamento: nada de ser outra pessoa no grande, com um cabelão que não é seu ou uma maquiagem carregada, combinado?

Até aqui vale a regra: “menos é mais”: um cabelo bem penteado e uma maquiagem apenas para deixar a noiva ainda mais radiante. Lembre-se que você vai olhar as fotos do casamento para o resto da vida, então, a produção deve ser impecável.

12. Terno do noivo

Às vezes, os noivos erram a mão aos escolher seus ternos. É preciso se informar sobre as tendências da moda e certas tradições de casamento. Por isso, o noivo deve procurar um traje que esteja alinhado ao estilo de vestido da sua futura esposa, evitando que haja um contraste muito grande. Afinal o noivo também merece estar bem vestido no casamento.

Quando tratamos de assuntos relacionados ao casamento, falamos em sonho, e cada noiva tem o seu. Estas são algumas dicas sobre as tradições, mas lembre-se que o casamento é seu, e você faz o que quiser – apenas tenha o cuidado de não se arrepender depois pelas escolhas feitas. De resto, é só aproveitar o momento e viver o sonho.

Você se lembra de mais algumas tradições de casamento que estão fora de moda, definitivamente ou pela mudança de significado? Deixe seu comentário, e se gostou do texto, compartilhe com suas amigas nas redes sociais. 

1 comentário

Cliquei aqui para postar um comentário

  • Uma coisa que não se usa mais é uma fila de convidados para comprimentar os noivos e seus pais, os noivos agradecem. de modo geral a presença de todos na festa,
    e agora osvnoivos chegm qdo a festa ja esta rolando , fazendo uma parada para recepciona- los

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!
GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!