fbpx
Gastronomia

Afinal, qual a diferença entre buffet e ilha gastronômica?

O buffet e as ilhas gastronômicas são as opções que estão com tudo no universo do casamento. Conheça mais sobre elas e escolha a ideal para você!

Durante muitos e muitos anos, o tradicional buffet foi figurinha marcada nos casamentos. Essa opção é extremamente sofisticada e capaz de oferecer uma boa variedade de pratos aos convidados, deixando todos satisfeitos.

Mas agora, existe uma tendência fortíssima que está dominando esse universo: as ilhas gastronômicas. Atualmente, essa alternativa é a queridinha dos noivos que desejam modernizar na recepção, servindo os pratos de um jeito criativo e dinâmico. No entanto, para escolher a modalidade que melhor combina com o seu estilo — e orçamento! —, vale a pena estudar cada uma delas.

E foi pensando nisso que criei esse post. A ideia é contar um pouquinho sobre essas possibilidades e ajudar você a escolher a ideal. Vem comigo descobrir como tornar essa festa inesquecível!

Buffet e ilha gastronômica: como é a organização?

Tanto o clássico buffet, quanto as modernas ilhas gastronômicas são consideradas alternativas casuais, até mesmo, para os casamentos mais sofisticados. Porém, a principal diferença entre elas está na organização de cada uma.

Ao optar pelo buffet, você organizará todos os pratos em uma única mesa e os convidados deverão fazer uma fila para se servirem. Embora essa opção seja bem estruturada, pode fazer com que algumas pessoas levem mais tempo para conseguir chegar até os pratos.

Já as ilhas gastronômicas funcionam diferente. Essas “estações de comida” ficam espalhadas por todo o salão, estimulando os convidados a aproveitarem muito mais a festa. Enquanto alguns dançam, outros se servem. É uma excelente opção para fazer com que os convidados interajam mais, sem que fiquem muito sentados à mesa.

Foto: Freepik

Tipos de ilhas gastronômicas

As ilhas gastronômicas carregam uma proposta criativa. É a solução para os pombinhos que desejam fugir do tradicional e acrescentar atrações diferentes à festa. A parte boa, é que existem diferentes tipos de estações e você só precisa escolher aquela que melhor combina com a sua festa. São elas:

  • ilhas fixas: cada estação é organizada em um mesmo lugar, oferecendo a mesma variedade de pratos;
  • ilhas móveis: são estações dinâmicas, que transitam durante toda a festa;
  • food bikes: perfeitas para casamentos com pegada vintage ou rústica. São bikes que servem petiscos variados e dão um up no décor do evento.
Foto: Freepik

Como servir os pratos?

Seja qual for a opção escolhida, você poderá servir a mesma quantidade de comida em cada uma delas. Porém, as ilhas gastronômicas são capazes de oferecer uma variedade maior, ainda mais, se cada estação for equipada com um tipo de prato diferente.

Um exemplo: enquanto uma estação oferece só saladas, a outra pode contar com massas e outros pratos principais. É importante nunca oferecer o mesmo prato em mais do que uma estação. Aproveite essa oportunidade para deixar os seus convidados encantados e adicionar à sua recepção uma pitadinha gourmet.

Ainda em dúvida? Olha só que legal: em vez de optar por uma modalidade ou outra, é possível unir essas duas ideias — ilha gastronômica + buffet. Veja algumas sugestões:

  • buffet + ilha de sobremesas;
  • ilha de entradas + buffet;
  • buffet + ilha de drinks.

Atenção, noivinha: lembre-se de considerar todos os detalhes com o seu fornecedor, que vão do cardápio até a equipe. Conforme os pratos oferecidos, é necessário mais do que um profissional na hora de servir — o que pode aumentar o seu orçamento.

Foto: Freepik

O buffet e as ilhas gastronômicas são opções igualmente incríveis! Escolha aquela que melhor combina com o seu bolso e proposta de casamento. Não tem erro! 

Curtiu o post e quer conferir outras dicas exclusivas? Siga já a página do Salve a Noiva no Instagram!

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay