fbpx
buffet para casamento mesa de frios
Gastronomia

Como escolher o melhor buffet para sua festa de casamento

Definir o fornecedor responsável pelo buffet para casamento é uma das etapas mais importantes do planejamento do grande dia. Saiba como fazer uma boa escolha.

O vestido da noiva, a decoração da festa e escolha das músicas e o buffet para a festa de casamento, são de longe os aspectos que mais chamam a atenção dos convidados no grande dia!

Por isso, merecem toda a atenção!

Serão, certamente, os mais lembrados. Se tem uma dica importante no que se refere a festa de casamento, é: capriche no buffet! Escolha um fornecedor que esteja de acordo com o que desejam e seja capaz de agradar ao paladar de todos os convidados.

Depois de ler este post, você perceberá que esta escolha envolve muito mais itens do que imagina. Como depende de vários outros itens, deve ser feita com um conjunto de ações intercaladas. Então, vamos lá?

Respeite o orçamento!

O primeiro passo para a organização de uma festa de casamento é a definição do orçamento. A partir dele é que as demais decisões serão tomadas. Quando se sabe quanto se pode gastar, passa-se para o próximo passo, que é encontrar os fornecedores mais adequados para o evento e garantir a saúde financeira no início da vida de casados. Portanto, sejam honestos a respeito de quanto podem gastar!

Orçamento de R$ 10.000,00 – Como dividir os custos de um casamento?

Pés no chão! Para acertar na escolha do buffet, é importante ter em mente que este item corresponde a uma das maiores despesas. O ideal é fazer uma pesquisa cuidadosa pra ter ideia da média dos preços praticados em sua cidade e selecionar os fornecedores capazes de oferecer serviços que caibam no seu bolso. Se seu orçamentos for extremamente limitado, o mais recomendável é fazer só um brinde com bolo e champanhe.

Pense na lista de convidados

Um item importantíssimo! Com quem desejam celebrar este momento tão especial? Responder esta pergunta com sinceridade é fundamental para chegar a uma lista de convidados com a qual se sintam plenamente satisfeitos. Não se preocupem se surgirem divergências na hora de definir quem vai ou não ser convidado. A lista dos convidados é um dos itens mais delicados da organização do casamento.

Também é importante traçar o perfil dessas pessoas para deixar a organização mais prática: nomes completos, idades, endereços, restrições alimentares, e qualquer outra informação que vá impactar no planejamento da festa.

Uma lista de convidados bem elaborada ajuda a se manter dentro do orçamento e também ao buffet, para calcular a quantidade necessária de comes e bebes. Então, quando enviar os convites, não se esqueça de pedir para que todos confirmem presença em tempo hábil. Um bom serviço de RSVP ajuda a centralizar e organizar essas informações.

Analise o local da festa

A essa altura da maratona para o grande dia, você já deve saber que existem diversos tipos de serviços de buffet para casamento – o franco-americano e o menu degustação são os mais conhecidos. Para escolher, é preciso que o estilo de seu casamento seja bem definido. Lembre-se de que nada deve destoar da proposta do evento.

Outro aspecto que precisa ser considerado é o local! Isso porque talvez não tenha a infraestrutura necessária para certos modelos de buffet. As exigências mínimas para qualquer tipo de serviço são um espaço razoável no salão e uma cozinha equipada.

Peça indicações de fornecedores

Sempre!

Caso não tenha contratado uma assessoria, peça indicações de fornecedores às amigas ou parentes que se casaram há pouco tempo, e na mesma cidade. Converse com as pessoas do seu círculo de amizade para descobrir quais foram os serviços que elas mais curtiram (ou não) e anote os contatos – referências na organização de casamento valem ouro!

Outra alternativa é pedir sugestões no lugar escolhido para a realização da festa. Geralmente, espaços para eventos sociais contam com listas de fornecedores com os quais eles costumam trabalhar. A grande vantagem é que os profissionais conhecem a estrutura física e sabem o que é necessário para fazer bom proveito dela. Isso minimiza os riscos de imprevistos.

buffet para casamento canapés
Foto: Bridal Musings

Avalie a reputação 

Já tem uma lista de fornecedores? Antes de entrar em contato para marcar degustações, tente saber mais sobre o trabalho de cada um deles.

Acesse sites, procure por uma aba de serviços e veja o que têm a oferecer. Às vezes, a empresa que atendeu o casamento clássico da sua amiga não tem a experiência necessária para o mini wedding com o qual você sonha, portanto, é preciso sempre avaliar os fornecedores de acordo com aquilo que está sendo planejado para o grande dia.

Aproveite que a internet é uma fonte praticamente inesgotável de informações e cheque a reputação dos fornecedores. Avaliações no Facebook e em sites como Reclame Aqui costumam dar pistas sobre o que pode ter que enfrentar ao escolher uma empresa. Entenda quais são os problemas mais comuns apresentados pelos clientes e as medidas que esses fornecedores tomaram para contorná-los.

Faça degustações

Com uma pesquisa cuidadosa, sua lista de fornecedores tende a diminuir e ficar ainda melhor do que já era! A partir daí, sinal verde: chegou a hora de consultar a disponibilidade de datas e agendar degustações.

Quando a data chegar, nada de ficar imaginando que vai “encher a pança” de graça, a intenção é outra! Tem noiva que pensa isso mesmo, que a degustação é uma espécie de ‘boca livre’, aí já viu…depois não cabe no vestido de noiva e não sabe porque…

Experimente os pratos oferecidos com calma, observe a qualidade, tire todas as dúvidas e observe o trabalho dos garçons. Assim, terá uma ideia de como seus convidados serão atendidos no grande dia.

Um ponto importante é que, por mais que os profissionais envolvidos se esforcem, atender um pequeno grupo de pessoas em uma degustação é BEM diferente de servir dezenas de convidados. Então, se quiser saber MESMO como um buffet para casamento realmente trabalha, questione a possibilidade de acompanhar um evento. Pode acontecer de no dia da festa o coquetel não ser servido quentinho, alimentos podem estar gordurosos ou murchos. Preste atenção!

Capriche na elaboração do cardápio

A comida é um dos pontos altos de qualquer festa, por isso, o cardápio precisa ser elaborado com muito cuidado. Para conquistar seus convidados pelo estômago, escolha pratos populares de acordo com aspectos como o estilo, a época do ano e o horário da festa.

Um casamento noturno, em uma chácara durante o inverno, não pode dispensar massas e carne vermelha. Por outro lado, uma festa no verão, à beira-mar, pode oferecer opções mais leves e refrescantes. Por mais que o buffet indique cardápios prontos, você deve ter total autonomia para fazer escolhas conforme sua preferência.

Outro ponto é incluir opções para pessoas com restrições alimentares. Se preparou sua lista de convidados de acordo com as dicas que demos lá em cima, já sabe que ter esse tipo de informação é fundamental. Portanto, negocie com o buffet para servir opções para celíacos, intolerantes à lactose e veganos no dia da festa. Vai que alguém tem alergia ao camarão do recheio do canapé…

Contrate o serviço de buffet para casamento com antecedência

A não ser que a sua intenção seja organizar um casamento incrivelmente íntimo de uma hora para outra – o que já ensinamos a fazer aqui no blog, lembra? –, a dica é contratar o buffet com algum tempo de antecedência. Assim, é possível garantir que as melhores empresas da cidade estarão disponíveis na data escolhida para o evento.

Vários profissionais recomendam que a contratação aconteça de seis meses a um ano antes da festa, mas é claro que não estará tudo perdido se fechar um acordo faltando menos que isso! É possível encontrar serviços de qualidade em até poucas semanas do casamento, desde que a flexibilidade não seja um problema para os noivos.

A vantagem de contratar com antecedência não está somente na escolha do buffet, mas na facilidade de pagamento. O serviço de alimentação de uma festa é um dos três mais caros, por isso quanto mais tempo você tiver para pagar, melhor!

Avalie o contrato com atenção

Sabe aquele costume que a gente tem de assinar documentos sem ler com atenção? Nem pensar!

O contrato é a garantia de que o fornecedor cumprirá com as obrigações que negociaram, desde aquele item exclusivo até a forma de pagamento.

Um bom contrato deve especificar detalhadamente todos os serviços que serão prestados, prazos de entrega e a compensação que uma parte deverá à outra, caso não seja capaz de cumprir o que foi acordado. Certifique-se de que aspectos como método de fornecimento das bebidas, mesas, talheres, copos e a quantidade necessária de garçons foram devidamente discriminados.

Gostou das dicas? Compartilhe nas redes sociais! E se ficou com dúvidas, não pense duas vezes: escreva pelos comentários, combinado?

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay