fbpx
vinhos para casamento
Gastronomia

Dicas de como escolher vinhos para casamento

Tem coisa mais gostosa do que escolher vinhos para casamento? Eu preparei algumas dicas que vão te ajudar na decisão, confira!

O que levar em consideração para escolher os vinhos para casamento? Acredite, essa é uma das mais tradicionais perguntas que surgem na época do planejamento da festa. Sim, eu sei, é muita coisa para pensar, e esses pequenos detalhes, às vezes, acabam nos deixando confusas!

Mas, calma, esse assunto rende e há vários detalhes que podem ser considerados para acertar ao escolher vinhos para o casamento. Quer saber mais? Eu vou te ajudar! Confira tudinho a seguir!

Quais são as opções de vinhos para casamento?

Antes de qualquer coisa, vamos parar para pensar com quais opções estamos trabalhando aqui. Afinal, você sabe quais tipos de vinho pode oferecer no seu evento?

Vamos considerar o mercado: vinhos tintos, brancos e rosés. O primeiro é campeão de vendas e é feito a partir de uvas roxas ou vermelhas; o segundo, produzido com uvas brancas ou verdes; e o terceiro com uvas, também, de cor escura (como o tinto), mas que soltam menos coloração.

Os vinhos também podem ser classificados pelo teor de açúcar que recebem: os suaves são os mais doces, os demi-sec são levemente adocicados e os secos apresentam quantidade mínima da substância. Sim, tem, mesmo, opções para todos os gostos e momentos!

Ainda, cada um desses vinhos pode ser classificado conforme a sua forma de produção e o tipo de uva utilizado – tá, eu sei que é muita informação e, por isso, não vamos entrar nesses detalhes. Deixe essas especificidades para os enólogos – os especialistas em vinhos.

Até porque a preferência por um ou por outro vai de acordo com o gosto de cada pessoa. O que, então, podemos fazer é focar em algumas técnicas para melhor harmonização com o cardápio de sua festa, como veremos a seguir.

O cardápio precisa ser considerado?

O que você pretende servir aos convidados? Esse é um detalhe bem importante para a escolha da carta de vinhos para casamento. Lembre-se de que a bebida oferecida deve harmonizar com o cardápio e, por isso, precisam ser pontos pensados em conjunto.

Se você for oferecer o clássico buffet, com variedades infinitas de pratos quentes e saladas, o ideal é que ofereça, também, mais opções de vinhos.

Se a sua escolha for mais especifica, as bebidas também podem ser. Petiscos e canapés combinam com vinhos leves – branco ou rosé. Já massas e carnes com vinhos tintos, e sobremesas com espumante. Cada bebida tem o seu tempo, sua proposta e sua melhor combinação!

O formato da festa tem influência na escolha de vinhos para casamento?

Sim, e não é pouca! O formato da festa é uma das primeiras coisas que devem ser levadas em consideração para escolher os vinhos para casamento.

Se ela for de dia, ao ar livre, espumantes ou vinhos brancos suaves devem ser os primeiros da lista. Já para festas à noite e em ambientes fechados, vinhos tintos mais encorpados ou espumantes secos (demi-sec ou brut) são boas escolhas. Busque sempre oferecer mais de uma opção para conseguir agradar todos os seus convidados.

vinhos para casamento de dia

A temperatura é importante para a escolha?

O clima do dia do casório faz toda a diferença para a escolha das variedades de bebida, por isso, já fique antenada à previsão do tempo. Em épocas de dias mais quentes, a bebida precisa ser leve e refrescante, para que os convidados se sintam confortáveis no ambiente.

Quando a sensação térmica for mais amena, é possível investir em variedades mais fortes, tais como vinhos tintos e espumantes secos. Vale lembrar de que a climatização do ambiente também tem influência nisso, ok? Então, combine com o responsável pelo espaço os detalhes para que nenhum inconveniente seja gerado.

Como pensar na quantidade de vinhos para casamento?

Esse é um ponto delicado e que gera muitas dúvidas nos noivos. Claro que se você optar por um espaço que disponha das bebidas, não precisará pensar muito nisso, mas, como hoje grande parte das bebidas acabam sendo encomendadas diretamente de bons fornecedores, não podemos deixar de tocar nesse tópico.

Bom, pelas regrinhas usadas por especialistas, podemos contabilizar uma garrafa de vinho para quatro pessoas (já que se trata de uma bebida mais forte e que é consumida de forma mais lenta). Já quando o assunto for espumante, podemos dobrar o consumo, considerando uma garrafa para cada duas pessoas – é uma bebida mais leve e suave, de consumo rápido.

Como armazenar as bebidas antes da festa?

Você sabia que a qualidade dos vinhos está diretamente relacionada à forma de acomodação recebida? Sim, é verdade, e o armazenamento precisa ser bem pensado para que você não tenha que sofrer com a reclamação dos convidados.

Os vinhos precisam ser acondicionados horizontalmente, sob temperatura amena (e constante), luz baixa e umidade controlada – entre 25% e 75%. Os espumantes precisam ser refrigerados para o consumo, então, devem ser levados ao gelo – em temperatura média de 6 graus – algumas horas antes do evento.

vinhos para casamento escolher

Em quais taças servir vinhos para casamento?

Assim como o armazenamento tem papel de destaque, a forma de servir o seu vinho ou espumante também deve ser pensada. Copos inadequados, além deselegantes, podem interferir no sabor percebido.

Dê preferência às taças finas – preferencialmente feitas em cristal. As taças de espumante devem ser alongadas e finas, enquanto as de vinho mais largas. Em ambos os casos, nunca é recomendado encher muito a taça: no caso dos vinhos, o ideal é um terço da taça e no do espumante um pouco mais da metade.

Como comprar os vinhos para casamento?

Hoje em dia, o mercado conta com diferentes opções de fornecedores, especialistas na produção de vinhos e espumantes, que oferecem qualidade e preço justo. A antiga tradição de exclusividade vem caindo em desuso e os espaços de festa estão sendo receptivos para a ideia de liberdade de consumo.

Assim, é possível comprar diretamente das marcas, economizando e garantindo excelência. Há espaços, inclusive, direcionados para esse tipo de contratação, auxiliando na decisão dos noivos.

Para os noivos mais moderninhos, é possível fazer tudo isso pela internet, utilizando sites como o Wine Eventos, especializado em vinhos para casamento.

Agora ficou fácil, né? Com essas dicas, o seu casamento tem tudo para ser ainda mais charmoso e gostoso! Você tem alguma outra dica de como escolher vinhos para casamento? Alguma história divertida para contar? Compartilhe suas experiências nos comentários e até a próxima!

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay