Gastronomia

Passos fundamentais para montar uma mesa de sobremesas elegante

Sempre que olhamos uma mesa bem decorada, e que parece simples, temos a sensação de que é fácil reproduzir. Mas quando fazemos ela não fica tão bonita. Para montar uma mesa de sobremesas que salte aos olhos, você precisa saber de alguns passos fundamentais.

Pra gente pode não ser grande coisa, mas basta um dos convidados descobrir a mesa de doces que todos começam a atacar, antes mesmo do jantar! E quem nunca, né!? Tem gente que até enche a bolsinha pra comer no dia seguinte!!

Pode parecer fácil montar uma mesa de sobremesas para um casamento no estilo DIY, rústico, mas não é! Para que monte uma mesa bonita no dia do seu noivado, casamento ou até no chá, preste atenção nestas dicas infalíveis:

Defina um estilo

Como em todos os outros elementos do seu casamento, o estilo da festa precisa estar representado na mesa de doces. Pode ser rústico, elegante, na cor rosa, campestre, náutico, praia… Incorpore todas as cores e detalhes no bolo, toalhas de mesa, flores e forminhas de doces. Só cuidado pra não exagerar! Quando se fala em cores, não significa que é pra deixar tudo rosa. Use todas as tonalidades.

Ideias para mesa de doces que os convidados amam

Dicas para montar mesa de doces para pequenas recepções

Altura

A diferença entre uma mesa simples e uma bela mesa de sobremesas é a ALTURA! Este é o elemento chave que transforma uma mesa comum em algo elegante. Com ela você terá profundidade e interesse visual, destacando os elementos mais importantes da mesa, como o bolo, que sempre deve estar alto.

Use suportes para colocar os docinhos e tortas, de vários tamanhos e alturas. Se não tem o suporte, pode fazer com opções acessíveis como troncos, caixas e malas.

Elementos decorativos

Agora você já definiu o estilo de sua mesa e também já sabe que precisa adicionar um pouco de altura e volume, certo? Ótimo!

Só que não pode deixar só os doces, pois senão vai parecer que a mesa tem buracos, como que faltando alguma coisa. A maneira mais fácil de preencher sua mesa com decoração é adicionar flores em vasos ou outros recipientes, velas altas e baixas, quadros e itens que tenham identidade com a festa e com os noivos, como uma mini bicicleta ou nota musical. Não há regra quanto ao número de itens nem o que colocar; dependerá do tamanho da mesa. O importante é ficar totalmente preenchida, como nas fotos.

Também podem ser colocados utensílios, talheres ou pratos para servir, caso tenha tortas e bolos variados.

Pano de fundo

Tecnicamente não precisa, pode fazer sem backdrop. A ideia é usá-lo para ajudar a chamar atenção para a mesa de sobremesa e dar um toque especial. Pode fazer com balões, guirlandas de flores, luzes de natal ou lâmpadas, fotos do casal, impressões de fundos de paisagens em gráficas, etc.

Em mini weddings faça pouco quantidade mas grande variedade de doces

Identificação

É importante informar seus convidados dos sabores das sobremesas. Ás vezes, não comemos algo por não saber o que tem; além do fato de que algumas pessoas possuem alergias alimentares e ficam com receio de provar o que não conhecem. Você pode contratar uma copeira para ir repondo a mesa e informar aos convidados o que tem ali.

As plaquinhas de identificação não são obrigatórias, mas ajudam na hora de preencher e dar volume.

Doces

Se estiver fazendo sua mesa de sobremesa, se o fornecedor não for entregar, alguém da família ou amigo de confiança deve fazer isso para você. Lembre-se que tem que se arrumar, é seu casamento!

Quanto as quantidades, não se preocupe. Normalmente seu fornecedor sabe bem a melhor medida. Se for fazer uma mesa com doces e bolos caseiros ou torta, é melhor reduzir a quantidade por pessoa. Imagine que uma taça como esta, abaixo, vale muito mais que um docinho.

Detalhe: não deve colocar todos os doces encomendados sobre a mesa! Normalmente a copeira vai repondo. Caso não tenha uma, fale com alguém para ficar responsável por isso.

 

Repare em todos os detalhes das fotos, observe com atenção e anote os itens que gostaria de colocar! Assim você pode reproduzir uma igual. Boa sorte!

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!