fbpx
casamento com coquetel
Gastronomia

10 dicas para organizar um casamento com coquetel

Servir coquetel em uma festa de casamento pode ter mais vantagens que você imagina. É simples, barato e ideal para casais que procuram algo descontraído.

Mais e mais casais estão optando por recepções de casamento com coquetéis, ao invés das festas tradicionais.

Primeiro, porque é mais fácil de organizar, e depois, é claro, porque também fica mais barato!

Este tipo de recepção é mais rápida e barata, e mesmo não estando no seus planos, você pode mudar de ideia. Para muitos convidados, passar algumas horas bebendo drinks e comendo mini porções de aperitivos e finger food são uma das melhores coisas da noite.

Dependendo de como fizer e dos fornecedores escolhidos, pode ficar muito elegante. Perfeito para um ambiente descontraído e mini-weddings, o coquetel em casamentos pode brincar com comidinhas diferenciadas e criativas e até servir pratos requintados com espumantes.

6 dicas para preparar menu econômicos para seu casamento

9 dúvidas comuns sobre mesa de frios em casamentos

decoração casamento com coquetel

hambúrguer casamento com coquetel

10 Passos para servir um casamento com coquetel

1. Número de convidados

Um casamento com coquetel não deveria ultrapassar de 100 convidados. Porém, as vezes vemos casamentos assim com 200 convidados. Bem, o preço de um coquetel para 200 convidados pode sair quase o mesmo que um jantar para 80 ou 100 pessoas.  Acaba não fazendo sentido se o objetivo era economizar.  Corre-se o risco de perder qualidade de serviço e em alguns outros detalhes.

2. Horário para o evento

O melhor horário para um coquetel é entre ás 16h e 19h.

Uma recepção que começa ás 16h indica implicitamente para os convidados que eles precisam se alimentar antes da festa. Se optar por um horário noturno (horário de verão), e o evento começar ás 19h, indica para as pessoas que podem fazer um jantar leve antes de irem ao casamento, já que podem comer aperitivos e bolo na festa.

3. Layout da recepção

Você pode fazer a recepção no salão da igreja, em sua própria casa após uma cerimônia civil ou até no campo, ao pôr do sol.

Quanto a montagem dos móveis, é preciso ter alguns cuidados. Pessoas idosas precisam de lugares para se sentar, assim como as crianças e mulheres, que podem ficar cansadas de ficar em pé. Por isso é importante ter algumas mesas com cadeiras disponíveis.

Faça uma combinação com cadeiras e mesas comuns, mesa bistrô para quem estiver em pé ter onde apoiar os copos e alguns pufes. (primeira foto)

Quer um espaço mais aconchegante? Crie uma sala de estar ao ar livre com poltronas, tapetes e almofadas.

Na hora de montar ilhas gastronômicas, divida as mesas para que os convidados não se aglomerem em um único local; isso também evita filas. A tendência é que os aperitivos sumam das bandejas em poucos segundos, por isso algumas ilhas com queijos e patês podem ajudar a driblar o desespero por comida.

Quanto a decoração, não se preocupe muito. Durante os coquetéis, os convidados estão ocupados em se socializar, não se concentram na decoração. Por isso, você não precisa gastar uma fortuna em grandes arranjos. Use os recursos para as fotos, as comidinhas e as lembrancinhas.

espetinho de frango casamento com coquetel

picolé casamento com coquetel

4. O que servir?

Ter garçons passando e servindo comidinhas aos convidados, mesmo parecendo ser uma boa ideia, pode causar problemas dependendo do número de convidados.

Quando estão todos com aquela fome, corre-se o risco de o garçom não conseguir passar da porta da cozinha! Por isso, ter algumas ilhas gastronômicas pode ajudar nesse fato.

Voltando as comidinhas, o ideal é que o buffet responsável sirva de 15 a 18 salgados para cada convidado. Alguns fornecedores dão a opção de um prato quente após o coquetel, que geralmente é uma massa simples. Se isso acontecer em sua festa, reduza o número de salgadinhos por pessoa. O mesmo para o caso de ter ilhas gastronômicas.

5. Bebida alcoólica

Primeira dica para economizar: se sua recepção com coquetel for no meio da tarde, você tem uma vantagem: as pessoas estão menos propensas a beber.

Pergunte ao fornecedor opções boas e baratas para servir. Não precisa de um bar completo; pode apenas servir vinho e cerveja, por exemplo.

Se seu casamento for no verão, deixe o vinho de lado e aposte em caipirinhas alcoólicas e opções não alcoólicas, para aqueles que não bebem. Não se esqueça dos sucos, refrigerantes e água.

Durante meses mais frios, caso a festa seja ao livre, sirva algo que aqueça, como chocolate quente e chás.

6. Bolo e Sobremesa

Em uma recepção com coquetel, você deve montar uma mesa com docinhos de festa ou sobremesas com o bolo, para tirar lindas fotos de casamento. Assim como num casamento tradicional. Algumas pessoas montam mesas com sobremesas regionais, como sorvetes, doces caseiros e tortas.

7. Seus convidados podem ficar entediados

O maior perigo de uma recepção dessas é o tédio!

Uma excelente ideia é colocar uma boa música ambiente, para dar vida ao evento e conferir um ar mais divertido. Contrate um DJ, trio de jazz, guitarra ou outro estilo musical preferido, tudo como som ambiente.

Você também pode alugar uma cabine fotográfica e fornecer adereços divertidos para que os convidados tirem lindas fotos.

bar casamento com coquetel

ideias casamento com coquetel

8. Traje

É o seu casamento, por isso, sinta-se livre para ir como sempre sonhou. Claro que um casamento com coquetel pede algo mais despojado; um vestido estilo princesa pode não combinar muito. Você deve vestir algo que te deixe feliz!

Em um casamento com coquetel, as madrinhas podem usar vestidos curtos e floridos, e o noivo e os padrinhos não precisam de terno. Para os convidados, especifique o estilo do traje no convite: traje esportivo.

9. Backup

Pode ser uma boa ideia ter um plano B caso algo dê errado, como chuva ou problemas com a comida, por exemplo. Neste caso, corra e peça uma pizza!

10. Convite

Neste estilo de casamento, por ser mais despojado, vale mandar um save the date online. O convite não precisa ser muito rebuscado; pode fugir dos modelos clássicos.

Mesmo a festa sendo simples e pequena, não deixe de pedir RSVP aos convidados. Isso evita gastos extras e desperdício de alimento e bebidas.

Não se esqueça de deixar claro no convite que será servido apenas um coquetel. “Após a cerimônia receberemos os convidados para um coquetel no...” Assim, já sabem que o estilo da festa não comportará um super jantar.

 

vestido de noiva para casamento com coquetel

Gostou das dicas? Independentemente do tamanho e do jeito da sua festa de casamento, o importante é ser intensamente FELIZ antes, durante e depois dela! Essa é a MAIOR das dicas! Deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais!

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay