fbpx
ideias recepção casamento
Gastronomia

Ideias de como planejar uma recepção para casamento perfeita!

Tudo o que você precisa saber para planejar uma recepção para casamento perfeita! Como encontrar o local perfeito, que comida servir e muito mais.

Antes de começar a ficar estressada com o planejamento da recepção de sua festa de casamento, respire fundo. Leia este post e confie que estas informações que o Salve a Noiva separou pra você farão a diferença.

A primeira dica é começar pensando nos melhores eventos que já foi como convidada. Se eram casamentos, festas de aniversário, eventos de trabalho ou jantares, provavelmente tinham algo em comum.

Ao planejar sua recepção, tente olhar com a perspectiva dos convidados. O que realmente precisam e querem para ficarem plenamente satisfeitos? Como gosta de se sentir numa festa? Tente planejar um casamento que se adapte ao seu estilo e personalidade, mas também que seus entes queridos se lembrem com alegria.

Antes de reservar o espaço para a festa, certifique-se de que tem realmente espaço suficiente para todas as mesas dos convidados numa disposição confortável, a pista de dança e os buffets de alimentação. O local escolhido para a recepção deve ser convidativo, confortável e ter banheiros suficientes para todos.

10 Dicas para planejar uma recepção de casamento com coquetel

Dicas para montar um cardápio econômico em seu casamento 

Ideias de ilhas gastronômicas para casamento

brunch recepção casamento

Não pode deixar este espaço sem decoração, pois certamente serão tiradas muitas fotos por lá.  Para isso, você pode contratar um decorador, encomendar ou fazer você mesma alguns arranjos para as mesas. Outros itens que precisará providenciar são mesas e cadeiras, em número adequado, para que todos possam se sentar confortavelmente; lembre-se também das toalhas, se as mesas não forem de madeira. Há também providências quantos aos pratos, copos e talheres. Se o serviço de buffet for feito por familiares, haverá a necessidade de alugar bandejas para servir e rechauds para manter os alimentos quentes.

Depois de decidir qual o serviço do seu casamento, montar um cronograma é fundamental para o sucesso da festa, principalmente se não tiver um serviço de assessoria. Este cronograma deverá ser entregue ao seu fotógrafo, ao responsável pelo som e pela alimentação, para que todos estejam coordenados. Se a cerimônia e recepção ocorrerem em locais diferentes, ajuste a linha do tempo, levando em conta o tempo de viagem entre um espaço e outro, para vocês e seus convidados.

Exemplo de timeline para cerimônia com coquetel:

16h – Início da cerimônia
16h45 – Término da cerimônia e início do coquetel
19h – Encerramento

Exemplo de timeline da Recepção:

18h – Entrada dos recém-casados. Os convidados já estarão recebendo as entradas.
18h15 – Discurso, brinde e corte simbólico do bolo para fotos.
18h25 – Noivos na primeira dança; em seguida, dança com os pais.
18h35 – Início do serviço de jantar.
19h35 – Cumprimentos e fotos (opcional).

20h15 – Pista de dança e jogar o buquê.

Os horários e etapas podem ser modificados, dependendo do término da cerimônia.

Alguns casais tiram fotos com os padrinhos antes de entrar na recepção, outros tiram após o brinde. Tudo pode ser adequado conforme sua conveniência e preferência. 

 

recepção casamento, salada no pote

Horários para Recepção

Café da manhã: início às 10h.

O que servir: café da manhã continental. Sucos naturais, café, chá, croissants, muffins, frutas frescas, bolo de casamento.

Brunch: pode ser servido até às 15h.

O que servir: espumante, sucos naturais, café, chá, croissants, tortas salgadas e doces, quiches, tábua de frios, rosbife, omeletes, crepes, torradas, pães doces e salgados, mini lanches, frutas, sonhos, doces, bolo de casamento.

Almoço: início às 12h e término às 16h.

O que servir: entrada (canapés, patês, pães, queijos), saladas, churrasco, pratos quentes e frios, crepes, vinho, espumante, sucos naturais, refrigerante, bar de caipirinhas, mesa de doces, sobremesas e bolo de casamento.

Bolo e champanhe: ideal para o período da tarde com término até às 17h.

O que servir: bolo, poucos doces, espumante e água mineral. Para recepção só com bolo calcule 150g de bolo por pessoa, para serviço com bolo e doces 100g por pessoa. O espumante é 1 garrafa para duas pessoas.

Coquetel: início às 16h e término às 19h30.

O que servir: canapés, salgados (assados, fritos e folhados), mesa de frios, finger food. Algumas pessoas servem um prato quente após o coquetel, que pode ser uma massa (rondele, ravioli ou caneloni) ou um crepe. Mesa de doces e bolo de casamento.

Quantidade de salgados: 15 salgados ou canapés por pessoa. Caso tenha jantar, esta quantidade pode ser reduzida para 6 a 8 unidades por pessoa. Para eventos com salgados e massa calcular 12 salgados por pessoa.

Jantar: início variável, mas sempre após às 18h.

O que servir: coquetel, mesa de frios, sushi, finger food, estações, jantar (americano, volante, à francesa) sobremesas, mesa de doces e bolo de casamento. Pode ser servido lanche da madrugada com milkshake, lanches, brownies e sanduíches.

Extras:

  • Quando a recepção dispõe de sobremesas e mesas de doces, calcular 60 gramas de bolo por convidado.
  • 2 crianças podem ser calculadas como 1 adulto.
  • Caso não contrate um serviço de buffet:
  • Precisará de 1 garçom para 15 convidados;
  • Não alugue copos, pratos, talheres, toalhas, mesas e cadeiras pela quantidade exata de convidados. Sempre pegue 10% a mais. Copos de vidro podem ser 2 ou 3 por pessoa e copos descartáveis cerca de 5.
  • O mesmo para bebidas, compre em consignação e sempre em maiores quantidades para não faltar. Não esqueça de comprar água.
  • Demarque um espaço para a pista de dança com tapete ou iluminação de pista.
  • Eletricidade: uma festa em casa ou chácara sem estrutura pode sofrer com sobrecarga de energia, e talvez seja necessário alugar um gerador para garantir que tenha comida, som e iluminação para manter sua festa perfeita.

recepção de casamento, caldinho finger food

9 Dicas para economizar

Qual tipo de refeição para recepção de casamento é mais barata – um jantar, buffet ou coquetel?

Esta questão é mais complicada do que parece! Parece que um buffet custaria menos, mas isso não é necessariamente verdade. Depende da hora do dia (um almoço com convidados sentados ou um brunch poderia custar menos que um buffet no jantar), do número de convidados e os alimentos que serão servidos. Num jantar empratado, você precisará de garçons suficientes para servirem todos os convidados; já com um buffet não precisaria de tantos garçons. Porém, o fato dos convidados se servirem sozinhos pode gerar necessidade de maior quantidade de comida.

Um coquetel pode ser mais barato porque a quantidade de comida é menor. Porém, tenha em mente que os convidados podem beber mais.

Casar na sexta-feira ou no domingo: se escolher um dia fora do padrão pagará menos por todos os serviços, tendo uma economia de quase 50%.

Lista de convidados: isso nem sempre é o mais fácil, mas você economizará muito com alimentação e bebidas. Ter um espaço menor também significa menos decoração. Pense nisso: se cortar 10 pessoas da sua lista de convidados e sua estimativa é de R$ 100,00 por pessoa, você economiza imediatamente R$ 1.000,00.

Escolha um local com tudo incluído: um casamento em casa ou em sua chácara poderá sair mais caro do que parece. Você precisará alugar tudo, desde tendas, mobiliários e até banheiros portáteis, o que custa muito mais do que um local tradicional. Muitos espaços de eventos oferecem pacotes com tudo incluso (espaço, decoração, iluminação, som, alimentação e até fotos) por um preço muito bom, e você não precisará se preocupar com nada.

Se casar e festejar em um único lugar: se puder fazer a cerimônia em qualquer lugar, opte por um espaço para fazer a cerimônia e a recepção no mesmo local. Não só economizará com taxas, mas também reduzirá os custos com decoração.

recepção casamento food truck

Saladas: se você mesma providenciar a alimentação da festa, coloque grandes tigelas de saladas coloridas com vegetais e frutas. É super barato trabalhar com folhagens e dá para deixar com uma aparência refinada. E salada enche barriga!

Canapés: só porque está sem orçamento não significa que precisa mostrar isso. Por exemplo, pode servir coquetéis mais refinados pensando que servirá um por pessoa, como usar camarão, palmito, champignon e outros alimentos mais refinados. Sai mais barato usar na entrada do que colocar tudo isso em um prato.

No inverno sirva mini xícaras de sopa que são fáceis de fazer e agrada a todos.

Queijos: queijo não é algo tão baratoMuitas vezes é o item menos popular no coquetel do casamento, porque a maioria dos convidados já viu isso em outros eventos. Ninguém vai sentir falta se não colocar.

Jantar: ninguém vai precisar de um banquete com cinco pratos depois dos canapés. Se ofereceu saladas no coquetel, pode diminuir a quantidade de pratos do jantar. Outra opção é servir pratos com estilo familiar, como carne de panela, macarrão a bolonhesa e outros.

Bar: em vez de um bar completo, sirva cerveja e vinho com um ou dois cocktails. Também pode pular o champanhe para o brinde. Os convidados podem fazer isso com as bebidas que têm na mão.

Pense em tudo com carinho e divirta-se enquanto planeja sua festa! Afinal, será um dos dias mais importantes e felizes de sua vida! Boa sorte!

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay