Gastronomia Vídeos

Menus econômicos para casamento – Coquetel, Finger Food e Brunch

Independentemente do estilo da sua festa de casamento, o menu é um fator MUITO importante. Isso porque a festa pode ser maravilhosa, mas se a comida e a bebida não forem, é exatamente disso que seus convidados se lembrarão depois! E aí, já viu as fofocas né….

Antes de escolher o tipo de serviço, esteja certa de que a empresa que contratou possui qualidade e responsabilidade com seus clientes. Uma boa indicação é sempre bom! O ideal é contratar os serviços de uma empresa que você já tenha tido a oportunidade de ver em ação; ou indicado por alguém de confiança.

Neste vídeo conto melhor sobre os tipos de serviços mais econômicos, sem que pareçam que baratos!

Coquetel

O coquetel é composto somente por salgados, canapés e mesa de doces.

Para garantir que ninguém vai ficar com fome, o ideal é servir o coquetel em que o horário do evento não seja durante o jantar ou almoço, quando os convidados normalmente vão para comer. Casamentos durante a tarde, ás 15h por exemplo, com a recepção terminando antes das 19 h seria um desses casos.

Dica: se sua festa será durante o jantar, com DJ, e seu orçamento só permite o coquetel, inclua uma menção no convite para deixar a situação clara: “Junte-se a nós após a cerimônia para coquetéis, canapés, e dança no Espaço X”

Cheese Balls
Salgados servidos em coquetel.

Finger Food – Comidinhas

O Finger Food pode ser um substituto do almoço e jantar. Nele temos mini porções de pratos como: risotos, massas, lanches, canapés, etc. Esses pratos irão sustentar o convidado, sem preocupação, principalmente se houve grande variedade de opções.

Na mesma linha, você pode incluir ilhas gastronômicas com temas variados!

mini hamburguer
Mini sanduíches já fazem parte do Finger Food.
Sweet Heat Molasses Meatballs | This recipe was inspired by a Top Chef episode that began with a horrifying cow challenge. #DIYReady www.diyready.com
Almôndegas!
finger food casamento
O Finger Food não precisa ser servido por garçons!
Sushi - fantastic wedding food station idea
A ilha gastronômica de sushi! Pode ser usada para complementar um cardápio de massas, por exemplo.
pizza casamento
Ilha gastronômica de pizzas! Que delícia, hein!
Brunch (pequeno almoço)

O Brunch originalmente é uma refeição de origem britânica, sendo o café da manhã servido junto com o almoço. Normalmente é servido em domingos e feriados, quando as famílias se reúnem e acordam tarde, entre ás 10 e 14 horas.

O cardápio é super variado e pode ter ovos mexidos, bacon, waffles, cereais, salada de frutas, mini sanduíches, sanduíches de metro, saladas de folhas, panquecas com geleia, tortas doces e salgadas, quiches, carnes frias, pães, biscoitos, bolos, suco de frutas, chá, café, etc. Perfeito para casamentos intimistas! E ainda servem para os casos em que os noivos não desejam incluir bebidas alcoólicas.

Wedding brunch ideas…perfect for a Sunday morning ceremony | Design Indulgences

Brunch casamento
Mini lanches, tortas, frutas e sucos….

A vantagem aqui não é só a economia financeira, mas a maneira divertida de criar uma recepção diferente, elegante e aconchegante, perfeita para mini weddings.

Ao invés de um jantar comum, com todos os convidados sentados, imagine um Brunch onde as pessoas podem comer a vontade e sem frescura.

Na Europa há casamentos comemorados no estilo Brunch e champanhe e, em seguida, os recém casados ​​saem para a lua de mel!

rustic buffet table
Se inspire no estilo Brunch para montar uma mesa com frios, azeitonas, canapés e vinhos para um casamento a noite.
Crepes casamento
Você pode servir crepes, onde cada convidado escolhe o seu recheio.
Iogurte e frutas
Copinhos de iogurte, frutas e granola podem compor o Brunch.

Nessas três opções de serviço você vai economizar dinheiro por vários motivos:

  • Vai criar um casamento elegante sem demonstrar “economia” – vai parecer moderno e não comida barata!
  • Os convidados comem menos nos horários entre as refeições principais;
  • Consomem menos álcool – normalmente é servido espumante nessas refeições;
  • Dá até pra fazer sozinha – você ou familiares podem preparar os pratos; ou ainda encomendar tudo numa padaria, por exemplo.
  • Exceto no coquetel, a necessidade de garçons é reduzida ou nula, já que eles só precisarão repor os pratos.

O churrasco não foi incluído aqui por dois motivos básicos! Primeiro, porque carne é uma opção cara; não seria uma boa dica para festas grandes. E, em segundo lugar, porque este tipo de comida pode ser encaixado no sistema de ilhas gastronômicas (ilha com espetinhos e molhos para churrasco, por exemplo).

Gostou deste post? Então, comente com a gente! O Salve a Noiva é o lugar ideal para compartilhar os problemas e as soluções de noivas e noivos neste fase de festa de casamento! 

 

4 comentários

Cliquei aqui para postar um comentário

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!