fbpx
mesa de frios festa de casamento
Gastronomia

9 dúvidas comuns sobre mesa de frios em casamentos

Você pensa em ter uma mesa de frios no seu casamento? Tire suas principais dúvidas sobre esse assunto e descubra se ela é ideal para você!

Ter mesa de frios em eventos é um costume brasileiro que resiste ao tempo. Também, pudera: ela é tão versátil que consegue se adaptar aos mais diferentes estilos de casamento!

No entanto, tê-la ou não em uma festa pode se tornar uma fonte de dúvidas. Para ajudá-lo nessa decisão, respondi às principais perguntas sobre o tema. Confira!

1. A mesa de frios é indicada para quais tipos de casamento?

O objetivo da mesa de frios é deixar o roteiro de qualquer evento mais leve. Portanto, ela é indicada para toda festa de casamento que não se preocupe em soar extremamente formal!

Em uma festa pequena, a mesa de frios e as bebidas podem compor o coquetel. Já em um casamento maior, elas podem aplacar a fome dos convidados e evitar que eles saiam de barriga vazia.

2. Pode ser usada como entrada?

Na verdade, a mesa de frios é uma alternativa bem comum à entrada tradicional! Provavelmente, vários fornecedores da sua cidade oferecem essa possibilidade em suas cartelas de serviços.

Mais uma vez, a preocupação é garantir que os convidados fiquem confortáveis. Em vez de esperar alguém passar com as entradas, eles mesmos podem se servir na medida em que sentirem fome.

Uma alternativa é deixar uma tábua de frios em cada mesa dos convidados, uma opção prática em eventos que terão um prato principal, como uma massa.

mesa de frios festa de casamento

3. O que colocar?

Essa escolha depende totalmente do gosto dos noivos e da quantidade de comida que será servida ao longo da festa. Confira algumas opções que costumam fazer sucesso:

Frios

  • Presunto
  • Salame
  • Mortadela
  • Lombinho
  • Carpaccio
  • Pastrami
  • Blanquete

Queijos

  • Gorgonzola
  • Parmesão
  • Provolone
  • Brie
  • Roquefort
  • Gouda
  • Cheddar

Acompanhamentos

  • Pão
  • Azeitona
  • Palmito
  • Patê
  • Ovo de codorna
  • Molhos
  • Saladas
  • Salgadinhos

mesa de frios festa de casamento

mesa de frios festa de casamento

4. Onde comprar os frios?

Bem, isso depende de quem está à frente da organização do seu casamento! Noivas que preferem fazer tudo sozinhas podem encomendar frios em padarias, delicatessens e supermercados nos quais confiem.

Já as que contam com o apoio de um cerimonial podem deixar essa missão nas mãos desses profissionais. Eles conhecem os melhores fornecedores da região e podem fazer boas indicações.

5. É barata de fazer?

A resposta para essa pergunta depende de uma verdadeira série de fatores! Para casais que pensam em deixar o buffet completo de lado, a mesa de frios pode ser uma opção bem em conta, sim.

Estilo de festa, número de convidados e gostos pessoais determinam o valor. Caso um desses fatores seja impossível de contornar para deixar a sua mesa de frios mais barata, escolha ingredientes simples que sejam de marcas boas.

6. Como montar?

A apresentação da mesa de frios deve valorizar a decoração do casamento. Porém, o primeiro critério de organização é separar os alimentos por afinidade (queijos todos juntos, por exemplo).

Quem quiser reunir diferentes opções em um mesmo recipiente, pode seguir um critério de cores para a arrumação: os mais escuros no centro e os mais claros nas extremidades.

Por fim, é preciso estudar a inclusão de alguns elementos que façam alusão à decoração do restante da festa. Só tome cuidado para que eles não caiam nas travessas ou atrapalhem os convidados!

mesa de frios individual festa de casamento
Tábua de frios para cada mesa dos convidados

7. É preciso alugar peças?

A resposta a essa pergunta depende das características da festa de casamento. Noivas que querem fazer uma recepção em casa e cuidar de tudo sozinhas talvez possam usar suas próprias louças ou pedir emprestadas.

Para quem pretende fazer uma festa grande por conta própria, a dica é alugar peças com empresas especializadas em itens para eventos. Por fim, aquelas que contrataram um cerimonialista podem deixar isso nas mãos do profissional.

Além das travessas para apresentar os alimentos, você precisará de itens como pratos, talheres e guardanapos. Dependendo do nível de formalidade, também dá para oferecer palitinhos.

8. É possível preparar tudo com antecedência?

Várias comidinhas que compõem a mesa de frios estragam com facilidade. Então, não é possível deixá-la totalmente pronta com muita antecedência, especialmente se a festa acontecer em um dia quente.

Mais uma vez, a figura do cerimonialista se apresenta como indispensável. Noivas que têm o apoio desse profissional não precisam se preocupar com a montagem e podem aproveitar seu dia sem maiores preocupações.

9. Quais profissionais contratar?

Outro objetivo da mesa de frios é permitir que os convidados se sirvam sozinhos. Basicamente, isso significa que você não precisa contratar garçons para tomar conta dela!

Por outro lado, é preciso deixar alguém responsável por fazer as reposições. Esse profissional pode fazer parte da equipe da empresa responsável pelos frios ou ser contratado à parte.

 

Conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre mesa de frios para casamentos? Se ainda tiver alguma questão, escreva para mim nos comentários. Até a próxima!

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay