fbpx
fazer seu bolo de casamento, mini wedding
Gastronomia

Vale a pena fazer seu bolo de casamento? Saiba os riscos e vantagens!

Pode ser que para economizar você já tenha pensado nisso, fazer seu próprio bolo de casamento. Neste post vou te mostrar como você deve se organizar para fazê-lo e decidir se essa é a melhor opção para você.

Pode parecer simples a tarefa de fazer um naked cake, por exemplo. Porém, para fazer um bom bolo de casamento, você precisa de técnicas e tempo para se dedicar a isso. Para ajudá-la a tomar essa difícil decisão, se você deve fazer seu bolo de casamento, vamos te mostrar os passos essenciais!

Pra inicio de conversa, um conselho básico! Se você nunca fez, é melhor só arriscar se for um mini wedding.

1. Seja realista.

Você gosta de fazer bolos? Sempre fez para os aniversários da família? Seus bolos ficam realmente bons? Estas são algumas perguntinhas que você precisa responder antes de começar a preparar seu próprio bolo de casamento.

Pense que um bolo de casamento é obviamente bem maior que os tradicionais, e que, portanto, ele demanda uma boa batedeira, uma geladeira e freezer com espaço adequado para guardá-lo, além de recheios e coberturas específicos, um suporte para bolo, um suporte interno para bolo em camadas, espátula, saco de confeiteiro, entre outras coisas.

Se optar por fazê-lo, faça por ser algo que você realmente gosta de fazer, não apenas para economizar dinheiro ou impressionar seus convidados, elencando todas as coisas maravilhosas que você conseguiu fazer sozinha, no estilo DIY. Não vale a pena se arriscar a passar estresse e aborrecimento! Você pode economizar em outras partes da festa.

O bolo não é o item mais importante do casamento. Mas pense que se estiver muito estressada nos dias anteriores a festa, isso pode influenciar na hora de preparar a massa. E você não vai querer servir um bolo ruim ou cru no meio para seus convidados.

2. Simplifique.

Reinventar a roda ás vésperas do casamento não é uma boa ideia. Não pense que pelo fato de ser seu casamento, seja necessário criar algo requintado; este não é o momento de experimentar. Use uma receita testada e que você sabe que pode assar e decorar com facilidade. Hoje o uso de bolos rústicos e pouco decorados é normal, e muitas vezes ficam mais bonitos que os cheios de decoração.

3. Controle seu tempo.

Quanto mais preparações conseguir adiantar, melhor. Não deixe para comprar os ingredientes na semana do casamento e não compre a quantidade exata, assim você garante uma margem de segurança caso dê alguma coisa errada.

Como garantia, asse duas massas de bolo diferentes e veja qual fica melhor congelada. Por isso, é bom fazer antes, meses antes. Assim quando for preparar seu bolo e recheios oficialmente estará certa de que tudo correu bem.

4. Como congelar massa e recheios.

Massas e recheios podem ser congelados por até 6 meses no freezer e no congelador da geladeira por até 3 meses. Essas dicas de congelamento vem do site Escola de bolo, olha só:

Massas: aguarde o bolo esfriar completamente, desenforme sobre uma base coberta com plástico filme, deixando que o plástico fique maior do que o bolo – se necessário coloque vários pedaços. Retire o papel manteiga (se tiver) e embale muitíssimo bem, com várias camadas, certificando-se que não tem nenhuma parte da massa exposta, para evitar ressecamento.

Passe uma camada de papel alumínio e coloque em saco plástico para alimentos, fechando muito bem e retirando o ar. Etiquete com o sabor e data e leve ao freezer.

Caso vá congelar vários bolos e tenha que sobrepô-los no freezer, primeiro congele individualmente e depois coloque uma base de papelão entre um e outro para empilhar e proteger.

Recheios: Para congelar recheios, coloque em embalagem de plástico ou vidro, deixando apenas 1 cm de espaço até a borda. Utilize recipientes que fechem hermeticamente. A maioria dos recheios NÃO deve ser congelada, como brigadeiros, mousses e merengues. Já geleias, ganaches e caldas podem ser congeladas sem problemas.

 

fazer seu bolo de casamento - bolo 2 andares com flroes

5. Quantidade

Se for bolo com champanhe, deverá ter para todos os convidados, fatias de 150g. Para casamentos com almoço ou jantar e mesa de doces, calcule para 60% dos convidados, fatias de 80 a 100g. Para você ter uma ideia:

  • forma de 40 cm rende até 120 fatias;
  • forma de 30 cm até 56 fatias;
  • forma de 20 cm até 25 fatias;
  • forma de 10 cm até 10 fatias.

As quantidades variam pelo formato da forma, quadrada ou redonda, e o tamanho da fatia.

6. Peça ajuda.

Pense se você não tem um amigo ou uma tia que adorariam te ajudar. Esta pessoa pode dar dicas, ajudar a manter tudo organizado e ir lavando a louça. Pode também ajudar a decorar o bolo ou mesmo emprestar uma cozinha mais equipada pra você fazer seu bolo.

7. Separe um dia para isso.

Reserve um dia inteiro para fazer seu bolo. Sim, um dia inteiro, sem compromissos do casamento ou outros eventos. Este é o tipo de coisa que precisa de concentração. Na tarefa de fazer a massa e recheios, pode ser que algo saia errado e você mude a receita, e para dar certo precisa anotar, ler. E para a decoração é pior!Você não pode fazer isso com pressa, precisa ser delicada e cuidadosa,  senão não ficará bem.

bolo drip cake casamento

8. Pense no transporte.

Antes de montar seu bolo pense na logística. Como pretende levá-lo á festa? Pronto ou em partes, como bolos separados (se for em camadas)? Aonde vai apoiar esse bolo para colocar no carro, numa tábua ou em caixas de isopor? Quem vai fazer isso?

O bolo naked cake, por exemplo, deve ser transportado com tudo separado. No local você monta e decora.

Todas estas questões precisam ser pensadas e ficam mais difíceis de acordo com tamanho do bolo. Se for pequeno dá para levar no colo, sem problemas. Para facilitar sua vida, se o local da festa tiver estrutura e der para confiar, talvez seja melhor deixá-lo no local da noite anterior e fazer a montagem depois.

9. Plano de backup.

Sabe como é né! Quando tudo precisa dar certo, ás vezes é justamente quando acontecem imprevistos. Por isso, tenha um plano B! O freezer pode quebrar, a luz pode acabar, o bolo pode cair no chão e outros probleminhas mais impossíveis de serem previstos.

Uma saída de plano B é verificar se alguma padaria próxima faz super bolos de última hora e manter o contato consigo. Vale até cupcakes, que podem ser servidos no lugar do bolo, ou até alguns tipos de tortas doces. Se alguém perguntar responda que foi pra ser diferente e pronto. Fica tudo certo!

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay