Impressos

Endereçamento e caligrafia para convites de casamento

Há diversas dúvidas sobre o endereçamento ou a forma de escrever em convites de casamento. Acredite, é mais simples do que imagina! Mais simples até que a própria caligrafia do envelope.

O convite é a primeira impressão que as pessoas têm de sua festa de casamento. Mesmo sendo um evento tradicional, hoje não existe a obrigatoriedade de escrever formalmente os nomes dos convidados nos convites. Você até pode brincar com envelopes coloridos e letras mais vivas, como das fotos abaixo!

Usar a informalidade ajuda a deixar o convite mais personalizado e carinhoso. Pode até escrever o apelido do amigo junto ao nome, colocar Vovô João e Vovó Alice, Tio Carlos e assim por diante.

A primeira coisa a ser feita após a lista de convidados estar pronta não é descobrir como endereçar os convites, e sim descobrir o nome completo de seus convidados. Isso dá um pouco de trabalho, mas é necessário, principalmente em eventos formais. E se não souber, pergunte!

 

Veja as instruções!

Apenas o casal:

O nome do homem vem sempre antes ao da mulher.

Sr. e Sra. Marco Bianco

Sr. Marco Bianco e esposa

Casal Homoafetivo:

Por educação o ideal é agir com naturalidade e usar o endereçamento como de um casal comum.

Sr. Paulo Pereira e Sr. João Fonseca

Sra. Patricia Santos e esposa

Casal e filhos:

Quando os filhos são adultos e têm sua própria família ou não moram mais com os pais, você deve mandar convites separados. Um para cada casa.

Sr. Marco Bianco e família

Marco Bianco e família (informal)

Lembrando que o “família” significa que você está convidando todos que residem na casa: crianças, adolescentes, a avó que mora junto e até mesmo as namoradas dos filhos..

Pessoas que moram juntas, mas o sobrenome é diferente:

Sr. Marco Bianco e Sra. Aline Rodrigues

Sr. e Sra. Marco Bianco

Marco e Aline (informal)

Namorados que não moram juntos:

Se tem amizade com o casal, o ideal é entregar um convite para cada, pois corre o risco deles terminarem o namoro semanas antes do casamento (a gente não deseja, mas acontece…).  Se confiar e não julgar necessário, pode enviar um só.  Reflita neste item, por exemplo, que caso você conheça somente a amiga, talvez não tenha motivo pra incluir o nome do namorado…

Sr. Marco Bianco e Srta. Aline Rodrigues

Marco Bianco e Aline Rodrigues (informal)

Amigos:

Este é o mais simples e, no convite informal, permite um tratamento carinhoso.

Sr. Marco Bianco

Marco Bianco

Ao amigo Marco Bianco

À querida (amiga) Aline Rodrigues

Padrinhos:

Em alguns casamentos os padrinhos recebem um convite especial, que seria um convite junto com um presente. Não é obrigatório. O endereçamento deles segue as mesmas regras acima.

 

Caligrafia

Depois de descobrir os nomes completos de seus convidados, siga as instruções e passe para a ação! Existem duas opções: você mesma pode escrever os nomes nos envelopes ou, ainda, contratar um serviço de caligrafia.

Quando contrata este serviço, você tem a opção de escolher dezenas de fontes diferentes, deixando o convite mais especial. As vantagens, além da letra perfeita e a grafia linda, é economizar um bom tempo e evitar estresse com erros.

Existem pessoas que escrevem com penas e trabalhos digitalizados, mas se vai pagar, prefira a escrita à mão, que tem mais emoção envolvida. Os valores são cobrados por envelope, e podem variar de R$ 1,00 a R$ 5,00.

 

Vamos as verdades!

Poucas pessoas conhecem as regras de endereçamento. Por mais que sua lista seja contada e você está convidando apenas o casal, as pessoas não sabem ou não respeitam, e levam filhos que não moram mais com eles ou as namoradas dos filhos.

No quesito convidados, casamento é algo complicado. Além de todo o estresse para montar a lista, na hora de receber a confirmação você começa a perceber que o número de pessoas por família está acima do que contém em sua lista.

Pode ser que esses “extras” ajudem, ocupando o espaço de quem não vai; mas também pode estourar o número de convidados e você ter que aumentar a quantidade de mesas e buffet.

Caligrafia

Château du Papier

Valéria Serejo

Andréa Branco

FG Convites

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!